Motor On Line
Notícias-

Rally: Trancos & Barrancos é vice do Transcatarina pela Graduado
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Aline Ben da Costa
Comunicação 4x4
Milton Dresch e Thiago Silva ficaram em segundo lugar depois de quatro dias de disputas.

O Transcatarina é considerado pelos pilotos e navegadores o melhor e mais difícil rally de regularidade do Brasil. O fator principal elencado pelos competidores são as provas extremamente técnicas, com muitos balaios e pegadinhas. Na 11ª edição do evento, que aconteceu entre os dias 9 e 13 de julho, foram 800 quilômetros de provas entre as cidades de Fraiburgo e Blumenau. O comboio de quase 200 veículos e 800 pessoas ainda passou pelas cidades de Caçador e Rio Negrinho. A equipe gaúcha Trancos & Barrancos participou desse desafio com três duplas na categoria Graduado e conquistou o segundo lugar com o piloto de Estrela, Milton Dresch, e o navegador de Gravataí, Thiago Silva.

De acordo com Milton, o Transcatarina deste ano foi um grande desafio, principalmente pelos pilotos e navegadores de alto nível que faziam parte da sua categoria. "Estava presente campeão do Rally Dakar, o campeão do Rally dos Sertões e outros grandes campeões e lá estamos nós metidos nesse meio medindo a nossa competitividade. Foi muito legal andar junto com estas feras do automobilismo 4x4", diz o piloto de Estrela.

Milton e Thiago ficaram em quarto na disputa do prólogo para definição de largada, conquistaram um segundo lugar no primeiro dia de provas, ficaram em sétimo no segundo dia e no terceiro subiram ao pódio novamente na segunda colocação. A combinação destes resultados deixou a dupla como vice-campeã da competição pela Graduado. "Eu e o Thiago estamos muito felizes com o desempenho que conseguimos e em sermos vice-campeões de um rally tão disputado como o Transcatarina. A prova foi extremamente técnica e rápida, justa para quem andou no tempo certo", afirma Milton.

Segundo Thiago o Transcatarina 2019 foi a prova mais desafiadora dos últimos anos. "Não bastava o navegador ou o piloto se destacar, ou até mesmo o carro sobressair, o conjunto todo tinha que funcionar em sintonia. Era incrivelmente difícil não errar o roteiro e o nível de competidores é tão elevado que não basta estar no roteiro certo, temos que andar incrivelmente no tempo. Concluir essa edição como vice-campeão me emocionou demais. Em 2018 eu não tive um bom desempenho e neste ano fui muito focado e concentrado e o resultado apareceu", diz o navegador.

A Trancos & Barrancos também participou da competição com o piloto Lauro "Papael" Gomes, de Itapema (SC), e o navegador Robson Schuinka, de Cascavel (PR). A dupla chegou a conquistar um quinto lugar no primeiro dia de provas, mas encerrou o Transcatarina na 14ª colocação. A outra dupla da equipe gaúcha vem da capital, Porto Alegre. O piloto Giovani Mello e o seu filho, o navegador Pedro Pescador de Mello ficaram com o 20º lugar no ranking geral. A categoria Graduado é destinada a competidores experientes e reuniu 24 duplas de todo o Brasil.

As inscrições para o 12º Transcatarina já foram abertas. A competição acontece em 2020 entre os dias 7 e 11 de julho e ainda não tem as cidades definidas. No entanto, 2019 ainda reserva muitas aventuras para a Trancos & Barrancos. Entre os próximos desafios está o Rally dos Sertões, onde a equipe já confirmou participação. A competição acontece entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, saindo de Campo Grande (MS), com chegada em Aquiraz (CE).

Notícias

Página inicial