Motor On Line
Notícias-

F-4 Alemã: Petecof volta a categoria e corre preliminar F-1 em Hockenheim
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Divulgação
Em campeonato muito equilibrado, piloto da Academia Shell Racing briga para encostar nos líderes da tabela neste fim de semana.

Gianluca Petecof volta ao Campeonato Alemão de Fórmula 4 neste fim de semana, na rodada dupla de Hockenheim. Será uma etapa especial para o piloto da Academia Shell Racing, que correrá as preliminares do Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1 diante de grande público e dos integrantes da Ferrari, cuja academia o brasileiro também é membro.

Petecof inclusive se encontrará com os pilotos da Ferrari na principal categoria do automobilismo, o alemão Sebastian Vettel, com quem costuma trocar informações há dois anos, e o monegasco Charles Leclerc, piloto que cresceu no automobilismo de base justamente pela academia da equipe de Maranello.

Com duas de sete etapas disputadas e apenas 22 pontos separando os sete primeiros na tabela, Gianluca ocupa a sétima colocação na classificação do campeonato. Até agora, o brasileiro da Prema Powerteam alcançou uma vitória, em Oschersleben, com a maior vantagem já vista na categoria (14 segundos).

Em sua segunda temporada no Alemão de Fórmula 4, Petecof já conhece bem a pista de Hockenheim. Com 4.574 metros, o circuito tem um grande ponto de ultrapassagem, após o trecho de aceleração que termina numa forte freada para um cotovelo. Além disso, o traçado tem diversas mudanças de direção, como no trecho conhecido como estádio.

Diferentemente das demais etapas da temporada, devido à programação da Fórmula 1, às atividades serão reduzidas em Hockenheim, com apenas duas corridas. A sexta-feira terá apenas um treinamento livre, enquanto o sábado será destinado às duas classificações, que determinarão as posições de largada das provas.

A primeira corrida será disputada no sábado, às 12h (de Brasília), e a segunda prova terá largada às 5h25 de domingo. O site oficial da categoria (https://www.adac-motorsport.de/adac-formel-4) acompanha as corridas.

O que disse Gianluca Petecof:

“Essa será uma corrida especial, a mais especial do ano, com um evento-suporte da Fórmula 1 em Hockenheim. Tive a oportunidade de correr no ano passado no fim de semana do GP, e a atmosfera é incrível, com o tamanho do evento, todos os fãs. Há sessões que são perto dos horários da Fórmula 1, então você vê a arquibancada cheia, é demais, uma sensação diferente. Mas, de qualquer forma, isso fica fora da pista. Dentro, o campeonato alemão não começou da forma ideal para nós. Apesar de termos vencido na abertura, depois tivemos alguns problemas, mas o campeonato está bem apertado, e o objetivo continua sendo buscar o máximo possível de pontos e subir na classificação, buscando nossa segunda vitória no campeonato, ou até mais. O fim de semana será um pouco diferente, com apenas duas corridas em vez de três, por conta do programa apertado do fim de semana. De qualquer forma, vamos dar o nosso máximo, 100%, e trabalhar duro para fazer bonito em frente ao pessoal da Fórmula 1 neste fim de semana.”

Programação (horários de Brasília)*:

Sexta-feira, 26 de julho
4h45 - Treino livre

Sábado, 27 de julho
4h45 - Classificação da corrida 1
5h10 - Classificação da corrida 2
12h - Corrida 1

Domingo, 28 de julho
5h25 - Corrida 2

*sujeita a alterações

Classificação do campeonato:

1º T.Pourchaire - 69 pontos
2º N.Krütten - 69
3º A.Leclerc - 62
4º R.Stanek - 59
5º P.Aron - 59
6º A.Ghiretti - 48
7º G.Petecof - 47
8º W.Alatalo - 43
9º D.Hauger - 40
10º J.Dürksen - 34

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Projeto Ano 3

Formando Um Verdadeiro Campeão atráves do programa Lei de Incentivo da Secretária Especial do Esporte no processo 58000.011283/2018-32.

Notícias

Página inicial