Motor On Line
Notícias-

Rally: M. Baumgart / Cincea vencem com companheiros no top-3 Sert§es
Reportagem: Cleber Bernuci / Caio Scafuro
Foto: Victor EleutÚrio
P1 Media Relations
Toyotas Hilux IMA garantem dobradinha com Marcos / Kleber e Cristian / Beco.

Quem acompanhou o Sertões 2020 teve a chance de ver um dos mais disputados ralis dos últimos tempos. As duplas da X Rally Team, a bordo dos Toyotas Hilux IMA, começaram a especial deste sábado (7) com uma diferença de 1min26s entre elas. Em vantagem, Marcos Baumgart e Kleber Cincea perseguiam o título inédito e sabiam que os companheiros vinham forte para tentar descontar o tempo. Cristian Baumgart e Beco Andreotti chegaram a reduzir essa diferença para apenas 14 segundos em uma das parciais dentro da especial de 223km, mas nas dunas dos Lençóis Maranhenses, Marcos e Kleber conseguiram recuperar e conquistaram o primeiro título na geral do maior rali das Américas. Sylvio de Barros e Rafael Capoani fecham o top-3 geral com o NWM/X Rally Ranger.

A organização do evento já divulgou uma prévia da edição 2021. No ano que vem a prova deve ser disputada em nove dias, entre os dias 13 e 21 de agosto, e cerca de 5 mil quilômetro, ainda ser percurso definido. A tendência é que seja feito o trajeto contrário, começando no Nordeste e chegando no Centro-Oeste ou no Sudeste.

Nesta edição, o Sertões não viu outra equipe na liderança além da X Rally Team. Cristian e Beco venceram o prólogo e a primeira etapa. Na segunda etapa Marcos e Kleber assumiram a liderança da competição e seguiram líderes até a chegada nos Lençóis Maranhenses. A equipe venceu todas as cinco especiais disputadas nesta edição (Cristian / Beco venceram uma, Marcos / Kleber venceram duas e Sylvio / Rafael venceram uma), que teve duas especiais canceladas.

"A ficha não caiu ainda, vai cair", disse Marcos logo depois de sair do carro. "Quando cair vai ser muito gratificante. Saber que foram anos de trabalho, dedicação e esforço... saber que se sonhar e querer, você consegue. Eu venho sonhando faz tempo e veio, nada é por acaso. Veio na hora certa e no melhor momento. Mais um título para a X Rally Team", comemorou o caçula dos irmãos Baumgart.

O navegador Kleber Cincea também se emocionou com o sonho realizado. "Essa é uma vitória da dedicação, da persistência, da resiliência. Tem muito trabalho envolvido nesse título, nada caiu no nosso colo", definiu Cincea na linha de chegada. "A gente trabalhou muito desejando esse dia de hoje. Eu só posso agradecer a essa equipe, a minha família, a todos os mecas... todo mundo. O Sertões é incrível".

Cristian Baumgart também comemorou a vitória do irmão. "O título deles foi merecido, estou muito feliz por eles. Foi muito legal ter essa dobradinha e o Sylvio e Rafael fechando o pódio. Eu não esperava outra coisa", disse o tricampeão do Sertões.

Sylvio de Barros foi mais um a terminar o Sertões com um grande sorriso no rosto. O piloto venceu a especial do dia e saiu realizado com um rali tão longo sem precisar sair do carro nenhuma vez. "Esse foi o Sertões mais limpo que eu fiz, o carro chegou aqui inteiro. Não tem um arranhão, não tive um furo de pneu... os BFGoodrich aguentaram tudo. Venci a especial hoje, o Lucas veio na cola, mas a gente deu tudo do carro", avaliou o piloto do carro #315.

