Motor On Line
Notícias-

F-4 Italiana: Gianluca Petecof vence pela terceira vez em quatro provas
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Divulgação
Brasileiro da Academia Shell Racing domina corrida disputada com pista úmida em Misano e dispara na liderança do campeonato.

Com mais uma pilotagem impecável, o brasileiro Gianluca Petecof conquistou neste sábado em Misano a terceira vitória em quatro corridas na temporada 2019 do Italiano de Fórmula 4. O piloto da Academia Shell Racing liderou todas as voltas da prova largando da pole position, e, com o resultado, chegou a 85 pontos na liderança do campeonato contra 40 de seu mais direto perseguidor.

Com o asfalto parcialmente molhado pela chuva, os pilotos largaram atrás do safety car. A pista estava muito traiçoeira, com partes molhadas e outras praticamente secas. Depois de duas voltas completadas, foi agitada a bandeira verde, e o competidor da Academia da Ferrari manteve a liderança sem dificuldades.

No começo, a disputa pelo primeiro lugar ficou entre Petecof e seu companheiro de equipe Paul Aron. Na primeira metade dos 30 minutos de prova, o brasileiro controlou o adversário sem permitir uma tentativa de ultrapassagem.

Na parte final, Dennis Hauger e Niklas Krütten encostaram nos pilotos da Prema, e a briga ficou entre quatro pilotos. A dez minutos do fim, Aron tentou a ultrapassagem sobre Petecof e os carros se tocaram, mas o brasileiro manteve a ponta, enquanto o concorrente caiu para quarto.

O sol ameaçou sair entre as nuvens, e a pista começou a secar definitivamente nas voltas finais. Hauger chegou a tentar um ataque, mas Petecof voltou a abrir uma distância segura para vencer pela terceira vez em quatro corridas na temporada 2019.

Neste domingo, Gianluca Petecof volta à pista para a disputa das duas provas restantes do fim de semana. Na primeira, às 4h (de Brasília), o brasileiro parte em sexto, mesma posição de largada para a segunda corrida, às 9h40.

Os sites oficial da categoria (f4championship.com) e Motorsport.com transmitem as duas corridas deste domingo ao vivo.

O que disse Gianluca Petecof:

"Foi uma vitória muito boa, e difícil, com o pessoal ali colado o tempo todo. Antes da corrida estava molhado, aí secou e todo mundo colocou pneus slicks para ir para o grid, mas começou a chover de novo. Largamos com pneus de chuva, eu sabia que poderia ser uma corrida com mais acidentes, mas foi uma prova bem limpa. Pude manter a liderança sempre com pressão atrás e saí com a vitória. O que importa é sair com os pontos nos dias mais difíceis, faz uma grande diferença. Tenho uma boa margem no campeonato agora, então o importante é focar para amanhã e garantir a maior quantidade possível de pontos."

Resultado da prova:

1º G.Petecof - 32m51s313
2º D.Hauger - a 0s943
3º N.Krütten - a 1s998
4º P.Aron - a 5s173
5º O.Rasmussen - a 7s794

Classificação do campeonato:

1º G.Petecof - 85 pontos
2º J.Durksen - 40
3º M.Belov - 35
4º R.Stanek - 32
5º O.Rasmussen - 24

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Projeto Ano 3 - Formando Um Verdadeiro Campeão atráves do programa Lei de Incentivo da Secretária Especial do Esporte no processo 58000.011283/2018-32.

Notícias

Página inicial