Motor On Line
Notícias-

Rally: Trancos RS reuniu mais de 80 competidores em 2019
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Aline Ben da Costa
Comunicação 4x4
Competição de rally regularidade conta com UTVs, quadriciclos, motos, e carros 4x4 nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light, além do Passeio e da Adventure.

A tradicional Copa Trancos & Barrancos deu origem em 2019 ao campeonato de rally regularidade "Rally Trancos RS", que reuniu em sua primeira edição mais de 80 competidores ao longo do ano. O campeonato passou pelas cidades de Palmares do Sul e Jaquirana, até encerrar com uma grande final realizada em Passo Fundo. Ao longo do ano a competição promoveu disputas entre quadriciclos, motos, UTVs e carros 4x4 nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light, além de trilhas no Passeio 4x4 e na Trancos Adventure. A competição conta com o maior grid do Rio Grande do Sul e o que engloba a maior variedade de categorias.

A cidade de Passo Fundo promoveu uma festa emocionante e cheia de atrativos para a final do Rally Trancos RS em 2019. A programação aconteceu na sexta-feira e no sábado, dias 29 e 30 de novembro, com recepção na Estação Gastronômica Gare, largada em frente ao Prix Hotel e chegada no Gran Palazzo. Os competidores também puderam participar de um curso de navegação gratuito e foram convidados a visitar o Museu Nacional do Automobilismo. No total, 51 veículos participaram da prova, divididos nas categorias de carros 4x4 Graduado, Turismo, Turismo Light, "Amigos do Seu Nardi" e Passeio 4x4, além de Quadriciclos e UTVs. O diretor técnico, Alexandre Rech, montou um circuito com 135 quilômetros no total, sendo 90 de trecho cronometrado.

A programação em Passo Fundo contou com o apoio de empresas e entidades locais como a Associação Passofundense de Motocross (APM), Marr Sul, DSTRAC Performance 4×4, Pampa Jipe Clube e a Associação de Pilotos de Passo Fundo (APPF). O evento ainda homenageou o entusiasta do off-road no município, Sílvio Antônio Nardi, que morreu no dia 30 de agosto deste ano e era figura importante do Raid do Rio Grande do Sul e do Oeste Catarinense. Para homenageá-lo, foi montada a categoria "Amigos do Seu Nardi", que reuniu competidores de todos os níveis com qualquer carro 4x4.

Emoção na categoria "Amigos do Seu Nardi"

Era uma categoria especial e os competidores não tinham nenhum interesse nos campeões da temporada e tão pouco estavam contando pontos no ranking da classificação geral. A "Amigos do Seu Nardi" foi criada para homenagear um grande amante do rally em sua essência e reuniu muitos outros jipeiros com o mesmo sentimento em Passo Fundo. Na etapa final do Rally Trancos RS quem fez a festa mais emocionante não foram os campeões da temporada, mas sim amigos e familiares de Sílvio Antônio Nardi, que terminaram a prova como os grandes vitoriosos do dia. "Para mim foi muito emocionante ter o nome do meu pai vivo em uma categoria do rally dentro da nossa cidade. Foi ótimo rever os amigos, onde muitos foram participar pelos mesmos motivo que eu, para relembrar um pouco do rally e para prestar essa homenagem. Não tem como deixar de se emocionar revendo todos os amigos ali naquela confraternização, sabendo que se o meu pai estivesse aqui estaria presente no evento, foi muito especial", comenta o filho do homenageado, Sílvio Nardi.

Em uma disputa que reuniu sete carros com representantes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a categoria de homenagem foi vencida por uma dupla de Passo Fundo que levou a memória do homenageado para o alto do pódio. "Conheci o Sílvio Nardi mais ou menos há 35 anos quando começamos a nos reunir aos finais de semana para andar de jeep. Chamámos ele de 'Velho Nardi' de forma carinhosa. Era um amigo, um companheiro, um parceiro, para ele não tinha dia ruim. Era um homem de família, fazia questão de ter a companhia dos filhos e esposa, que até hoje estão se dedicando ao Pampa Jipe Club que foi criado por nós da velha guarda. Ele deixou nas nossas trilhas esse grande legado e onde ele está com certeza torce por nós", conta o piloto campeão da categoria, Bolívar dos Santos.