Além de navegador tricampeão do Sertões, Beco Andreotti também é o chefe da equipe no dia a dia. "Isso aí é resultado de um trabalho intenso de uma paixão. Ver o Marcos e o Kleber vencerem é um sonho realizado, eu estava torcendo para eles, minha esposa estava torcendo para eles...", avaliou Beco. "Esse resultado de P1, P2 e P3, mostra o nosso profissionalismo, que somos uma equipe de ponta e não estamos aqui para brincar. Nós temos um time excelente, pessoas excelentes. Nós somos uma família e às vezes quem está de fora não entende, ou não acredita, mas o resultado está aí", completou.

No ano passado o navegador do carro #304 sofreu um acidente grave durante um rali no sul do país. "Eu aprendi muita coisa esse último ano. Foi um acidente grave, uma recuperação lenta, estamos trabalhando nisso ainda... os médicos falam em dois anos de recuperação e hoje eu estava aqui brigando pelo título. Eu estou muito feliz com tudo isso", desabafou Beco.

A disputa acirrada foi a marca de um Sertões que precisou se reinventar para poder acontecer nesse tempo de pandemia. Tradicionalmente disputado no inverno, na época de seca, neste ano a primavera fez florescer uma nova competição. Especiais canceladas por conta da chuva, caravana se deslocando para 'bolhas' e uma missão social ainda maior. O legado que o Sertões 2020 deixa é o mesmo que os campeões Marcos e Kleber carregaram até o topo do pódio: com vontade de vencer e acreditando nos objetivos, é possível realizar sonhos.

Resultado da quarta etapa do Sertões 2020 entre Bacabal (MA) e Barreirinhas (MA):

1. #315 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, 3h23min01
2. #301 Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, a 39s
3. #303 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, a 53s
4. #312 José Hélio/Lauro Sobreira, a 2min12s
5. #304 Cristian Baumgart/Beco Andreotti, a 3min51s

Resultado acumulado do Sertões após cinco etapas:

1. #303 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 20h08min08s
2. #304 Cristian Baumgart/Beco Andreotti, a 4min23s
3. #315 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, a 28min04s
4.. #301 Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, a 29min07s
5. #312 José Hélio/Lauro Sobreira, a 54min03s

Sobre a X Rally Team:

A equipe X Rally Team nasceu em 1999, criada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, movidos pelo desejo de competir no maior rali do país. O desejo foi concretizado com a inscrição de um veículo Troller na edição do Rally dos Sertões daquele ano, na qual terminou em terceiro lugar na categoria.

A profissionalização veio de maneira natural, e logo os irmãos Baumgart começaram a mostrar resultados. Os primeiros títulos começaram a aparecer já em 2002, 2003 e 2004, e em 2006 a equipe foi campeã da classe Protótipos no Rally dos Sertões.

O desejo por evolução e pelo título geral do mais difícil rali brasileiro moveu a equipe em novos desafios, e desde 2014 o X Rally Team alimenta uma parceria de sucesso com a Neil Woolridge Motorsport. A empresa sul-africana atua como construtora dos Ford Ranger V8 4x4 com o qual a equipe brasileira faturou os títulos do Sertões em 2016, 2017 e 2018 (com Cristian Baumgart e Beco Andreotti), e depois de iniciar a construção dos próprios protótipos, venceu também o de 2019.

A X Rally Team atende a diversos clientes nas categorias carros e UTV, possuindo veículos para locação e venda. Um destes carros foi o campeão do Sertões de 2019 - com Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio -, e é considerada uma das equipes mais profissionais, organizadas e preparadas do país. O time competiu no Dakar de 2019, no Peru, e terminou a competição entre os dez melhores UTVs com Marcos Baumgart e Kleber Cincea em sexto lugar e Cristian Baumgart/Beco Andreotti em nono.

O time possui duas das duplas mais longevas da história do rali mundial: Cristian e Beco competem juntos desde 2001, enquanto Marcos Baumgart e Kleber Cincea, bicampeões brasileiros de rali cross country, formam parceria desde 2006.

A X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, BFGoodrich, Motul e Sparco.

Notícias

Página inicial