Motor On Line
Notícias-

Rally: Copa SC Racing com muita técnica etapa de Curitibanos cumpriu promessa
Reportagem: Isis Moretti
Foto: Rodrigo Phillips
Liberdade de Ideias
A Copa SC Racing 2018 entrou na reta final, e a disputa pelo título da temporada ficou ainda mais acirrada após a etapa de Curitibanos, SC, realizada neste último sábado (20).

Neste último sábado (20 de outubro), pilotos e navegadores do rali de regularidade voltaram a ligar os motores dos seus veículos 4x4 para a terceira etapa da Copa SC Racing (válida também pelo Campeonato Catarinense de Rally de Regularidade). A prova foi realizada na cidade de Curitibanos, SC, com concentração no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro; e não faltou alegria durante a confraternização dos inscritos nas categorias Máster, Graduados, Turismo, Novatos 4x4, Pais e Filhos e Cidade.

O roteiro teve aproximadamente 120 quilômetros e adentrou as fazendas da região, destinadas ao plantio de pinus – a exemplo da Fazenda Buriti que emprestou cerca de 50 quilômetros para a competição. Com estradinhas em meio às centenas de árvores, o certame teve diversas pegadinhas e médias de velocidade justas que testaram as habilidades dos participantes. Com terreno liso e várias mudanças de direção, a terceira etapa cumpriu a promessa de ser a mais técnica da temporada 2018 e, com tudo, travou uma disputa bem acirrada entre os competidores, aumentando a ansiedade para a decisão do título de 2018.

Foco no título na Copa SC Racing

Todo começo de campeonato gera uma grande expectativa entre os off-roaders. Objetivos e estratégias são traçados com foco no ranking, na vitória e no troféu.

Para alguns, o impossível não existe! Caso da dupla vencedora da categoria Máster, Gustavo Schmidt e Enedir da Silva Júnior que “sofreu” até o último segundo para definir presença na etapa de Curitibanos. Com o carro parado em manutenção em uma oficina mecânica, eles receberam o cartão verde para competir somente às 12h, da sexta-feira (19). “Isso mesmo... Meu veículo estava quebrado e passou a semana inteira na oficina para ser consertado. O nosso prazo era curto, e nós passamos cinco dias sem definições... Foi aquela angustia”, contou Schmidt. “Mas, acreditamos que era possível e a agilidade da equipe que trabalhou no Troller foi fundamental. Disputar essa etapa era importante para nós, pois além de nos mantermos vivos na luta pelo título do campeonato, era a oportunidade que tínhamos para alcançar a liderança do ranking... E assim aconteceu! Posso dizer que buscamos essa vitória com muito afinco... Esse pódio teve um gosto ainda mais especial”, comemorou. A dupla ocupa o primeiro lugar da classificação geral, com 81 pontos.

Na categoria Graduados, a disputa foi bem acirrada... Apenas dois pontos separaram Eloi e Naor Petry (pai e filho, respectivamente) da dupla Lauro Juarez Franco Gomes e Tiago Poisl. Com 32 pontos, eles subiram no lugar mais alto do pódio e, de acordo com o piloto, esse resultado é fruto de uma parceria chamada “família”. “É um privilégio competir ao lado de meu filho. Vivemos, trabalhamos e compartilhamos da mesma paixão pelo off-road e, ainda, competimos juntos nos principais ralis do País. Vencer ao lado do meu filho é uma emoção enorme... Subir ao pódio ao lado dele é uma sensação indescritível”, detalhou o piloto Eloi, que elogiou bastante a organização do certame. “O terreno estava liso e com bastante barro. Foi tudo 100% e todos os envolvidos estão de parabéns”. Após a etapa de Curitibanos, pai e filho ocupam agora o quarto lugar do ranking geral da categoria Graduados.

Entre os off-roaders da Turismo, os melhores foram Edson Ziolkowski e o navegador Luciano Pasqual, com 34 pontos. “A prova foi muito boa e manteve o padrão SC Racing de rali. O navegador fez toda a diferença neste resultado”, falou o piloto.

