Motor On Line
Notícias-

Kart: motores X30 Codasur são os mais rápidos das Américas
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Bruno Gorski
Quick Comunicação
Equipamentos introduzidos no Brasil em 2018 já superaram os motores KZ em velocidade.

No último fim de semana chegou ao fim a 54ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A principal competição do país reuniu no Kartódromo Delci Damian mais de 400 pilotos que, em duas fases de extrema competitividade, revelaram os novos Campeões.

Introduzidos no mercado nacional no ano passado os novos modelos de motor IAME X30 CODASUR mostraram, mais uma vez, a sua grande qualidade, confiabilidade e sobretudo velocidade. Os motores foram utilizados nas categorias CODASUR e CODASUR Júnior e, apenas nestas duas classes, equiparam os karts de 59 competidores representando, assim, um total cerca de 15% dos competidores.

Com 175cc e aproximadamente 45 HP’s de potência os motores X30 CODASUR se mostraram como os mais velozes do kartismo no Brasil. Em uma competição em que estiveram no mesmo traçado oito diferentes tipos de motores (IAME MY-09, IAME MY-13, IAME OK, TM K10, HONDA GX-160, HONDA GX-390, KTT) os X30 CODASUR foram, de forma inconteste, os mais velozes da pista registrando com o piloto André Nicastro o novo recorde do Kartódromo Delci Damian - 41s107.

Além da grande velocidade imposta pelo motor deve ser destacado também que os modelos X30 CODASUR foram extremamente confiáveis e, diante do total de participantes com esta motorização, o número de quebras foi irrisório.

“Para nós tem sido uma realização muito grande oferecer o motor X30 CODASUR para o mercado nacional. O equipamento é extremamente moderno, rápido, confiável e, acima de tudo, desenvolvido para atender ao nosso mercado com o nosso tipo de combustível. Os motores têm um índice de vibração muito pequeno o que faz com que os chassis sofram menos desgaste e, no fim, a economia para os competidores é bastante significativa”, comentou Rafael Cançado, responsável técnico pela implantação dos motores no Brasil.

O experiente piloto carioca André Nicastro registrou um fato histórico nesse Campeonato Brasileiro. Ele fez a pole-position em três categorias em que, cada uma delas, usava diferentes tipos de motores. Dentro de seus mais de 30 anos no kartismo Nicastro comentou que os motores X30 CODASUR são realmente muito rápidos seja em situações de baixa, média ou alta velocidade. “O motor CODASUR é praticamente um Shifter sem marcha. Ele é extremamente rápido e, inclusive, a forma de guiar, se assemelha à dos karts com marcha”, comentou.

Os pilotos interessados em adquirir o seu próprio motor IAME X30 CODASUR podem entrar em contato com os distribuidores que tem o equipamento à pronta entrega nas bases do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Façam já seus pedidos junto à IAME Brasil, pelo e-mail vendasiame@mgpneus.com.br | Marcelo (51) 3482-1300 ou, ainda, na RBC Motorsport, através do e-mail vendas@rbcpreparacoes.com.br | (31) 3441-6562, com Diego.

Notícias

Página inicial