Motor On Line
Notícias-

Pedro Lopes marcou a pole na Fórmula Academy Sudam e venceu em sua estreia
Reportagem: Erno Drehmer
Foto: Fernando Silveira
KGCom
Com 15 anos, piloto paulista foi campeão brasileiro de kart e conquistou título nos Estados Unidos em 2018 e faz temporada repleta de ótimos resultados.

A atual temporada tem sido extremamente positiva para o jovem Pedro Lopes (JRA Empreendimentos e Engenharia), 15 anos. Campeão brasileiro da Shifter Graduados em seu primeiro ano na categoria mais rápida do kartismo brasileiro, o piloto de Barueri (SP) fez no último final de semana sua estreia no automobilismo, competindo no lendário Autódromo de Interlagos, na capital paulista.

Pedro Lopes disputou a segunda etapa da Fórmula Academy Sudamericana, que utiliza monopostos com motor de 1.8 litros, 16 válvulas e 160 hp’s, carros utilizados na Fórmula 4 Sul-Americana entre os anos de 2014 e 2016. A programação contava com treinos livres na quinta-feira, treinos oficiais na sexta-feira, tomada de tempos no sábado e duas corridas no domingo.

No primeiro dia, reservados exclusivamente à sua adaptação ao carro, à maneira de guia-lo e ao conhecimento do traçado de Interlagos, Pedro Lopes chegou a ser 7 segundos mais lento que o tempo estabelecido pelo primeiro colocado. Na sexta-feira, bem mais adaptado, Lopes mostrou grande evolução em cada ida à pista – e até mesmo a cada volta completada nos treinos – e encerrou o dia como o segundo colocado.

Assim, o campeão do SKUSA Pro Tour, uma das principais competições do kartismo norte-americano, chegou animado à Interlagos no sábado para a tomada de tempos. E o otimismo se justificou: com o tempo de 1min47s908, Pedro Lopes marcava a pole position justamente em sua estreia.

No domingo, em uma primeira bateria muito disputada e equilibrada, Pedro Lopes (JRA Empreendimentos e Engenharia) repetiu seu belo desempenho e venceu a primeira bateria, com pouco mais de meio segundo de vantagem sobre o segundo colocado.

Na segunda bateria, após largar em último em função do regulamento da categoria, que prevê grid de largada invertido em relação a chegada da primeira corrida, Pedro Lopes enfrentou problemas com o câmbio de seu carro. Sem poder engatar a quinta marcha, o piloto paulista fazia as retas em quarta, o que lhe impediu de lutar por uma nova vitória, recebendo a bandeirada em 4º.

“2018 está sendo uma temporada inesquecível para mim”, vibra Pedro Lopes. “Fui campeão brasileiro da Shifter Graduados vindo da Júnior, fui campeão também nos Estados Unidos. E agora, em um final de semana em que eu pensava apenas em adaptação, aprendizado e evolução, fiz a pole e venci uma corrida em minha estreia no automobilismo. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que estiveram torcendo comigo lá e também os que estavam longe, à minha família, e ao Dennis Dirani, que foi meu ‘coach’ quando eu ainda era Júnior Menor e que me passou dicas muito importantes neste final de semana”, completou o piloto.

As provas da Fórmula Academy Sudamericana disputadas no último final de semana em Interlagos serão exibidas no próximo domingo, às 10:30 horas, no canal por assinatura Bandsports.

Notícias

Página inicial