Motor On Line
Notícias-

Rally: GS Racing toma conta do pódio geral da Master no Transcatarina
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Aline Ben da Costa
Comunicação 4x4
Equipe também contou com destaques nas categorias Graduado, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light.

Foram 800 quilômetros de provas, muitos balaios, pegadinhas, poeira e desafios entre as cidades de Fraiburgo e Blumenau. O 11º Transcatarina foi realizado entre os dias 9 e 13 de julho e ainda passou pelas cidades de Caçador e Rio Negrinho, reunindo quase 200 veículos e 800 pessoas que acompanharam o comboio de um dos maiores rallys de regularidade do país. E foi enfrentando esse percurso que a GS Racing fez bonito em seu primeiro Transcatarina. A equipe não só venceu a Master, categoria dedicada aos competidores mais experientes, como também ocupou todos os cinco lugares do pódio geral. Ao final dos três dias de prova, a GS Racing também garantiu destaques nos pódios das categorias Graduado, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light.

No total, a GS Racing participou do Transcatarina com um grupo de 17 carros distribuídos em todas as categorias, mas com a maioria concentra na Master, onde estão os mais experientes e competitivos pilotos e navegadores. Esse grupo contou com apoio mecânico da Trilha SC e ainda uma infraestrutura que incluía um motorhome, três mecânicos, dois cozinheiros, um assessor de logística, um assessor de imprensa/fotógrafo e um chefe de equipe.

De ponta a ponta na Master

Entre os mais experientes a GS Racing sobrou e não deixou troféu para ninguém no ranking final. O piloto Olair Fagundes, de Cuiabá (MT), e o navegador Jhonatan Ardigo, de Apucarana (PR), competem juntos desde 2017. A dupla dominou a categoria Master desde a realização do prólogo e entrou para a seleta lista de campeões do Transcatarina. "A prova deste ano foi uma das mais complexas que já participei, fazendas em alta velocidade, muitos balaios e diversos terrenos que exigiram muito do piloto e do navegador", comenta Jhonatan.

Com um total de oito participações na competição no currículo, o navegador campeão do 11º Transcatarina contou com uma dificuldade a mais neste ano. Jhonatan passou a prova inteira sem enxergar direito devido a uma bactéria que atingiu seu olho direito. "A cada dois ou três minutos ao piscar meu olho direito embaçava, atrapalhando a visão dele e também do esquerdo, o que me incomodou bastante durante a prova, mas no fim deu tudo certo", salienta.

Jhonatan tem 27 anos e completa dez de rally em agosto deste ano. Já foi campeão da Copa Troller, Mitsubishi Motorsports Sudeste e Nordeste, Transparaná, Cerapió, Piocerá, Transbahia, Campeonato Paranaense e Rally do Cerrado. "O título que estava faltando era esse. Chegamos com o desejo de ficar entre os cinco, mas vencemos o prólogo e também o primeiro dia e aí foi mudando nossa cabeça. Queríamos o título, então vencemos o segundo dia e com a combinação dos resultados ficamos praticamente com a mão na taça, era só terminar o terceiro e último dia que daria certo. Foi meu primeiro título no Transcatarina e o que eu mais estava esperando por ser a melhor e mais difícil prova de rally regularidade do Brasil", encerra Jhonatan.

Ainda na categoria Master, a GS Racing comemorou o vice-campeonato com o piloto Gustavo Schmidt (Guga), de São José (SC), e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí (RS). Tricampeão do Transcatarina como navegador, Guga chegou perto do primeiro título como piloto em 2019. "Foi sensacional! Uma prova excelente, muito pegada, todas as nove etapas foram do jeito que gostamos. Ser vice-campeão no evento mais difícil de todos os anos é um excelente resultado! Faltaram detalhes que vamos corrigir para os próximos anos, mas o carro reagiu de forma perfeita", detalha Guga.

A GS Racing ainda completou o pódio geral da categoria Master com o piloto Flávio Roberto Kath (Poder), de Blumenau (SC), e o navegador Marcos Maia Panstein, de Jaraguá do Sul (SC), em terceiro lugar. O piloto Leandro Rodrigo Riffel, de Piratuba (SC), e o navegador Michael da Silveira Masson, de Capinzal (SC), subiram pela primeira vez juntos no pódio do Transcatarina com um quarto lugar na Master. Fechando o pódio da categoria, o piloto Acyr Hideki, de Corupá (SC), e o navegador Renan Medeiros, de Blumenau (SC), que já foram campeões em 2013, encerraram a competição com o quinto lugar.

Pódios em todas as categorias

A GS Racing seguiu com presença nos pódios de todas as categorias do 11º Transcatarina, mostrando que as próximas gerações estão se preparando para grandes resultados. Na Graduado, a equipe conquistou o quarto lugar com o piloto Márcio Schlindwein, de Palhoça (SC), e o navegador Leonardo Agustinho de Melo, de São José (SC).

Já na Turismo, a dupla de Piratuba (SC) formada por pai piloto e filho navegador, José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade, ficou com o quarto lugar após assustar os adversários quando foram campeões do prólogo. A dupla conquistou o título da Turismo Light no ano passado e essa foi a primeira participação pela categoria Turismo. "Este ano não íamos participar, decidimos na última hora e foi uma semana muito divertida. Aprendemos várias coisas tanto para o navegador quanto para o piloto. Passamos por diversos terrenos com pedras, barro e areia, sendo a Mineração Veiga e o Autódromo de São Bento os lugares mais desafiadores", comenta o navegador de apenas 12 anos.

Pelas categorias destinadas aos iniciantes no esporte a GS Racing conquistou um quinto lugar com a dupla de Belo Horizonte (MG) formada pelo piloto Eduardo Pereira e pela navegadora Maria Beatriz de Andrade na categoria Turismo Iniciante. Já pela Turismo Light, outra dupla de pai piloto e filho navegador subiu ao pódio. Vindos de São José (SC), o piloto Ricardo Hoffmann e o navegador Guilherme Hoffmann conquistaram o terceiro lugar na classificação geral.

GS 4x4 Performance atende campeões da Turismo Iniciante e Light

Outras duas duplas que receberam atendimento da GS 4x4 Performance, parceira da GS Racing, durante o Transcatarina fizeram bonito. O piloto Osmar Fleischmann e seu filho, o navegador Vitor Fleischmann, de São Bento do Sul (SC), com carro chipado pela GS 4x4 Performance foram os grandes campeões da categoria Turismo Iniciante. Já o piloto Giovani Rodrigues Modolon, de Jaguaruna (SC), e o navegador Fábio Augusto Conte, de Joaçaba (SC), instalaram novo pedal no Troller e foram campeões da categoria Turismo Light.

Transmissão direta do Transcatarina

Os bastidores e resultados da GS Racing no 11º Transcatarina foram divulgados durante todo evento pelo Instagram da equipe. As publicações ainda estão disponíveis no destaque do Stories do perfil @gsracing no item "Transcatarina". Siga a equipe e acompanhe as novidades. As notícias também são publicadas no Facebook pela página da GS Racing no endereço fb.com/racinggs.

As inscrições para o 12º Transcatarina já foram abertas e as duplas da GS Racing já estão se inscrevendo. A competição acontece em 2020 entre os dias 7 e 11 de julho e ainda não tem as cidades definidas.

Notícias

Página inicial