Motor On Line
Notícias-

Velocidade na Terra: 3ª etapa do BR e final do Kartcross no oeste baiano
Reportagem: Caio Scafuro
Foto: Victor Lara
CS Press & Content
O autódromo Júnior Poletto receberá duas categorias do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra entre os dias 2 e 4 de agosto e vai definir o campeão no Kartcross.

Agosto vai começar bem para os apaixonados por velocidade na terra. Logo no primeiro final de semana (entre os dias 2 e 4) o Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra (BRVT) vai conhecer o seu segundo campeão da temporada, dessa vez na categoria Kartcross. A terceira etapa do BRVT, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, também será a penúltima etapa para os pilotos do Autocross. Na última etapa, disputada em junho em Cordeirópolis (SP), foi definido o campeão da categoria Turismo VNT: o paulista Gustavo Favoretto.

Na briga pelo título no kart, quem chega com vantagem para as disputas no autódromo Júnior Poletto é o paulista Alan Synthes, campeão Brasileiro em 2017. Vencedor na etapa paulista, Synthes conseguiu somar 62 pontos (de um total máximo de 68) e lidera o campeonato após vencer duas baterias, chegar em segundo em outra e conquistar todos os pontos de voltas mais rápidas nas corridas. Ainda assim, o piloto não terá vida fácil. A diferença dele para o segundo colocado Davi Santin é de apenas cinco pontos. Matematicamente, todos os 38 competidores que estão inscritos no campeonato têm chances de sair da Bahia com o título brasileiro.

Correndo em casa e vencedor da etapa em 2018, o baiano Luiz Gabriel Lazzari quer repetir o bom resultado e, quem sabe, ficar com o título. “No ano passado eu venci a etapa aqui na Bahia. Nesse ano em Cordeirópolis tivemos um início difícil, com pneu furado, batidas... agora vamos dar o máximo para vencer todas as baterias e vencer a etapa”, disse o piloto do kart #732. “Correr em casa é teoricamente mais fácil, a gente já tem um acerto de carro, conhece o terreno e isso ajuda”, completou o piloto que ocupa a oitava posição na classificação geral, com 32 pontos.

Pelo Autocross, a etapa baiana será mais um degrau na briga pelo campeonato, que está equilibrado e deve definir seu campeão apenas na última etapa, em novembro, em Cuiabá (MT). Após vencer uma das provas em São Paulo, o mato-grossense Vanderlei Reck quer ampliar a liderança na Bahia para decidir o título em casa. “Estou me preparando muito para LEM, no momento eu sou o líder do campeonato, mas tem muito chão pela frente até a definição do título. Para vencer o campeonato é preciso ter arrojo e, ao mesmo tempo, uma regularidade de resultados”, avalia o piloto do carro #25, que gosta muita da pista baiana. “É uma pista que eu gosto e consigo bons resultados. O carro está muito bom e estamos confiantes em um ótimo resultado, mantendo a liderança do BRVT", completou.

Mas a briga pelo pódio em LEM será acirrada, uma vez que na disputa pelo campeonato estão dois pilotos baianos que vivem momentos diferentes na competição. Por um lado, William Cancelier, que fez uma excelente primeira etapa em Cuiabá e assumiu, naquele momento, a liderança da competição, mas não teve a mesma sorte em São Paulo e não conseguiu sustentar a vantagem. Por outro lado, tem Adroaldo Weisheimer, que viveu o oposto: uma etapa ruim em Cuiabá e um ótimo desempenho na etapa paulista.

Cancelier quer aproveitar a corrida em casa para sair em vantagem na etapa. “Estamos trabalhando muito no carro para deixar o mais ajustado possível. O objetivo é marcar o maior número de pontos na etapa. Vamos correr em casa, então temos o privilégio de saber as particularidades da pista”, disse o piloto do carro #765.

Adroaldo está focado no título e enxerga a etapa como um passo importante para a conquista. “Vamos para a terceira etapa com confiança e muita determinação. Me sinto bem nessa pista de LEM, fui campeão baiano no ano passado, gosto muito do traçado. A equipe inteira está se esforçando para a conquista do título”, comentou o piloto que está focando em todos os sentidos na preparação para o campeonato. “A categoria está evoluindo muito e não tem como desfocar de nada, tem que se preparar bem psicologicamente e fisicamente. Vamos nos divertir, mas com o intuito de sair campeão”, completou o piloto do carro #33.

A terceira etapa do BRVT 2019 é uma realização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e do Clube de Pilotos do Oeste (CPO). O certame conta com patrocínio máster da UPL e da Firestone como patrocinador platinum. O BRVT transmite suas corridas em seu canal do Youtube (youtube.com/brvtonline).

Etapas do BRVT 2019:

1ª etapa – Dias 26, 27 e 28 de abril – Autocross - Cuiabá (MT)
2ª etapa – Dias 14, 15 e 16 de junho – Autocross, Kartcross e Turismo VNT – Cordeirópolis (SP)
3ª etapa – Dias 2, 3 e 4 de agosto – Autocross e Kartcross – L.E.M. (BA)
4ª etapa – Dias 1, 2 e 3 de novembro – Autocross – Cuiabá (MT)

Notícias

Página inicial