Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell V-Power encerra participação 2018 na categoria buscando top 3
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Em prova única em Interlagos, time pode terminar em 3º na tabela, assim como Átila Abreu, que tenta ser o maior vencedor do ano.

A Shell V-Power encerra mais uma temporada na Stock Car no próximo fim de semana, com a etapa de Interlagos. O time liderado por Thiago Meneghel ocupa a terceira colocação entre as equipes e pode ainda alcançar a mesma posição entre os pilotos, com Átila Abreu.

O sorocabano, por sinal, é o maior vencedor da temporada 2018, com quatro triunfos, e ocupa até o momento o sexto lugar na tabela, enquanto o paranaense Ricardo Zonta, que também venceu no campeonato, é o nono colocado na classificação geral.

Tanto Átila como Zonta já conquistaram vitórias em Interlagos no encerramento da temporada. Em 2013, o paranaense ganhou a Corrida do Milhão, enquanto Abreu ganhou a prova derradeira do campeonato de 2015.

Ao contrário da maioria das etapas, o último evento do campeonato terá apenas uma corrida. Serão 40 minutos mais uma volta, além de um pit stop com troca obrigatória de dois pneus. Além disso, a pontuação dada aos 15 primeiros colocados será dobrada.

Em relação ao prêmio do Fan Push, um disparo adicional do botão de ultrapassagem, todos os pilotos estarão elegíveis, incluindo Átila Abreu, premiado na última etapa. Além do Fan Push, serão seis os acionamentos regulamentares do push to pass.

Nos bastidores da etapa de Interlagos, uma novidade: piloto da Academia Shell Racing, Gaetano di Mauro foi emprestado para fazer sua estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro pela equipe Hero.

A programação da última corrida da temporada 2018 começa nesta sexta-feira com dois treinos livres. Sábado, serão disputados mais um treino livre e a classificação, com transmissão do SporTV3 a partir do meio-dia (horário brasileiro de Verão).

A prova será realizada a partir das 11h, com a TV Globo passando ao vivo.

O que eles disseram:

"Chegamos ao final de uma temporada de muito crescimento, onde mostramos na pista com vitórias e pódios o excelente ano. Há duas semanas, formando dupla com o Lico (Kaesemodel) conquistamos o primeiro título nacional para a Shell Motorsport, justamente, em Interlagos palco da final da Stock Car. Venho de vitória em Goiânia e já venci em Interlagos, em uma final em 2013, a Corrida do Milhão"

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"Tem bastante coisa em jogo na última corrida, em casa. Será uma corrida em que a velocidade vai mandar muito desde a classificação, e estamos preparados. Na primeira etapa em São Paulo no ano, o carro estava competitivo mas tivemos um problema na classificação. Na corrida, nosso carro estava muito bom. Vamos trabalhar para ter essa velocidade e buscar a vitória e, com ela, o terceiro lugar, que depende do resultado dos adversários, mas seria muito importante para coroar um ano que começou difícil mas tem sido muito bom no segundo semestre. É terminar o ano bem já pensando em 2019, em busca do título"

Átila Abreu, piloto do carro #51

"É uma etapa especial a de São Paulo, sempre autódromo cheio, todos os patrocinadores, familiares de muita gente e público. Vamos para lá com muita vontade de ganhar a corrida. Nossas últimas vitórias nos credenciam a ter uma chance real disso com qualquer um dos pilotos. É uma etapa um pouco atípica, são apenas 40 minutos de prova com uma troca obrigatória de dois pneus. Então acaba sendo um pouco diferente, é uma etapa de velocidade pura, ritmo de classificação do início ao fim da corrida. Para isso, é fundamental largar na frente, então estamos tendo um foco nisso e viemos melhorando nas últimas corridas. Em Goiânia teve uma chuva que bagunçou o treino, senão estaríamos largando com os dois carros no Q3. Temos de largar nas duas ou no máximo nas três primeiras filas. Vão ser praticamente dois stints de 13 voltas, dependendo do ritmo. Vamos trabalhar com força para terminar o ano bem, em alta, como estamos no segundo semestre para estar ainda mais forte no ano que vem"

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power

Programação* (horário brasileiro de Verão):

Sexta-feira, 7 de dezembro
9h30 - Shakedown
12h10 - Primeiro treino livre
15h55 - Segundo treino livre

Sábado, 8 de dezembro
8h40 - Terceiro, treino livre
12h - Treino classificatório

Domingo, 9 de dezembro
11h - Corrida

*sujeita a alterações

Classificação do campeonato:

1º D.Serra - 297 pontos
2º F.Fraga - 272
3º R.Barrichello - 210
4º M.Wilson - 199
5º J.Campos - 198
6º Á.Abreu - 188
7º M.Gomes - 175
8º C.Bueno - 172
9º R.Zonta - 154
10º T.Camilo - 129

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial