Motor On Line
Notícias-

Porsche Império Carrera Cup na 2ª edição do Jr Program em outubro no Velo Città
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Fernanda Freixosa
Inscrições para processo seletivo de pilotos de 15 a 24 anos de idade em busca de bolsas para disputar a temporada 2019 da Carrera Cup 3.8 estão abertas até 10 de outubro.

Principal novidade no fomento do esporte a motor brasileiro em 2018, o Porsche Império Carrera Cup Junior Program já tem data e local para acontecer no segundo semestre. Será no mês de outubro, no Velo Città.

O processo seletivo que vai premiar três pilotos de 15 a 24 anos de idade com subsídios para a temporada 2019 de sprint da Porsche Império Carrera Cup 3.8 está com inscrições abertas a partir de hoje, dia 24 de setembro.

Os interessados devem baixar a ficha de inscrição no hotsite oficial da seletiva juniorprogram.com.br e enviar a documentação até o dia 10 de outubro. No dia 18 serão convocados os 12 finalistas.

Entre 11 e 17 de outubro eles serão submetidos a uma bateria de testes para apurar os três vencedores. O campeão terá bolsa de 70% do orçamento da temporada 2019 nas provas de sprint da Porsche Império Carrera Cup. O segundo e o terceiro colocados receberão 40% de subsídios. Ao todo, a premiação corresponde a R$ 900 mil livres de impostos. É o maior prêmio do esporte a motor brasileiro.

A primeira fase do processo seletivo é avaliação dos currículos dos concorrentes. A seguir, os 12 finalistas serão chamados para as atividades práticas, todas elas sob orientação e posterior avaliação de especialistas de renome em suas áreas de atuação no mercado de motorsport.

Além de testes físicos e cognitivos, os competidores terão atividades de pista no seletivo traçado do interior paulista, simulações de qualificação e corridas, reuniões de feedback do setup dos carros com os engenheiros e pilotos consultores da categoria, avaliação de telemetria, sabatina com jornalistas, reuniões com patrocinadores e avaliações com autoridades desportivas.

Em conformidade com os parâmetros do programa global da Porsche, existente desde 1997 e responsável por revelar diversos campeões das 24 Horas de Le Mans, os premiados não serão necessariamente os mais rápidos, mas sim os competidores que mostrarem maior potencial para seguir carreira como piloto de fábrica da marca.

Esta é a segunda edição do Porsche Junior Program no Brasil. A primeira aconteceu em Interlagos no início do ano e premiou Vitor Baptista, Marcus Vario e Marcel Coletta com as bolsas. Outros finalistas como Enzo Elias, Pedrinho Aguiar e Murilo Coletta disputaram regularmente toda a temporada 2018 da Porsche Império Carrera Cup 3.8, medindo forças contra outros jovens talentos como Gaetano di Mauro e Bruno Baptista. Não por acaso, foi o campeonato mais acirrado e disputado da história dos carros de competição mais produzidos no planeta -e que habilitou todos eles a buscarem uma vaga pelo programa na categoria 4.0 em 2019.

A seletiva do segundo semestre seguirá as mesmas diretrizes do modelo que se provou bem-sucedido, com algumas atualizações na fase final.

Agora os resultados de cada etapa da avaliação serão compilados e divulgados no fim de cada dia de trabalho, com o campeão e demais vencedores sendo proclamados após a última atividade no dia 30 de outubro.

Os 12 finalistas serão separados em três categorias distintas, conforme seu repertório no esporte a motor ao longo da carreira, classes A, B e C.

A classe A é destinada a pilotos com qualquer nível de experiência no automobilismo, desde que obviamente dentro da faixa etária do processo. A classe B, para competidores que tenham até uma temporada em carro de corrida numa única categoria. E a classe C, para egressos do kart que tenham participado de até duas corridas de automóvel na carreira.

Com a segunda edição do Junior Program, a Porsche Império Carrera Cup dá mais um passo no desenvolvimento dos jovens talentos, franqueando a eles a possibilidade de uma carreira profissional no esporte a motor.

Prova disso é a indicação, pelo segundo ano consecutivo de um piloto brasileiro para o “shootout”, a fase global do Porsche Junior Program, da qual participam até 12 pilotos entre 18 e 26 anos de idade, selecionados nos campeonatos nacionais da marca ao redor do mundo. No ano passado foi indicado o campeão de sprint, Rodrigo Baptista. Neste ano os brasileiros serão representados por Bruno Baptista. A partir de 2018, será indicado o competidor regular da Carrera Cup 4.0 mais bem posicionado no campeonato de sprint, respeitados os critérios de elegibilidade do programa global.

O que ele disse:

“A primeira edição do Junior Program foi a grande novidade da cena brasileira do esporte a motor neste ano. A Porsche Império Carrera Cup acredita no talento dos nossos pilotos e, em linha com o programa de desenvolvimento existente na Alemanha há anos, tem orgulho de proporcionar aos jovens brasileiros essa oportunidade única. Administrado por grandes incentivadores do nosso esporte, o Velo Città é o mais moderno autódromo do Brasil e seu circuito seletivo será um palco excelente para a fase final da seletiva”

Dener Pires, promotor da Porsche Império Carrera Cup

Notícias

Página inicial