A final do Rally Trancos RS em Passo Fundo e a categoria "Amigos do Seu Nardi" contou com a ajuda na organização de um dos filhos do homenageado, o navegador Deividi Nardi, que na competição cumpriu o papel de guiar o carro zero (aquele que vai na frente da prova conferindo a trilha a ser percorrida e garantindo a segurança dos competidores). "Fui convidado pelo Deividi Nardi a participar do Rally Trancos RS e me emocionei pelo convite. Fazia 15 anos que não participava de provas, só de trilhas e passeios. A prova de Passo Fundo foi ótima, com medidas perfeitas e pega bobos muito bem marcados", destaca Bolívar que competiu ao lado do navegador Rogério Perin, também de Passo Fundo. "Achei a prova bem interessante. Faziam uns três anos que não corria, já sou navegador veterano no rally 4x2, duas vezes campeão brasileiro e três vezes gaúcho. Conhecia seu Nardi há anos, era uma pessoa sem igual, direta, sincera e parceira. Gostei muito de participar desta homenagem, podemos continuar no ano que vem com a segunda edição", sugere Rogério.

A categoria também contou com a participação da família do homenageado. Além de entregarem os troféus e se emocionarem com uma compilação de fotos que lembrou os melhores momentos de Sílvio Nardi em meio a sua paixão pelo off-road, o filho Sílvio Nardi, e o neto Henrique Nardi, participaram da prova e conquistaram a terceira colocação no pódio. "No início foi até engraçado porque nós andamos mais ou menos uma hora e meu filho começou a ficar um pouco enjoado e a gente acabou colocando ele para trás e meu sobrinho assumiu a navegação. Na realidade nós três navegávamos juntos. Voltei a repensar em outro veículo para voltar a fazer as provas com meu filho como eu fiz com meu pai. Eu e o Deividi revezámos a navegação com meu pai e agora foi muito emocionante ter todo esse contato com o rally, toda essa homenagem, o final de semana foi fora de sério. Agradeço de coração toda a organização por esse momento e por ter nos feito relembrar a trajetória de jipeiro e de raid do seu Nardi. Não tenho palavras", encerra Sílvio.

Disputas acirradas na Graduado

A categoria destinada aos competidores mais experientes foi também a mais disputada do Rally Trancos RS em 2019 e somente na última prova os campeões foram definidos. Em Passo Fundo o piloto Rafael Cardoso, de Novo Hamburgo, e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí, venceram a prova, mas acabaram com o vice-campeonato. "A prova de Passo Fundo contou com um roteiro e uma disputa técnica diferente das etapas anteriores. A competição ficou bem eclética, pois na primeira prova enfrentamos as areias do litoral, na segunda um piso muito molhado e escorregadio na Serra Gaúcha e agora estradas e estradinhas do Planalto. Foi uma prova com poucos laços, onde a melhor medida e leitura de terreno e traçado fizeram a diferença", detalha.

Os grandes campeões da temporada vieram de Santa Catarina buscar o título em solo gaúcho. O piloto Everton Gratt, de Capinzal (SC), e o navegador Wesley Sari, de Ouro (SC), representam a equipe GS Racing e conquistaram o segundo lugar na prova de Passo Fundo, garantindo o primeiro lugar na classificação geral. "O Rally Trancos RS deste ano foi muito legal, tivemos a oportunidade de conhecer Palmares do Sul, que apesar da distância nos surpreendeu pelas paisagens. Depois tivemos Jaquirana, e é uma maravilha andar nesta cidade, o terreno, o clima, tudo lá é propício para um excelente rally. A final em Passo Fundo foi uma prova atípica do modo que gostamos de andar, mas procuramos fazer nosso melhor e conseguimos a segunda colocação na etapa, garantindo a liderança no campeonato e o troféu de campeões. Parabéns ao Alexandre Rech e a equipe pela determinação, competência e por belas etapas. Já estamos ansiosos para 2020", afirma Wesley.

Título de pai e filho na Turismo

Entre os competidores intermediários e que almejam estar entre os mais experientes do rally regularidade a disputa no Rally Trancos RS também foi intensa. E o melhor: envolveu duplas de pais e filhos competindo em família ao longo do ano. Entre Tondins, Andrades, Leobets e Volpatos quem levou a melhor foi o piloto Ari Tondin e o seu filho, o navegador André Tondin, que venceram a final em Passo Fundo e garantiram o título de campeões da Turismo. "A prova de Passo Fundo foi excelente, muito boa. Tivemos bastante estradão e foi muito técnica e bem organizada, deu para andar bem. É no estilo que a gente gosta", diz Ari.

Para André, além da emoção de andar ao lado do pai, o Rally Trancos RS traz energias especiais para a dupla que vem de Piratuba (SC). "Só de andar ao lado do meu pai é uma emoção diferente. Competir aqui no Rio Grande do Sul parece trazer boas vibrações para nós. Foi onde ganhamos nossa primeira prova em Jaquirana em 2018 e ganhar novamente em Passo Fundo, uma cidade onde meu pai andou muito de jeep raid, é especial. Estamos nos acostumando com o carro novo e o grid era pequeno em nossa categoria, mas altamente qualificado. Entramos no carro dispostos a fazer o melhor, mas realmente não imaginávamos vencer a prova. E vencer o Rally Trancos RS então é maravilhoso", conta o navegador campeão da Turismo.

Na segunda colocação outra dupla de pai e filho também vinda de Piratuba comemorou o vice-campeonato depois de muita disputa com seus conterrâneos. O piloto José Andrade Junior e o navegador Bernardo Schafer Andrade representam a equipe GS Racing e deram trabalho para os campeões da temporada. "A prova de Passo Fundo foi mais uma nota 10 como todas as que o Alexandre Rech tem organizado com sua equipe. Na sexta-feira tivemos uma recepção muito calorosa com os amigos, com chope e música em um lugar cativante. No dia seguinte contamos com uma prova bem para frente, com muito chão para acelerarmos, mas no decorrer do trecho não conseguimos 100% de aproveitamento", comenta Junior.

Santa Catarina vence de novo na Turismo Light

A competição é gaúcha, mas quem fez a festa em 2019 no Rally Trancos RS foram os catarinenses. Depois de vencerem as categorias Graduado e Turismo, a Turismo Light também contou com vitória de Santa Catarina na prova de Passo Fundo e dobradinha no topo do pódio de campeões da temporada.

O piloto Mauro César Ilhacos e o navegador André Hachman, de Piratuba, venceram a final, mas os grandes campeões da temporada foram o piloto Reginaldo Cechinel e o navegador Claiton Cechinel, de Criciúma (SC), que garantiram o título da competição mesmo sem poder participar da última prova da temporada. "A prova de Passo Fundo estava ótima! Tanto o piloto como o navegador tiveram muito trabalho, com mais estradões e sem muitos balaios, mas foi uma prova muito técnica, não podíamos ter erros", diz André.

Já a dupla de vice-campeões do ano foi um casal vindo de Florianópolis (SC) em seu primeiro ano de rally. O piloto Antônio dos Santos Astorga e a navegadora Maria Lúcia Astorga garantiram o resultado com um segundo lugar na prova de Passo Fundo. "Conquistar esse resultado no Rally Trancos RS foi uma experiência incrível. Começamos esse ano e nunca tínhamos tido um carro 4x4. Fizemos o curso em fevereiro desse ano, começamos aprendendo tudo sobre rally e conseguimos uma vitória muito grande. Realmente começamos do zero e foi uma experiência única" afirma Antônio.

O piloto vice-campeão destacou a importância das categorias de entrada para o esporte. "Gostamos muito das provas, foi emoção muito intensa em cada uma delas, cada uma com a sua particularidade. É muito importante que tenha essa categoria Light para preservar um espaço para que os novos competidores tenham a oportunidade de conhecer o esporte e assim termos uma renovação", destaca.

Dupla estreia com vitória entre os UTVs

A prova de Passo Fundo marcou a estreia de uma nova dupla entre os UTVs. O piloto Roberto Keller, de Santa Cruz do Sul, competiu pela primeira vez ao lado do navegador Thiago Silva, de Gravataí. Os dois conquistaram a primeira colocação na categoria mesmo sendo a primeira experiência de Thiago competindo com este tipo de veículo. "A estreia na categoria UTV foi muito além das minhas expectativas. Eu tinha muitas dúvidas e receios ao novo equipamento, mas não resisti aos seus encantos. Meu maior receio ao veículo era o fato de ser aberto e como sou um navegador raiz, que gosta de usar planilha de papel, isso dificulta um pouco pelo acesso à água. E por falar em água... ao passarmos por um rio, tomamos aquele banho de água gelada", ri o navegador.

Com o resultado conquistado em Passo Fundo, Roberto terminou o ano como campeão entre os UTVs ao lado do seu antigo navegador Marcelo Ritter, de Santana do Livramento. Já Thiago, como tinha participado das outras provas da competição pela categoria de carros 4x4 Graduado, ficou fora das disputas de campeão da temporada.

Bicampeão da Fórmula Truck é vice nos UTVs

Entre os vice-campeões da temporada, o Rally Trancos RS contou com um piloto com história no automobilismo brasileiro. Competindo pela equipe LS Motors, o piloto Jorge Fleck, de Três Passos, começou no kart em 1970, seguiu para o rally e foi bicampeão da Fórmula Truck nos anos de 1999 e 2000. No total, Jorge acumula 16 títulos na carreira em 48 anos dedicados ao automobilismo. "A participação no campeonato de UTV foi interessante. Eu fiz rally durante muitos anos, de automóvel, uma modalidade diferente, mas não menos exigente naquela época já, tanto em relação aos navegadores, como pilotos e o próprio carro. As estradas eram muito menos movimentadas e com isso era possível estabelecer nível de exigência e médias mais altas", conta Jorge.

O piloto voltou a competir em 2019 após 15 anos longe das pistas enfrentando o novo desafio de guiar um UTV ZForce 1000 ao lado do navegador Marcelo Fabro, de Caxias do Sul. Para Jorge, com o crescimento dos UTVs, é importante também oferecer mais categorias com níveis de exigência diferentes. "Foi muito interessante participar do campeonato de UTVs. Eu defendo uma tese que facilite o ingresso de novos concorrentes, com categorias como têm nos automóveis onde o nível de exigência é proporcional a experiência dos competidores e ao próprio desenvolvimento dos equipamentos. E eu acho que seja importante isso, oferecer provas nas modalidades e condições que sejam atingíveis a estreantes e novatos, diferentes também no próprio equipamento, têm veículos muito mais fortes e veículos mais fracos", destaca o bicampeão da Fórmula Truck.

Catarinenses se destacam de novo entre os Quadriciclos

E não teve para ninguém no Rally Trancos RS. Os catarinenses mais uma vez conquistaram a prova final e o título do campeonato 2019 em Passo Fundo pela categoria Quadriciclo. A disputa também foi em família, mas dessa vez entre dois irmãos de Criciúma que no rally viram adversários. Ricardo Santos venceu a prova de Passo Fundo e também o campeonato de 2019 e deixou o irmão Eduardo Santos com a segunda colocação na prova e o vice-campeonato. "O Rally Trancos RS para nós é um campeonato diferente do ponto de vista do envolvimento do pessoal, tem menos pessoas do que os grids aqui de Santa Catarina, mas é uma competição que o pessoal fica mais unido, tem uma proximidade maior. É sempre bacana participar dessas provas, o clima é diferente. Esperamos que ano que vem a gente consiga aumentar o grid da competição, principalmente na nossa categoria", afirma Ricardo.

Em Passo Fundo a categoria Quadriciclo contou com uma alteração importante. A pedido dos competidores o diretor de prova alterou a média de velocidade da prova, que normalmente seguia o nível da categoria Turismo, para a velocidade da Graduado. "A prova foi um pouco diferente do que a gente está acostumado em função do terreno da região. Não tinha muita área fechada, reflorestamento, era mais campo aberto. Em consequência disso, as médias estavam mais altas e para gente do Quadriciclo estavam mais altas ainda porque a pedido nosso trocamos a nossa média. Então para nós estava uma prova bem rápida e deu bastante adrenalina", detalha o campeão da prova e da temporada.

Para Eduardo a adrenalina da prova foi justamente o destaque da categoria. "O campeonato desse ano foi excelente na organização e com terrenos bem diferentes de uma etapa para a outra. A prova de Passo Fundo foi uma experiência diferente para nós do Quadriciclo. Além da prova ser bastante para frente, sem muitos laços, pela primeira vez andamos com a média de velocidade da Graduado, onde podemos acelerar mais e a adrenalina foi a mil", destaca.

