Motor On Line
Notícias-

Kart: troféu Ayrton Senna terá categoria feminina inédita no Speedpark
Reportagem: Rodrigo França
RF1
Categoria F4 Feminina será a primeira do País a ser exclusiva para mulheres.

O 1º Troféu Ayrton Senna de Kart escreverá um capítulo especial na história da modalidade no Brasil. A competição, que será realizada em 25 de janeiro de 2020 no Speedpark, será marcada pela primeira categoria feminina profissional no Brasil. A Women Kart Series, também chamada de F4 Feminina, tem a confirmação de 12 pilotos mulheres para a prova em Birigui (SP).

Um dos organizadores da prova, Tuka Rocha destacou que vários custos da categoria serão subsidiados pelos fornecedores de pneus e motores.

“Estamos bem felizes de poder lançar essa primeira categoria profissional exclusiva para mulheres. O Brasil receberá o Mundial de Kart em 2020 e o Troféu Ayrton Senna será o primeira grande evento do ano na pista do Speedpark e queremos incentivar os jovens talentos e em especial aumentar a presença feminina no esporte. Para isso, vamos dar todo o suporte inclusive com subsídios: os pneus serão cedidos pela MG, bem como os motores da RBC Preparações”, diz Tuka, que disputou mais de 100 corridas na Stock Car e também já venceu na categoria.

Primeira mulher a representar o Brasil no Mundial de Kart em 2019, na Finlândia, Júlia Ayoub será embaixadora da prova feminina no Troféu Ayrton Senna. A jovem piloto também foi aluna da Escola de Kart do Senninha em 2016.

“Estou muito orgulhosa em ser escolhida como embaixadora deste competição inédita exclusiva para mulheres no Troféu Ayrton Senna de Kart. Eu também fui aluna na Escola de Kart do Senninha e atualmente sou uma das professoras dos novos alunos. Fico muito feliz em ver cada vez mais a maior participação feminina no automobilismo e com certeza a categoria vai ser uma das grandes atrações no Speedpark”, diz Júlia.

Tuka destacou o alto nível técnico das competidoras. “Além da Júlia (Ayoub), que está competindo com os melhores do mundo na Europa, teremos outras competidoras bem experientes, como a Kaká Magno, que está ajudando também a divulgar a competição e é referência nos karts F4, que serão utilizados no Women Kart Series”, diz Tuka.

O grid já tem 12 inscritas, incluindo também Miriam Schivel, Antonella Bassani, Maína Moraes, Aline Morelatto, Aurélia Nobels, Gabriela Morais, Graziela Paioli, Isabelly Cruz, Daniela Magno e Fernanda Jardim.

Em busca de continuar propagando o legado de Senna para as novas gerações, o Troféu Ayrton Senna de Kart contará com baterias de diversas categorias de kart, além de corridas a pé e caminhadas de 5 e 10km, shows e exposições de itens históricos do tricampeão mundial de F1.

“O Troféu Ayrton Senna promete ser um bom aquecimento para o Speedpark receber o Mundial de Kart no final de 2020”, completa Tuka, lembrando que o País sediará pela primeira vez a competição na história entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.

O Troféu Ayrton Senna de Kart será organizado pela Two Points, empresa dirigida por Tuka Rocha e Thiago Pereira, medalhista olímpico com grande história na natação. A competição marca o início das celebrações de 60 anos que Senna completaria no próximo mês de março. Além de receber diversas categorias do kart, a competição ainda terá troféus especiais para premiar pilotos de diversas formas, como o Troféu Superação e o Troféu Pole Position.

Para saber mais sobre inscrições e regulamentos, acesse o site do Troféu Ayrton Senna de Kart.

Confira as 12 pilotos já confirmadas para a Women Kart Series do Troféu Ayrton Senna de Kart:

Júlia Ayoub
Kaká Magno
Antonella Bassani
Aurélia Nobels
Gabriela Morais
Graziela Paioli
Miriam Schivel
Maína Moraes
Aline Morelatto
Isabelly Cruz
Daniela Magno
Fernanda Jardim

Notícias

Página inicial