Motor On Line
Notícias-

Rally: Trancos RS estreia categoria motos e faz a festa na lama de Jaquirana
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Aline Ben da Costa
Comunicação 4x4
Competição reuniu ainda UTVs, quadriciclos e carros 4x4 nas categorias Graduado, Turismo, Light, Passeio e Adventure.

O Rally Trancos RS realizou a sua segunda prova do ano no último sábado, dia 11 de maio, em Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha. A cidade já é tradicional nas competições da Trecho 1 e Copa Trancos & Barrancos e neste ano fez história sediando a estreia da categoria de motos na competição de rally regularidade. O frio característico da região deu uma trégua aos competidores, mas a chuva se encarregou de deixar o terreno devidamente molhado e liso para garantir a emoção da prova para a estreia das motos e também para a passagem de UTVs, quadriciclos e carros 4x4 nas categorias Graduado, Turismo, Turismo Light, Passeio e Adventure.

No total, os competidores percorreram 130 quilômetros de prova, sendo 56 de trecho cronometrado, passando por uma pista montada na Serraria Ouro Verde e por mais três fazendas da região. A prova organizada pelo diretor Alexandre Rech foi dividida em duas etapas e contou com mais de quatro horas de duração. Os comboios do Passeio e da Trancos Adventure puderam acompanhar os competidores sendo desafiados na pista da serraria e depois seguiram seus respectivos trajetos, cada um com seu nível de emoção, pelas belas paisagens da região.

Vitória e liderança na Graduado

Entre os competidores de carros, a categoria mais disputada lançou um novo líder na competição. Vencendo as duas etapas da prova, o piloto Everton Gratt, de Capinzal (SC), e o navegador Wesley Sari, de Ouro (SC), subiram no alto do pódio de Jaquirana e, de quebra, alcançaram o primeiro lugar na classificação geral. "Sem sombra de dúvidas foi uma excelente prova, do jeito que gostamos, com chuva, barro e paisagens maravilhosas. E tudo isso nos proporcionou o lugar mais alto do pódio", diz Wesley.

Para o piloto campeão da Graduado, o destaque ficou para a chuva que apimentou ainda mais o percurso. "Deu uma boa apimentada e o Rech não aliviou nas médias, então exigiu bastante, tanto do piloto, quanto do navegador e do carro. Foi uma prova muito boa, gostei demais, foi nota dez", afirma Everton.

Duplas de pais e filhos fazem a festa na Turismo

Pela categoria intermediária de carros 4x4 uma dupla formada por pai piloto e filho navegador levou a melhor. César Leobet e Eduardo Leobet vieram de Piratuba (SC) para vencer a prova de Jaquirana e entrar na briga pelo campeonato. "Sempre fomos envolvidos no mundo das competições, eu corria de moto e meu pai sempre me acompanhava. Eu também já tinha navegado algumas vezes com outras pessoas, mas no começo do ano passado decidimos comprar um Troller para o pai iniciar no rally. Como ele sempre gostou de dirigir, para mim é um prazer participar das provas ao lado dele. Acredito que temos muito para evoluir ainda lado a lado, mas já estamos colhendo alguns frutos", comenta Eduardo.

O segundo e o terceiro lugares da categoria também foram ocupados por duplas formadas por pais na pilotagem e filhos na navegação. O piloto Ari Tondin e o navegador André Tondin, também de Piratuba (SC), ficaram com a segunda colocação a bordo de um Jeep Willys. Já o piloto Carlos Alberto Volpato e o navegador Carlos Alberto Volpato Filho, de Tubarão (SC), subiram no pódio em terceiro lugar.

"Foi uma prova muito bem levantada novamente. Jaquirana é abençoada pela chuva que faz o terreno ficar extremamente liso. O risco um pouco maior às vezes é positivo, porque deixa o piloto e navegador ainda mais ligados para não cometerem erros. Tentamos fazer nosso melhor dentro do limite do carro e terminamos a prova com a sensação de dever cumprido", destaca André.

Campeões inéditos na Turismo Light

Na categoria dedicada aos iniciantes no esporte uma dupla de irmãos de Criciúma (SC) fez bonito e venceu pela primeiro vez uma competição de rally regularidade. A bordo de um charmoso Jimny amarelo, o piloto Reginaldo Francisco Cechinel e o navegador Claiton Cechinel fizeram o primeiro lugar nas duas etapas da prova e garantiram o troféu de campeões de Jaquirana no Rally Trancos RS.