Quem está vivendo um momento de muita alegria, é a dupla Giovani Rodrigues Modolon e Fábio Augusto Conte. O piloto estreou no esporte este ano, e já comemorou a primeira vitória. “Um roteiro muito bem planilhado, com referências exatas e também diversas pegadinhas, além do barro devido às chuvas dos dias anteriores. O cenário era lindo, mas claro que não deu para apreciar a paisagem, pois tínhamos de ter concentração no livro de bordo, e colocar nosso conhecimento em prática”, disse Modolon.

Na categoria Pais e Filhos, o primeiro lugar foi ocupado por José Andrade Júnior e Bernardo Andrade. “Disputa técnica e com várias mudanças de média de velocidade. A nossa estratégia foi manter a calma e agir em equipe. O percurso exigiu do piloto, pois o terreno estava escorregadio, e exigiu do navegador para corrigir o hodometro constantemente, pois o pneu patinava demais e o equipamento capturava o que o carro andou, ainda que o pneu girasse em falso”, detalhou Júnior.

E teve dupla curitibanense no topo do pódio da categoria Cidade, com estreia do piloto Gabriel Malte Trebien. Ele contou com a navegação da namorada, Sabrina Louise Sonda Bastos, que também retornou às competições. “A prova foi bem técnica, com várias mudanças de velocidade que testaram o pé do piloto. Essa foi a primeira experiência do Gabriel, que está acostumado com os trilhões e adventure”, explicou Sabrina. “A etapa superou nossas expectativas, foi melhor do que imaginávamos e nossa primeira prova juntos. Pegamos bem o ritmo um do outro e ficou o ‘gostinho de quero mais’”, completou a navegadora.

A grande final da Copa SC Racing será no dia 01 de dezembro, em Florianópolis, capital catarinense. As inscrições já estão abertas em www.transcatarina.com.br.

Resultado – Copa SC Racing
Etapa 3 / Curitibanos

Categoria Máster
1º Gustavo Schmidt e Enedir da Silva Júnior, 34 pontos
2º Eduardo Moser e Rafain Walendowsky, 27 pontos
3º Hamilton dos Santos Medeiros e Marcos Maia Panstein, 27 pontos
4º Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores, 24 pontos
5º Leandro Rodrigo Riffel e Michael da Silveira Masson, 23 pontos,

Categoria Graduados
1º Eloi Petry e Naor Petry, 32 pontos
2º Lauro Juarez Franco Gomes e Tiago Poisl, 30 pontos
3º Everton Gratti e Wesley Sari, 28 pontos

Categoria Turismo
1º Edson Ziolkowski e Luciano Pasqual, 34 pontos
2º Giovani Arnaldo de Melo e André Tondin, 28 pontos
3º Julio Schlindwein Júnior e Leonardo Agustinho de Melo, 27 pontos
4º Antonio Enio dos Santos Filho e Diego Fernando e Sá dos Santos, 25 pontos

Categoria Novatos 4x4
1º Giovani Rodrigues Modolon e Fábio Augusto Conte, 34 pontos
2º Paulo Antonio Lacowics e Ramon Paulo Lemos Lacowicz, 30 pontos
3º Fábio Francisco Dalpaz e Deivid de Giacometi, 25 pontos
4º Altair José Maziero e Eduardo Grezel Baldissera, 25 pontos
5º Rodrigo Matos da Silva e Claudio da Silva Júnior, 20 pontos

Categoria Pais e Filhos
1º José Andrade Júnior e Bernardo Andrade, 34 pontos
2º Telmo Ferreira Bastos e Leonardo Felipe Sonda Bastos, 28 pontos
3º Osmar Fleishmann e Vitor Fleischmann, 27 pontos
4º Oscar José Schmidt e Chico CCCC, 25 pontos
5º Ricardo Hoffmann e Guilherme dos Santos Hoffmann, 22 pontos

Categoria Cidade
1º Gabriel Malte Trebien e Sabrina Louise Sonda Bastos, 34 pontos
2º Fernando Luis Schlickmann e Jonas Muchau, 30 pontos
3º Moacir José Cunhago e Aline Klug, 26 pontos

A SC Racing tem patrocínio de Floripa Textil, Concessionária Trilha SC, SFI Chips. Apoio de Gatos & Atos, Lavanderia Lave Bem, Grupo Gratt, Quatorze08

Realização: SC Racing
Supervisão: FAUESC

Notícias

Página inicial