Motor On Line
Notícias-

Rally: campeões do ano passado querem repetir o bom resultado no Piocerá 2019
Reportagem: Carolina Yada
Foto: Angelo Savastano
Relembre algumas conquistas da última edição e confira as expectativas para prova que será realizada de 21 a 25 de janeiro.

O Rally Piocerá / Cerapió, tradicional prova off-road do país, reúne a cada ano novas conquistas e superações. A partir da próxima segunda-feira (21/1) mais uma história dessa competição passa a ser escrita com 32ª edição, que começará em Teresina (PI) e terá chegada inédita em Juazeiro do Norte (CE), em mais de 1.200 quilômetros de prova. Alguns campeões de 2018 vêm para a disputa como favoritos e querem repetir o bom desempenho e terminar após os quatro dias no lugar mais alto do pódio.

Nos Carros, o piloto Fernando Lage, de Belo Horizonte (MG), levou o título do ano passado da categoria Master ao lado do navegador Gustavo Schmidt. Desta vez, ele terá a companhia de Jhonatan Ardigo, de Apucarana (PR), que até então era seu adversário direto. "A expectativa é uma prova com muita dificuldade, competitividade e vou buscar meu objetivo final que é ganhar. A novidade é meu navegador, o Jhonatan, que é considerado um dos melhores do Brasil na atualidade", conta Lage.

A dupla Diogo Cavalcante e Wellington Rezende Junior, da Cearense de Rally Team, campeões em 2018 nos UTVs Graduado, explica que a última prova de regularidade que participaram foi exatamente o Cerapió 2018. "Estamos em transição de modalidade e temos feito mais provas de cross-country. Porém, não dá para ficar de fora do Piocerá e vamos encarar mais uma edição. É um rali grande, com muitas variáveis e nem sempre quem está melhor preparado vence", explica o navegador Wellington.

Wescley Dutra, de Fortaleza (CE), é o piloto a ser batido entre os Quadriciclos. O vencedor de 2018 segue na missão de manter viva a categoria, já que muitos competidores têm migrado para os UTVs. "Tenho conversado com alguns novatos e incentivando a participação", ressalta. Sobre a pressão de carregar o posto de atual campeão, ele aprendeu a lidar com a situação. "Mas é sempre bom carregar esse friozinho na barriga. Vou fazer a minha parte e tentar levar tudo direitinho até o final", completa.

Nas Motos, a disputa promete ser quente nas nove categorias. Na Master, um dos duelos mais esperados será entre Tunico Maciel, da Equipe Honda Racing, e Jomar Grecco, da Yamaha 02BH Racing. "Será uma prova desafiadora, característica do Piocerá / Cerapió, porém com grandes adversários, como o Jomar. A expectativa é muito boa e estou pronto para acelerar", diz o campeão de 2017 e 2018.

Quem vem com tudo também são os atletas das Bikes, que vão percorrer um trajeto diferente, com cerca de 300 quilômetros, em Amarante (PI), Oeiras (PI), Iguatu (CE) e Juazeiro do Norte (CE). Na Elite Masculina, Daniel Zoia vai em busca o tricampeonato. "O Piocerá é sempre uma prova surpreendente, dinâmica e que nos coloca em nível máximo o tempo todo", evidencia Zoia. Já na Elite Feminina, Letícia Jaqueline está confiante para encarar mais uma edição. "Tenho as melhores expectativas e pronta para ter como adversários as elevações, terreno e o forte calor", finaliza.

O Rally Piocerá 2019 é organizado pela Radical Produções e tem patrocínio do Consórcio Honda e Governo do Ceará; apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, Audax, Reron e Teresina Shopping; colaboração da ITTNET das Prefeituras de Amarante, Floriano, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha e Piauí Shopping. O evento também tem parcerias com o Sebrae e Prefeituras de Monsenhor Gil, Miguel Leão, Angical do Piauí, Francisco Ayres, Oeiras, no Piauí, além de Araripe e Jucás, no Ceará. Mídia oficial: Pró Moto. Resgate médico: Anjos da Vida. Segurança oficial: Cet Seg.

Programação Rally Piocerá 2019

21/01/2019 - Segunda-feira - Teresina Shopping
8h00 às 15h00 - Vistoria técnica e administrativa
8h30 às 9h10 - Briefing Bikes
9h20 às 10h00 - Briefing Motos e Moto Turismo
10h10 às 10h50 - Briefing UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
11h00 às 11h40 - Briefing Carros 4x4
19h30 - Largada Promocional
21h30 - Show Equipe Força & Ação

22/01/2019 - Terça-feira
Regularidade - Teresina (PI) a Floriano (PI)
Motos - 364 km
Carros - 316 km
Bikes - Amarante (PI) a Floriano (PI) - 82 km

23/01/2019 - Quarta-feira
Regularidade - Floriano (PI) a Picos (PI)
Motos - 282 km
Carros - 333 km
Bikes - Oeiras (PI) a Picos (PI) - 110 km

24/01/2019 - Quinta-feira
Regularidade - Picos (PI) a Iguatu (CE)
Motos - 427 km
Carros - 411 km
Bikes - Circuito em Iguatu (CE) - 90 km

25/01/2019 - Sexta-feira
Regularidade - Iguatu (CE) a Juazeiro do Norte (CE)
Motos - 206 km
Carros - 196 km
Bikes - Circuito em Juazeiro do Norte (CE) - 102 km
21h00 - Premiação no Centro de Convenções do Cariri

Notícias

Página inicial