O piloto da Light destacou a diversidade de terrenos da prova, que contou com lama, pedras, pasto e, inclusive, travessia de rios. "A prova estava muito legal, e cada vez mais ficamos à vontade e curtindo a brincadeira que começou a ficar séria. Este pódio nos empolgou para buscarmos cada vez melhores resultados. Foi tudo muito show, desde a organização impecável, preocupada com os detalhes de segurança e respeito ao meio ambiente, até as trilhas com bastante lama escorregadia para tornar a diversão ainda mais bacana", diz Reginaldo.

Com os resultados acumulados nas duas primeiras provas do ano, a dupla de irmãos também garantiu a liderança na classificação geral da competição. "Com a experiência que estamos ganhando este ano conseguimos elevar o nível de navegação, adequando ao que a prova exige e reduzindo muito os erros. Este resultado que conseguimos nos deixa bem mais confiantes para as próximas competições", afirma Claiton.

Vitória gaúcha nos UTVs

Entre os UTVs, o Rio Grande do Sul se destacou com a vitória que garantiu também a liderança na classificação geral da competição para o piloto Roberto Keller, de Santa Cruz do Sul (RS), e o navegador Marcelo Ritter, de Santana do Livramento (RS). "Foi uma prova de tirar o fôlego do navegador e do piloto, com muita pegadinha. O Rech está especialista em provas de alto nível, muito bem medida, com exigência altíssima para o piloto e o navegador. A organização do Rally Trancos RS está de parabéns, em cada prova somos surpreendidos, cada vez mais em destaque no cenário nacional, temos que agradecer em ter um organizador deste nível aqui no Rio Grande do Sul", afirma Marcelo.

Para o piloto Roberto a prova de Jaquirana foi para profissionais. "Sem dúvida umas das melhores que já andei, muito técnica, com médias altas e com o piso molhado. Ficou difícil de manter o tempo sem erros, mas felizmente terminamos as duas etapas sem nenhum problema e sem nenhum erro, garantindo assim a vitória", destaca.

Bicampeão da Fórmula Truck nos UTVs

A prova de Jaquirana ainda contou com uma participação especial entre os UTVs. O piloto Jorge Raimundo Fleck, de Três Passos (RS), contabiliza 48 anos de experiência no automobilismo, e voltou a competir em 2019 após 15 anos longe das pistas. "Recebi o convite do Luciano Gualdi, a quem conheci criança, para participar das provas de rally regularidade com os UTVs, que eu mal sabia o que eram", conta.

Fleck começou no kart em 1970, seguiu para o rally e foi bicampeão da Fórmula Truck nos anos de 1999 e 2000. No total, acumula 16 títulos na carreira. Em Jaquirana, o piloto enfrentou um novo desafio comandando um UTV ZForce 1000 e conquistou o segundo lugar na prova ao lado do navegador Marcelo Fabro, de Caxias do Sul (RS). "Foi uma prova com trechos rápidos, dificílimos, que exigem muito dos carros, navegadores e pilotos. Para mim uma surpresa, mas muito legal, divertidíssimo. E só ganha quem é muito competente, navegadores e pilotos, sem desconsiderar os equipamentos. Se os convites para participação persistirem, com certeza continuo nas disputas. Muito competentes as organizações e agradabilíssimas as companhias. Recomendo", encerra o bicampeão.

Criciúma vence entre nos quadriciclos

O piloto de Criciúma (SC), Ricardo Santos, representou a equipe Quadrisul e garantiu o primeiro lugar e a liderança na classificação geral do Rally Trancos RS. "Achei uma prova muito técnica, exigindo concentração, principalmente no quadri onde temos que pilotar, navegar e corrigir hodômetro ao mesmo tempo. Com o piso molhado ainda fica tudo mais difícil, mais também mais divertido. Acredito que os pilotos estão evoluindo, e as provas também, exigindo cada vez mais dos participantes. Um show à parte foi o local da prova, com destaque para a passagem no Passo do S", comenta Ricardo.

Piloto de Caxias é o primeiro campeão das motos

Na estreia da categoria no Rally Trancos RS, o piloto Ewerton Toledo de Lucena garantiu a primeira colocação entre as motos. "Recebemos um convite muito especial do Alexandre Rech para implantar e testar a categoria motos no Rally Trancos RS. Foi um prazer e um orgulho participar da prova de Jaquirana, principalmente porque meu espírito de navegação nasceu nas provas do Rech. Acredito que a modalidade tem muito futuro, temos alguns detalhes diferentes nas motos, coisa que é só ajeitar para fortalecer e engrandecer ainda mais o evento", destaca Ewerton.

