Motor On Line
Notícias-

Kart: pole parcial e uma vitória Gui Figueiredo se destaca e beira top-10 no Mundial
Reportagem: Mariana Viegas
Eversports
Sergipano teve um ótimo desempenho em sua estreia no mais importante campeonato internacional, com a pole position em seu grupo, vitória em uma das corridas, além de outros três top-5 e um top-10, e t

Guilherme Figueiredo completou em grande estilo e com sentimento de objetivo cumprido a sua primeira participação no Campeonato Mundial de Kart da FIA. A principal competição do calendário do kart internacional terminou neste domingo (23), com o sergipano beirando o top-10 entre os 117 participantes da categoria OK-Junior, após uma semana de muito trabalho e bons resultados, entre eles, a pole position parcial em seu grupo, e também a vitória em uma das baterias classificatórias, sendo um dos destaques da disputa.

Após uma intensa temporada de estreia no kartismo europeu, Guilherme chegou com boas expectativas ao circuito de Kristianstad, na Suécia. O piloto de 13 anos já havia corrido em um evento preparatório nesta pista e mostrado muita competitividade, e o bom desempenho se confirmou desde as primeiras atividades da etapa. Na quarta e quinta-feira, os pilotos fizeram testes extra-oficiais, sem cronometragem da organização. Já na sexta, quando tudo começou de fato a valer, Gui mostrou que seria um dos postulantes ao título. Numa edição que contou com recorde de inscritos, ele liderou um dos treinos livres, e repetiu a boa performance para assegurar a pole position em um dos quatro grupos na classificação. No geral, ele ficou com o 7º melhor tempo.

A partir daí, os pilotos foram divididos em sete grupos, que se enfrentaram em seis baterias classificatórias, que somavam pontos, para definir os 34 melhores que disputariam a grande decisão. Nessa fase, Figueiredo também começou muito bem, com um 4º e um 2º lugar ainda na sexta-feira. No dia seguinte, ele abriu o sábado com uma vitória em uma dessas corridas. Esse foi o 3º triunfo de Gui na Europa neste ano, visto que ele venceu outras duas provas pelo Troféu Academy da FIA, em que terminou na 3ª colocação geral.

A maioria dessas provas foi disputada sob chuva, ou condições traiçoeiras de pista molhada começando a secar. O sergipano somou mais um 3º lugar, mas teve um revés em uma das provas, já que escapou da pista molhada quando estava com pneus slick e não conseguiu voltar. Isso acabou influenciando em sua pontuação geral, e o tirou do provisório top-5 de largada na final. Ele ainda conseguiu um top-10 na última bateria, e na soma dos resultados, garantiu o 17º lugar no grid de largada da grande final, entre os 34 classificados.

A decisão aconteceu no meio da tarde, no horário local sueco, 9h50 de Brasília. Com sol e pista seca, Guilherme evoluiu bem em uma prova de recuperação e completou as 21 voltas em 12º lugar, beirando o top-10 no Campeonato Mundial de Kart da categoria Junior. Apesar de ter almejado um pouco mais, especialmente após o forte início na competição, Figueiredo ressaltou a boa performance durante toda a semana e ficou satisfeito com o resultado que encerrou sua temporada de competições internacionais em 2018.

Guilherme Figueiredo tem o apoio de Banese Card, Maratá e Banese Corretora de Seguros

Guilherme Figueiredo:

“Tive uma semana muito boa aqui no Mundial de Kart, desde os treinos até a corrida final. A gente sempre andou entre os cinco primeiros, e na tomada de tempos fiz a pole no meu grupo, o que foi ótimo para mim. Nas classificatórias, venci uma das corridas, e fiquei no top-5 nas outras. Em uma delas, cometi um erro e fiquei de fora, mas na final conseguimos largar em 17º. Meu kart era rápido, fiz boas ultrapassagens e terminei em 12º. A gente almejava um top-10 ou talvez até mais no final, mas estou muito feliz com meu resultado, é uma ótima forma de coroar essa minha primeira temporada na Europa. Agradeço aos meus patrocinadores, equipe, família e amigos que sempre me apoiaram. Vamos seguir trabalhando forte agora para os nossos próximos desafios”.

Notícias

Página inicial