Motor On Line
Notícias-

Kart: Brasileiro / Pratti Donaduzzi fechou 1ª fase com disputas eletrizantes
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Bruno Gorski
CBA
Kartódromo Delci Damian recebeu cinco mil pessoas para as finais.

Terminou na tarde deste sábado (20) a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. A principal competição do kartismo nacional foi iniciada na última segunda-feira, dia 15, e seguiu com as atividades desta fase até o final da tarde deste sábado quando foram, efetivamente, conhecidos os novos campeões de 2019.

As atividades foram abertas com um rápido treino de aquecimento seguido pelas solenidades de abertura das finais. Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart, saudou os participantes e abriu a série de homenagens com um troféu de Mérito Desportivo para a empresa Prati-Donaduzzi, patrocinadora Master do evento. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, também foi homenageado por seu empenho na realização do Brasileiro. Na sequência Pedro Sereno entregou à Wagner Monteiro, presidente do Kart Clube de Cascavel, um quadro com a Homologação em nível “A” do Kartódromo Delci Damian.

Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo, assumiu o microfone e também prestou homenagens a algumas pessoas importantes para a realização do evento. Passado este momento foi executado o Hino Nacional Brasileiro e, na sequencia o os pilotos receberam suas medalhas de participação no Campeonato.

Esta primeira fase do Brasileiro de Kart – Prati Donaduzzi recebeu a presença de 208 pilotos de 17 estados. As delegações mais representativas foram a de São Paulo com 55 pilotos seguida por Paraná, com 47 e Santa Catarina, com 31.

Mirim

Filipe Vriesman ficou com o título da categoria Mirim. Ele venceu uma final tranquila após largar da pole e liderar de ponta a ponta para conquistar o título. As brigas pelo vice-campeonato foram extremamente intensas e acabaram coroando Augustus Toniolo como segundo colocado e Alexandre Leal Filho, o terceiro.

Théo Salomão, em prova de recuperação, chegou em quarto colocado com Pedro Capobianco no quinto lugar.

Cadete

Os 35 pilotos que compuseram o grid da categoria Cadete fizeram uma corrida espetacular. Lucas Medeiros Silva e Gabriel Koenigkan, fizeram uma prova sem precedentes na briga pela liderança que, somente na última volta, consolidou-se a favor de Silva. Líder dos demais o Mineiro Lucas Moura ficou com a terceira posição seguido por Firás Fahs, em quarto e Alfredinho Ibiapina, no quinto lugar.

Júnior Menor

24 pilotos alinharam seus karts para as finais da categoria Júnior Menor. Depois de uma largada espetacular o piloto Cadu Bonninin fez uma prova sem cometer erros e, com mais de oito segundos em relação ao segundo colocado, comemorou o título da categoria. O vice-Campeonato ficou com Maria Nienkotter (SC) e Vinícius Mercês (GO) foi o terceiro. Completaram o pódio Vinícius Tessaro (DF), em quarto e Antonella Bassani, no quinto lugar. Foi a primeira vez na história que duas mulheres estiveram no mesmo pódio do Brasileiro de Kart.

Júnior

Apesar da corrida da categoria Júnior ter parecido extremamente tranquila para o campeão Lucas Staico, que venceu de ponta a ponta, as disputas foram realmente eletrizantes da segunda posição para trás. A “briga” foi eletrizante e o segundo lugar ficou com Gabriel Gomez, que andou quase que todo o tempo em 4º e 5º. Samuel Cruz ficou com o terceiro lugar seguido por Luis Trombini e Pedro Aizza.

Codasur

Assim como vez no decorrer de toda a semana o carioca Olin Galli venceu o título da categoria na Codasur e conquistou seu oitavo título de campeão brasileiro. Com isso ele empata com André Nicastro como o segundo maior vencedor da modalidade no país, atrás apenas de Renato Russo.

Galli largou na pole, com Nicastro em segundo. Na segunda Galli errou na primeira curva e precisou de toda sua experiência para não rodar. Com isso, ele caiu para terceiro, superado por Nicastro, agora líder, e por Bertoncello. André Nicastro rumava para seu 9º título, já com larga vantagem, quando foi obrigado a abandonar com o motor fundido. Olin reassumiu a ponta e passou a ser seguido de perto por Bertoncello que foi atrás dele até a volta final. José Muggiati Neto ficou em terceiro seguido por Marcus Borges em quarto e Murilo Fiore, no quinto lugar.

F4 Graduado

Na final da categoria F4 Graduado o pole Roberto Wuthstrack Júnior foi superado logo na primeira curva e, em seguida, perdeu várias posições em função de um incidente. A essa altura Bruno Grigatti e Rafael Smaniotto disparavam na frente. O paulista liderava, mas Smaniotto foi tirando a pequena diferença e assumiu a ponta para vencer. Grigatti ficou com o vice trazendo consigo Giuliano Forcolin, Lucas Trancozo e Gustavo Marques

F4 Sênior

A categoria que reuniu o maior grid desta fase do Brasileiro de Kart foi a F4 Sênior, com 37 competidores. O experiente piloto Alain Sisdeli, depois de uma ferrenha batalha, venceu prova Final de sua classe e, com isso, garantiu seu tricampeonato brasileiro. Sisdeli largou em terceiro e logo tratou de atacar seus adversários mais próximos. Eduardo Guidi ficou com o vice-campeonato seguido por Leonardo Torres, Flaviano Ramos e Renato Cavalcante, no quinto lugar.

Super F4

Pela quinta vez em sua carreira o cearense Marcus Borges levantou uma taça de Campeão Brasileiro de Kart. Especialistas nas classes com motores quatro tempos o jovem nordestino mais uma vez provou seu talento e garantiu o título da categoria Super F-4.

Borges largou da pole, caiu para o terceiro lugar. Aos poucos, porém, o cearense se aproximou dos dois concorrentes e assumiu o segundo lugar para, logo depois, tomar a liderança de KEka Teixeira, que terminaria em terceiro, já que foi superado no finalzinho por Murilo Coletta. Completaram o pódio Matheus Coletta, em quarto e Cauã Mendes, em quinto.

Briga dos chassis

Além da disputa entre os pilotos o Brasileiro de Kart sempre escancara a acirrada briga entre as fábricas de chassis que movimentam os bastidores da modalidade no país. Quem mais conquistou títulos nesta primeira fase foi a Birel Sudam (Bravar), com quatro títulos - Cadete, Junior, Super F-4 e Mirim. CRG comemorou o título da CODASUR; Kart Mini, na Júnior Menor; Techspeed, na F4 Graduado e Thunder, na F4 Sênior.

Neste domingo o Kartódromo Delci Damian estará fechado para o descanso dos profissionais que segurião o trabalho na próxima semana. Segunda-feira os portões serão reabertos para o início da segunda fase da competição.

Notícias

Página inicial