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Três finalistas decidem o título da Copa Truck em Curitiba
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Etapa final da temporada 2021 acontece na capital paranaense. Largada acontece às 11h10 e terá transmissão ao vivo de Band, canais SporTV e YouTube.

O Autódromo Internacional de Curitiba recebe neste final de semana a definição do título de 2021 da Copa Truck. A disputa está entre três pilotos e duas marcas: a Mercedes-Benz com o líder André Marques (227 pontos) e o vice-líder Wellington Cirino (213), e a Iveco com Felipe Giaffone (209 pontos). A largada acontece às 11h10 deste domingo (5) e as duas corridas serão transmitidas ao vivo neste domingo (5) por Band, canais SporTV e o canal oficial da Copa Truck no YouTube.

O líder André Marques é o que alimenta maiores chances. Na liderança com 227 pontos, o paulista da AM Motorsport venceu seis corridas na temporada, conquistou duas pole positions e liderou 69 voltas durante o ano. A seu favor, o fato de ter vencido as duas corridas da sétima etapa, há dois meses também em Curitiba.

Seu companheiro de equipe, o experiente Wellington Cirino, venceu uma corrida, fez duas poles e liderou 50 voltas. Ele soma 213 pontos. Já Felipe Giaffone, terceiro colocado, é o último da tabela que possui chances matemáticas de título, dependendo de outras combinações de resultado. Com 209 pontos, ele venceu duas provas e liderou 21 voltas.

O fato é que a pista de Curitiba sempre proporciona boas disputas entre os caminhões da Copa Truck e com pontos exigentes de frenagem, especialmente nas curvas 1 e 3. Na primeira, a frenagem acontece a 200 metros do final da longa reta de quase um quilômetro, onde os brutos chegam a 170 km/h (logo após a retomada de aceleração do radar obrigatório de 160 km/h) e reduzem para contornar a curva 1 a 75 km/h.

Ao final da reta oposta, os pilotos reduzem a velocidade em 95 km/h, fazendo os trucks baixarem de 180 km/h para 85 km/h e apenas cinco segundos percorrendo uma distância de meros 180 metros com o pé no freio.

A nona e última etapa da temporada acontece em um dos circuitos mais icônicos do país, e que recebe seu último evento de automobilismo. O autódromo será fechado em 2022 e dará lugar a um empreendimento imobiliário.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

O que dizem os pilotos finalistas ao título

André Marques, AM Motorsport, Mercedes-Benz #77

1º colocado | 227 pontos | 6 vitórias | 2 poles | 69 voltas na liderança
"Venho vivendo um verdadeiro sonho. Tem sido um ano sensacional. Até agora foram seis vitórias, a liderança do campeonato... Ainda assim, nada está ganho. O chão vai tremer em Curitiba e conto com o apoio de toda a torcida".

Wellington Cirino, AM Motorsport, Mercedes-Benz #6

2º colocado | 209 pontos | 1 vitória | 2 poles | 50 voltas na liderança
"Acho que a minha melhor temporada na Copa Truck. Bons resultados, consistência, só uma quebra até hoje. A regularidade foi muito importante. O campeonato é muito disputado, o regulamento cada vez mais equilibrado entre as marcas, o que gera muitas disputas. Vamos trabalhar muito pela equipe. Tanto o André quanto eu estamos focados no melhor para a equipe. O André tem um pouco mais de chance que eu, mas corrida é corrida e vamos fazer o nosso melhor".

Felipe Giaffone, Usual Racing, Iveco #4

3º colocado | 213 pontos | 2 vitórias | 2 poles | 21 voltas na liderança
"Minhas chances são menores, mas existem. Para mim é all in, porque não tenho absolutamente nada a perder. Vamos trabalhar duro no acerto do caminhão, usando o que aprendemos na etapa anterior de Curitiba, e vamos para cima".

A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE

"O autódromo de Curitiba é uma pista que traz uma longa reta onde os pilotos podem alcançar 170km/h após o radar e antes da frenagem da primeira curva, para a qual a redução tem de ser muito forte para fazer o contorno à direita a cerca de 75 km/h. Logo em seguida, sem dar muito refresco aos freios, as curvas da Junção e Pinheirinho aumentarão ainda mais a temperatura nas pastilhas e discos, podendo chegar aos 800ºC ao longo da corrida. São três curvas com freadas extremamente exigentes; no entanto, as pastilhas da Fras-le serão grandes aliadas dos pilotos para garantir a máxima performance e ótima integridade do sistema de freios até o fim da corrida".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

9 ª Etapa – Copa Truck 2021 - FINAL
PINHAIS (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 8 (6 à direita e 2 à esquerda)

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado, mas com aumento de nuvens pela manhã e previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 14ºC e máxima de 20ºC.
Pole position em 2021*: Beto Monteiro (Volkswagen), 1min42s924 e 1min42s817
Vencedores em 2021*: Beto Monteiro (Volkswagen) e André Marques (Mercedes)
*Curitiba recebeu as etapas de número 6 e 7 nos dias 4 e 5 de setembro.

Programação da etapa:

Sexta-feira, 3 de dezembro
12h00 – Treino Livre 1 (50 min)
14h45 – Treino Livre 2 (50 min)

Sábado, 4 de dezembro
10h00 – Treino Livre 3 (50 min)
13h00 – Classificação (60 min)

Domingo, 5 de dezembro
07h50 – Warm Up (10 min)
11h08 – Corrida 1 (25 min)
11h43 – Corrida 2 (20 min)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Tarumã: André Marques (Mercedes) e Regis Boessio (Volvo)
Curitiba: Beto Monteiro (Volkswagen) em ambas
Curitiba: André Marques (Mercedes) em ambas
Potenza: Felipe Giaffone (Iveco) e Danilo Dirani (Mercedes)

Campeonatos

Classificação Geral Copa Truck (Top-10)
1. André Marques - 227 pontos
2. Wellington Cirino - 213 (-14)
3. Felipe Giaffone - 209 (-18)
4. Paulo Salustiano - 182 (-45)
5. Beto Monteiro - 166 (-61)
6. Adalberto Jardim - 144 (-83)
7. Luiz Lopes - 133 (-94)
8. Jaidson Zini - 128 (-99)
9. Danilo Dirani - 119 (-108)
10. Roberval Andrade - 119 (-108)

Classificação Geral Super Truck (Top-10)*
1. Felipe Tozzo - 218 pontos
2. José Augusto Dias - 209 (-9)
3. Giuliano Losacco - 203 (-15)
4. Danilo Alamini - 173 (-45)
5. Glauco Barros - 162 (-56)
6. Daniel Kelemen - 157 (-61)
7. Djalma Pivetta - 152 (-66)
8. Evandro Camargo - 151 (-67)
9. Fábio Fogaça - 134 (-84)
10. Ricardo Alvarez - 112 (-106)

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

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