Motor On Line
Notícias-

Stock Car: primeiro dia de atividades em Goiânia é marcado pelo calor
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Diego Nunes liderou o único treino livre desta sexta-feira (17); temperatura ambiente chegou aos 35ºC.

O calor é o principal fator de preocupação para pilotos e equipes neste final de semana de duas etapas da Stock Car em Goiânia (GO). A oitava etapa acontece neste sábado (18) no circuito misto de 3.835 metros, enquanto no domingo (19) a nona etapa será disputada no circuito oval de 2.695 metros.

A sexta-feira foi dia de um único treino livre, no traçado tradicional de 12 curvas e o mais rápido foi Diego Nunes, da Blau Motorsport, com 1min27s446, 103 milésimos de segundo mais rápido que o argentino Matías Rossi, da Full Time Sports. Julio Campos, da Lubrax Podium, foi o terceiro colocado com Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, e Allam Khodair, também da Blau, fechando os cinco mais velozes do treino.

Em um dia no qual as temperaturas chegaram a 35ºC, no asfalto a aferição chegou a 38ºC no momento da sessão, situação na qual vários itens do carro sofrem com o calor e necessitam ainda mais de resfriamento: pastilhas e discos de freio, motor, câmbio, pneus, combustível... E também o piloto, já que dentro do cockpit as temperaturas podem chegar aos 60ºC.

No fim de semana, Band e SporTV transmitem as quatro corridas: no sábado (18), o SporTV transmite a classificação ao vivo às 10h30 e inicia a transmissão das provas às 13h10 enquanto a Band começa às 13h30. A largada da primeira corrida acontece às 13h40. No domingo (19), o canal por assinatura mostra ao vivo a classificação às 10 horas e retorna para as corridas a partir das 12h40, enquanto a Band inicia a transmissão da nona etapa às 13 horas - a largada acontece às 13h10. O canal oficial da Stock Car no YouTube transmite também ao vivo a classificação e as corridas nos dois dias, junto do MotorsportTV e do canal AutoVídeos no YouTube e Twitch.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Foi um ótimo começo, que serviu para testar algumas mudanças que fizemos desde a disputa da última etapa. Goiânia é uma pista onde a Blau costuma ter bons resultados. Mas temos que ter cautela, pois está muito quente este final de semana e essa alta temperatura promete exigir bastante do nosso equipamento".
(Diego Nunes, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #70)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"O traçado tradicional de Goiânia já é desafiador por ser um dos que mais exigem dos freios. Temperatura é um fator que interfere muito na eficiência do conjunto, especialmente por se tratar de um circuito rápido. Com o circuito do anel externo este desafio fica ainda maior. São duas grandes retas, com velocidades finais maiores e frenagens mais intensas, que acabam exigindo ainda mais do sistema. No traçado externo os carros tendem a andar mais próximos uns dos outros nas corridas, o que interfere na refrigeração do freio; isso se torna um desafio não só no conjunto dos freios, mas também para motor e câmbio, que são levados ao extremo pelas altas temperaturas. Goiânia é um circuito que proporciona as situações mais extremas, que mais colocam à prova o sistema de freios: materiais de fricção, discos e pastilhas".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado do 1º Treino Livre
(Circuito misto, 3.835 metros)

1 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.446
2 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:27.549 a 0.103
3 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:27.649 a 0.203
4 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:27.719 a 0.273
5 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.721 a 0.275
6 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:27.753 a 0.307
7 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.760 a 0.314
8 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:27.807 a 0.361
9 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:27.862 a 0.416
10 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:27.883 a 0.437
11 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:27.913 a 0.467
12 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:27.959 a 0.513
13 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:27.975 a 0.529
14 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:27.981 a 0.535
15 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:28.016 a 0.570
16 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:28.054 a 0.608
17 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:28.108 a 0.662
18 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:28.116 a 0.670
19 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla), 1:28.121 a 0.675
20 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:28.157 a 0.711
21 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.184 a 0.738
22 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:28.218 a 0.772
23 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.222 a 0.776
24 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.248 a 0.802
25 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:28.298 a 0.852
26 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:28.340 a 0.894
27 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:28.353 a 0.907
28 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:28.378 a 0.932
29 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:28.707 a 1.261
30 Raphael Teixeira (RKL Competições/Cruze), 1:29.162 a 1.716
31 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:30.418 a 2.972

Programação em Goiânia

Sábado, 18 de setembro
(Circuito Misto: 3.835 metros)
10h15: Warmup
11h00: Classificação
13h40: Corrida 1
14h20: Corrida 2

Domingo, 19 de setembro
(Circuito Externo: 2.695 metros)
8h00: Treino Livre
10h30: Classificação
13h10: Corrida 1
13h50: Corrida 2

Horários das transmissões de TV

Sábado, 18/09
● SporTV e mídias Stock Car
10h30 – Treino classificatório
13h10 – Corrida 8ª etapa
● Band
13h30 – Corrida 8ª etapa

Domingo, 19/09
● SporTV e mídias Stock Car
10h00 – Treino classificatório
12h40 – Corrida 9ª etapa
● Band
13h00 – Corrida 9ª etapa

8ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021

Goiânia (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Misto
Extensão: 3.835 metros
Sentido: horário
Curvas: 12 (7 à direita e 5 à esquerda)

9ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021

Goiânia (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Circuito Externo
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Tempo ensolarado. Mínima de 19ºC e Máxima de 36ºC; previsão do tempo não aponta possibilidade de chuvas nos horários correspondentes à programação de pista
Vencedores em 2021: Daniel Serra e Ricardo Maurício
*Goiânia recebeu a primeira etapa da temporada 2021

Classificação do campeonato (Top-10)*

1º - Daniel Serra – 239 pontos
2º - Gabriel Casagrande – 230
3º - Cesar Ramos – 169
4º - Ricardo Zonta – 167
5º - Rubens Barrichello – 160
6º - Átila Abreu – 158
7º - Bruno Baptista – 155
8º - Thiago Camilo – 148
9º - Ricardo Maurício – 140
10º - Denis Navarro – 140

*Pontuação extra-oficial atualizada contando com a recuperação dos pontos pela vitória e do sexto lugar obtidos pelo piloto Rafael Suzuki (Full Time Bassani) em Curitiba (PR) no último dia 8 de agosto. Suzuki sobe de 17º para 12º na classificação geral com 134 pontos.

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu

Calendário Stock Car Pro Series

Data / Etapa / Local
25/04 – 1ª etapa – Goiânia
16/05 – 2ª etapa – Interlagos
20/06 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
11/07 – 5ª etapa – Cascavel
01/08 – 6ª etapa – Curitiba
08/08 – 7ª etapa – Curitiba
19/09 – 8ª e 9ª etapas - Goiânia
24/10 – 10ª etapa – Velocitta
21/11 – 11ª etapa – Santa Cruz do Sul
12/12 – 12ª etapa – Brasília

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

>Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial