Motor On Line
Notícias-

Rally: GS Racing vence 3 categorias do Catarinense de Regularidade
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Aline Ben da Costa
Comunicação 4x4
Equipe foi campeã na Master, na Graduado e na Turismo e fez a festa nos pódios da final em São José.

A cidade de São José, na Grande Florianópolis, é a casa da equipe GS Racing, e recebeu uma grande festa no último sábado, dia 2 de novembro, quando foi a sede da grande final do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade. Aproveitando o fator local, a GS Racing, que já havia garantido o título da Master, ainda confirmou campeões nas categorias Graduado e Turismo. As duplas campeãs em suas categorias em 2019 venceram a última prova do ano na Master e Turismo e ficaram em segundo lugar na Graduado. Para comemorar os títulos estaduais e todas as conquistas do primeiro ano de GS Racing, a equipe ainda reuniu competidores, amigos e suas famílias em uma festa no sábado à noite em São José.

O Campeonato Catarinense conta com as categorias Master, Graduado, Turismo, Turismo Light e Pais e Filhos. A competição também possui as disputas de Universitário 4x2, UTV e Quadriciclos, além do Passeio 4x4. Em São José, foram reunidas mais de 50 duplas de competidores que percorreram uma prova com 184 quilômetros de percurso. Em 2019 a competição também passou pelas cidades de São Bento do Sul, Joinville, Brusque e Nova Veneza.

Domínio total na categoria Master

O piloto Gustavo Schmidt, o Guga, e o navegador Tiago Poisl já eram campeões antecipados desde a prova de Nova Veneza, realizada no dia 28 de outubro. No entanto, mesmo sem precisar do resultado, venceram a final do Campeonato em São José, conquistando quatro das cinco provas realizadas pela competição em 2019. "Foi uma temporada incrível para nós! E essa etapa final contou com estradões e médias de velocidade justas em uma fazenda sensacional. O chão estava liso e com lama e foi bem pegado. Andamos forte mesmo nos setores mais escorregadios. O Tiago foi extremamente competente nos acertos das metragens. Foi show", comenta Guga.

Ainda na Master a equipe foi vice-campeã com o piloto Flávio Roberto Kath, o Poder, e com o navegador Michael Masson. Na terceira colocação da classificação geral, a GS Racing ainda subiu no pódio com o terceiro lugar do navegador Marcos Maia Panstein, o Melado. "Terminar vice-campeão catarinense é motivo de muito orgulho, tendo em vista a qualidade do grid e o alto nível técnico das provas. Temos duplas que frequentemente figuram entre as melhores do país e isso acaba engrandecendo ainda mais essa conquista. Também é importante ressaltar a contribuição do meu piloto Leandro Riffel, que cumpriu seu papel com excelência, facilitando o meu trabalho", diz Michael.

A prova de São José foi vencida pelos campeões da temporada, Gustavo e Tiago. A GS Racing também subiu ao pódio da etapa com o segundo lugar do Flávio (Poder), que competiu ao lado do navegador Rafain Walendowsky, sua dupla principal. A equipe ainda contou com o terceiro lugar do piloto Acyr Hideki e do navegador Melado e com o quinto lugar do navegador Michael Masson, que competiu ao lado do piloto Dirceu Potrich. "Fechar o campeonato com vitória na prova da Grande Florianópolis foi muito especial. Ganhar na terra do Jeep Clube Florianópolis e na terra da GS Performance é diferente e como tivemos um resultado não tão bom na etapa de Nova Veneza, nos cobramos muito para fazer uma prova impecável. Em São José enfrentamos uma prova bem mista, com estradas abandonadas e trilhas estreitas. A chuva da véspera deixou as estradinhas muito sinuosas e o reflorestamento de eucalipto da fazenda que passamos estava muito molhado, com curvas e laços inteligentes e uma média de velocidade apertada", detalha Tiago.

Dupla campeã da Graduado reforça Master em 2020

Pela Graduado a disputa foi mais acirrada no Campeonato Catarinense, mas a GS Racing novamente levou a melhor. O piloto Rui Schmitz e o navegador André Lenger foram campeões após garantir o segundo lugar no pódio de São José. A dupla vai reforçar o time de peso da GS Racing na categoria Master no ano que vem. "Conseguimos fazer a prova perfeitamente. O segundo lugar no pódio foi um resultado de muito orgulho para nós, pois a etapa estava difícil. O título me deixou muito emocionado, pois foi conquistado com muita luta, viemos liderando o ano todo com uma pontuação bem apertada e a disputa foi intensa", conta Rui.

Para André, a prova da final foi totalmente diferente das demais. "Foi uma prova em linha, mas cheia de emoções, foi gostoso de andar, médias legais e muitas subidas e decidas que fazem o navegador ficar muito ligado. O título foi perfeito, sabíamos que não poderíamos dar nenhum deslize, pois nossos concorrentes vinham forte para buscar o troféu de campeão. Tenho só a agradecer ao meu piloto que andou muito e nos colocou na primeira colocação e a toda equipe GS Racing pela linda e perfeita recepção. Fechamos o ano com chave de ouro", destaca o navegador campeão da Graduado.

Além do título, a GS Racing subiu ao pódio da etapa pela Graduado com a dupla campeã de 2019 que na prova ficou com o segundo lugar. A equipe ainda contou com a terceira colocação do piloto Júlio Schlindwein e do navegador Ivan Laidens e com a quarta colocação do piloto Aurélio Bilhalva e do navegador Rafael Pinto. "A prova começou em linha e depois entramos em uma fazenda aonde o bicho pegou, com médias justas e muita lama. Os balaios com lama mudam muito a tocada e a navegação, mas conseguimos terminar sem mais problemas. Na segunda etapa tivemos uma prova por estradão, também em linha, exigindo dos navegadores a busca do metro e atenção para não se distrair", detalha Rafael.

Título de pai e filho na Turismo

A GS Racing também conquistou o título da Turismo com o piloto José Andrade Junior e o navegador Bernardo Schafer Andrade. A dupla de pai piloto e filho navegador venceu a etapa de São José, garantindo o primeiro lugar na classificação geral da competição pela categoria. "Foi muito bom participar de mais uma prova do Campeonato Catarinense, que é muito bem organizado em todos os sentidos e que nos dá prazer em participar em busca de bons resultados, mas o mais importante são as amizades que fizemos a partir do esporte", diz Bernardo.

Junior e Bernardo, além de mais um título na carreira, comemoraram também a oportunidade de participar de competições de rally em família. "O troféu é muito importante, mas as amizades que fizemos neste esporte valem muito mais do que o troféu propriamente dito. E não posso deixar de agradecer a vontade e a determinação do meu navegador, meu filho Bernardo, se Deus quiser estaremos juntos no próximo ano competindo novamente", diz o piloto e pai orgulhoso.

O próximo desafio da GS Racing acontece neste sábado, dia 9 de novembro, quando é realizado o Troller Brasil Festival em Campinas (SP). A equipe participa da competição com 13 duplas nas categorias Master e Graduado. No ano passado a GS Racing foi a grande campeã da Master com o piloto Gustavo Schmidt, o Guga, e o navegador Tiago Poisl.

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as próximas provas da GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road.

Notícias

Página inicial