Motor On Line
Notícias-

F-4 Alemã: após vencer estreia da categoria Petecof estreia no Italiano em Vallelunga
Reportagem: Luis Ferrari
Piloto da Academia Shell Racing disputa primeira de sete rodadas triplas pela equipe Prema de olho em mais vitórias.

Depois de começar com vitória a temporada 2019 no Alemão de Fórmula 4, o piloto brasileiro Gianluca Petecof disputa neste fim de semana a rodada tripla que abre o Italiano da categoria, no circuito de Vallelunga, nas proximidades de Roma.

Em 2018, o piloto da Academia Shell Racing foi o melhor estreante no Italiano e ainda venceu sua primeira corrida, em Mugello. Agora, depois de uma série de treinamentos e com a experiência de uma temporada como integrante do programa de desenvolvimento da Ferrari, o pensamento é total no título.

Em Vallelunga, o brasileiro de 16 anos encara um traçado de 4.085 metros no qual a maioria das curvas é de alta velocidade, mas existe um miolo com duas curvas de 180 graus muito lentas.

As etapas do Italiano têm três corridas, uma no sábado e duas no domingo, mas, diferentemente do Alemão, os dois treinos classificatórios determinam todos os grids: o primeiro decide as posições de largada da prova 1, enquanto a segunda sessão define as colocações para as demais corridas - o melhor tempo, para o grid da segunda corrida, e a segunda melhor marca, para a terceira.

O grid da categoria é um dos mais numerosos e competitivos do mundo, com 37 pilotos de 19 nacionalidades e 14 equipes diferentes. No ano passado, sete pilotos terminaram a temporada com vitórias nas 21 corridas disputadas.

A corrida de sábado terá sua largada às 13h (de Brasília), enquanto as demais, no domingo, começam às 5h10 e 12h15, sempre com transmissão ao vivo do site oficial da categoria (http://f4championship.com).

O que disse Gianluca Petecof:

"Nosso objetivo é bastante claro: é vencer. Semana passada, na abertura do Alemão, cumprimos esse objetivo na primeira corrida ao vencer com 14 segundos de vantagem, um recorde, mostrando nossa força e nosso potencial. Para este fim, de semana, o objetivo não é vencer apenas uma, mas mostrar consistência e principalmente lidar melhor com certas situações, um dos pontos fracos da última semana, quando poderíamos ter saído líderes do campeonato com boa vantagem, mas não pontuei nas corridas 2 e 3. É firmar nosso potencial, aproveitar que no Italiano os treinos determinam todos os grids e largar na nossa posição real"

Programação da etapa* (horários de Brasília):

Sexta-feira, 3 de maio
4h50 - Primeiro treino livre
9h40 - Segundo treino livre

Sábado, 4 de maio
6h05 - Classificação 1
6h30 - Classificação 2
13h - Corrida 1

Domingo, 5 de maio
5h10 - Corrida 2
12h15 - Corrida 3

*sujeita a alterações

Calendário do Italiano de F4:

4 e 5 de maio - Vallelunga
18 e 19 de maio - Misano
6 e 7 de julho - Hungaroring (Hungria)
13 e 14 de julho - Spielberg (Áustria)
31 de agosto e 1º de setembro - Imola
5 e 6 de outubro - Mugello
19 e 20 de outubro - Monza

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Projeto Ano 3 - Formando Um Verdadeiro Campeão atráves do programa Lei de Incentivo da Secretária Especial do Esporte no processo 58000.011283/2018-32.

Notícias

Página inicial