Calendário 2020

Para 2020 o Rally Trancos RS já conta com um calendário de provas, porém ainda sujeito a alterações. A competição contará com etapas nos dias 22 de março, 30 de maio, 29 de agosto e 26 de setembro. As cidades ainda estão sendo confirmadas. Para acompanhar a competição os interessados podem acessar o site da Trecho 1 no endereço www.trecho1.com.br e as redes sociais da Trancos & Barrancos no Instagram @trancosebarrancos e Facebook fb.com/EquipeTrancoseBarrancos.

O Rally Trancos RS 2019 contou com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A organização é de Trecho 1 Eventos e Promoções e da Associação de Pilotos de Passo Fundo (APPF). O patrocínio é de Troller Trilha Florauto, GS 4x4 Performance, Gratt Indústrias de Máquinas, DSTRAC Performance 4×4, Revenda Marr Sul Power Sports, Multital Factoring, Imóveis Crédito Real, A2M Motorsport V-trek, Q7 Off-Road, Tecnnic Eletrônica Industrial, Cooper Tires, Prefeitura de Palmares do Sul e Prefeitura de Jaquirana. O apoio é de Jeep Moto Clube de Palmares do Sul, Flosul Madeiras, Pampa Jipe Clube, D'primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Prix Hotel, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.

Confira abaixo a relação dos pódios completos da prova final e da temporada 2019:

Pódios prova de Passo Fundo

Graduado (Piloto / Navegador)
1º Rafael Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
2º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
3º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e André Lenger (Chapecó-SC)
4º Giovani de Mello e Pedro Pescador de Mello (Porto Alegre-RS)
5º Carlos Eduardo Ruschel e Eduardo Ruschel (Gravataí-RS)

Turismo (Piloto / Navegador)
1º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
2º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Daniel Antonioli (Caxias do Sul-RS)

Turismo Light (Piloto / Navegador)
1º Mauro César Ilhacos e André Felipe Hachmann (Piratuba-SC)
2º Antônio dos Santos Astorga e Maria Lúcia Astorga (Florianópolis-SC)
3º Ricardo Guarda e Pedro Dalle Grave (Caxias do Sul-RS)

Amigos do Seu Nardi (Piloto / Navegador)
1º Bolívar dos Santos e Rogério Perin (Passo Fundo-RS)
2º Rodrigo Reisdorfer (Luzerna-SC) e Kassiano Kerber (Ouro-SC)
3º Sílvio Nardi e Henrique Nardi (Passo Fundo-RS)
4º Rogério Bilibio e Cassiano Tramontina Corrêa (Passo Fundo-RS)
5º Sadi Neckel e Ricardo Paixão (Passo Fundo-RS)

UTV (Piloto / Navegador)
1º Roberto Keller (Santa Cruz do Sul-RS) e Thiago Silva (Gravataí-RS)
2º Jorge Raimundo Fleck (Porto Alegre-RS) e Marcelo Fabro (Caxias do Sul-RS)

Quadriciclo
1º Ricardo Luiz Santos (Criciúma-SC)
2º Luiz Eduardo dos Santos (Criciúma-SC)

Pódios Campeonato 2019

Graduado (Piloto / Navegador)
1º Everton Gratt e Wesley Sari (Ouro-SC)
2º Rafael Cardoso (Novo Hamburgo-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)

Turismo (Piloto / Navegador)
1º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
2º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)

Turismo Light (Piloto / Navegador)
1º Reginaldo Cechinel e Claiton Cechinel (Criciúma-SC)
2º Antônio dos Santos Astorga e Maria Lúcia Astorga (Florianópolis-SC)

UTV (Piloto / Navegador)
1º Roberto Keller (Santa Cruz do Sul-RS) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento-RS)
2º Jorge Raimundo Fleck (Porto Alegre-RS) e Marcelo Fabro (Caxias do Sul-RS)

Quadriciclo
1º Ricardo Luiz Santos (Criciúma-SC)
2º Luiz Eduardo dos Santos (Criciúma-SC)

Notícias

Página inicial