Motor On Line
Notícias-

Bruno Baptista encara os dois maiores desafios para jovens baseados no Brasil
Reportagem: R. Siqueira / R. Durante / D. Betting
Foto: Victor Eleutério
BestPR Comunicação
Piloto da Hero realiza, simultaneamente, ano de estreia na Stock e "shoot out" da Porsche.

Enfrentar o grid mais que estrelado da Stock Car – uma categoria que permite pouquíssimos treinos de adaptação e por isso gera uma grande desvantagem para os iniciantes – já era considerado uma ousadia e tanto. Afinal, o grid composto por ex-pilotos de F-1 e campeões de vários campeonatos internacionais costuma ter mais de 25 carros no mesmo segundo. Mas o paulista Bruno Baptista, da equipe Hero Motorsport, somará a este desafio um outro que está igualmente no nível máximo que um talento em ascensão pode encarar partindo do automobilismo brasileiro: ele foi selecionado pela Porsche Império Carrera Cup para representar o país na disputa que escolherá entre jovens de vários países dois pilotos que podem representar a marca nas temporadas seguintes.

O “shoot out” será realizado entre 29 de outubro e um de novembro, na Alemanha. Dessa forma, Baptista é o protagonista de uma temporada se configura como o maior teste para um jovem piloto que compete no Brasil. “É aquela história: nos dois casos eu só tenho uma bala na agulha. Tenho que aproveitar cada oportunidade que estes dois desafios possam oferecer, por que a concorrência é muito forte tanto na Stock quanto no shoot out da Porsche. Como a gente diz, é preciso matar um leão por dia. E o próximo eu vou enfrentar lá na Alemanha”, diz o mais jovem competidor da Stock Car em 2018, de apenas 21 anos. “O importante é que neste ano estou bem focado e vivendo uma temporada de nível muito alto tanto na Stock quanto na Porsche Cup que disputo aqui no Brasil. Acho que a minha escolha por parte da Porsche veio em função dessa ambientação, que me deixou bem preparado para qualquer desafio na pista”, resumiu.

Baptista, no entanto, vê na seletiva da marca alemã muito mais do que apenas uma oportunidade de carreira. “Serei o único brasileiro e isso já diz muito do que significará esta oportunidade na Alemanha, pelo menos para mim”, explica. “O Brasil tem uma tradição enorme e ainda hoje quando um piloto brasileiro entra na pista pela primeira vez, todos prestam atenção. Aquela bandeira que a gente leva ao lado do nosso nome, no cockpit, “fala” muita coisa. Então, para mim, trata-se de uma honra e também de uma grande responsabilidade. É com alegria por ter sido selecionado e com um enorme senso de missão a cumprir que vou para a pista no final de outubro. Não poderia ser de outra forma”, resumiu Bruno Baptista.

Maratona

A participação de Bruno no shoot out também envolverá uma maratona de viagens, de forma que ele consiga cumprir seus compromissos na pista. O piloto embarcará em São Paulo para a Alemanha no dia 28, um domingo, chegando ao local da seletiva no dia seguinte. De terça a quinta-feira, ele estará envolvido com os testes que definirão os dois selecionados pela Porsche. E na própria quinta-feira o jovem terá que sair direto do autódromo para o aeroporto, a fim de embarcar de volta ao Brasil. Na sexta-feira, ao chegar, terá apenas 40 minutos para pegar o voo que o levará a Goiânia, na tentativa de participar dos treinos livres da 11ª etapa da Stock, que se iniciam por volta das 9h00.

Bruno defende a equipe Hero Motorsport tanto na Stock Car quanto no campeonato de endurance do Porsche Império Carrera Cup. Neste último, ele utiliza um Porsche 911 GT3 Cup, mesmo modelo que pilotará no shoot out na Alemanha. “Conhecer o carro é algo que competir na Porsche aqui no Brasil me proporcionou e, embora os demais pilotos também tenham essa experiência, certamente vai me ajudar a explorar melhor a oportunidade. Agradeço muito à Porsche Império e também à Hero Motorsport por este momento da minha carreira. A eles e a todos que me acompanham e torcem por mim, deixou uma certeza: vou fazer o meu melhor para merecer todo esse apoio. Obrigado a todos”, concluiu o jovem Bruno Baptista.

Notícias

Página inicial