Em 2019 o Rally Trancos RS está rodando o estado realizando quatro provas em cidades características para o esporte off-road. A competição nasceu da tradicional Copa Trancos & Barrancos, que agora vai acontecer como evento especial em um final de semana na Serra Gaúcha, ainda com a data a ser definida. O Rally Trancos RS realizou a primeira prova do ano em Palmares do Sul e, depois de Jaquirana, segue para Piratini no dia 20 de julho e encerra em Passo Fundo no dia 30 de novembro.

Desenvolvimento Social

Todos os eventos promovidos pela Trecho 1 Eventos e Promoções contam com atividades sociais para envolver os competidores com a comunidade onde vai acontecer o rally. Em Jaquirana todas as duplas inscritas fizeram a doação de dez quilos de alimentos não perecíveis que foram encaminhadas ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município.

Inscrições abertas para Piratini

As inscrições já estão abertas para a próxima etapa da competição e podem ser realizadas através do site www.trecho1.com.br. A prova acontece na cidade de Piratini no dia 20 de julho.

Atenção: Novatos com qualquer carro 4x4 e que estejam interessados em aprender navegação e iniciar no esporte podem entrar em contato com a organização do evento através do telefone/Whats App (54) 99103.7179 ou pelo e-mail contato@trecho1.com.br.

O Rally Trancos RS tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A organização é de Trecho 1 Eventos e Promoções e Associação de Pilotos de Passo Fundo (APPF). O patrocínio é de Troller Trilha Florauto, GS 4x4 Performance, Gratt Indústrias de Máquinas, DSTRAC Performance 4×4, Revenda Marr Sul Power Sports, Multital Factoring, Imóveis Crédito Real, A2M Motorsport V-trek, Q7 Off-Road, Tecnnic Eletrônica Industrial, Cooper Tires, Prefeitura de Palmares do Sul e Prefeitura de Jaquirana. O apoio é de Jeep Moto Clube de Palmares do Sul, Flosul Madeiras, Pampa Jipe Clube, D'primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.

Confira abaixo os pódios completos da prova de Jaquirana:

CARROS 4X4 | GRADUADO (Piloto/Navegador)
1º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
2º Carlos Eduardo Ruschel e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
3º Milton Roberto Dresch (Estrela-RS) e Thiago Silva (Gravataí-RS)
4º Giovani de Mello e Pedro Pescador de Mello (Porto Alegre-RS)
5º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Arlom Savariz (Ouro-SC)

CARROS 4X4 | TURISMO (Piloto/Navegador)
1º César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
2º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
3º Carlos Alberto Volpato e Carlos Alberto Volpato Filho (Tubarão-SC)
4º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Ouro-SC)
5º Daniel Caetano e Mário Costa (Pelotas-RS)

CARROS 4X4 | TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Reginaldo Cechinel e Claiton Cechinel (Criciúma-SC)
2º Ricardo Guarda e Pedro Dalle Grave (Caxias do Sul-RS)
3º Ramon Oliveira de Souza e Samuel Serafin da Silva (Tubarão-SC)
4º Fernando Mees e Aline Bergmann (Venâncio Aires-RS)
5º Antônio dos Santos Astorga e Maria Lúcia Astorga (Florianópolis-SC)

CARROS 4X4 | UTV (Piloto/Navegador)
1º Roberto Keller (Santa Cruz do Sul-RS) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento-RS)
2º Jorge Raimundo Fleck (Porto Alegre-RS) e Marcelo Fabro (Caxias do Sul-RS)
3º Marcus Chiattoni e Fábio Oliveira Frank (Pelotas-RS)
4º Aurélio Bilhalva e Fábio Bilhalva (Pelotas-RS)
5º Charles Reis e Rafael Reis (Gramado-RS)

CARROS 4X4 | QUADRICICLO
1º Ricardo Santos (Criciúma-SC)
2º Valmir Francisco Carminati (Criciúma-SC)

CARROS 4X4 | MOTOS
1º Ewerton Toledo de Lucena (Caxias do Sul-RS)
2º Vlademir Rogério Smaniotto (Dois Irmãos-RS)
3º Antônio Márcio Godinho (Caxias do Sul-RS)

Notícias

Página inicial