Motor On Line
Notícias-

F-Indy: Leist faz ótima prova em Portland mas bandeira amarela arruína estratégia
Reportagem: Rodrigo França
RF1
Piloto da AJ Foyt era o quinto colocado quando uma bandeira amarela acabou beneficiando uma grande parte do pelotão que arriscava uma estratégia de economizar combustível; com isso, Leist caiu para 20

Em uma das melhores provas em seu ano de estreia na Indy, Matheus Leist brigava pelo top-5 na parte decisiva da corrida da Indy hoje em Portland. Mas uma bandeira amarela em uma hora ruim para sua estratégia – e também a dos pilotos que lideravam a corrida, como Alexander Rossi – fez com que o brasileiro caísse de quinto colocado para 20o.

Nas voltas finais, o piloto da AJ Foyt ainda conseguiu minimizar o prejuízo com boas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada na 14a colocação. A vitória ficou com Takuma Sato - que largou ao lado do gaúcho na décima fila e teve a estratégia beneficiada pela amarela.

“Hoje a corrida vinha sendo muito boa para nós: fomos rápidos nos dois primeiros stints e a gente tinha tudo para terminar no top-10, mas a bandeira amarela veio na hora errada para nós, então tivemos que refazer nossa estratégia de parada. Foi uma pena, porque a gente conseguiu melhorar nosso carro em circuito misto, o que era um ponto fraco até aqui”, diz Leist, mais jovem piloto da Indy, com apenas 19 anos.

Campeão da F-3 Inglesa em 2016 e vencedor de três provas da Indy Lights, incluindo a preliminar da Indy-500 em 2017, o gaúcho destaca que o bom rendimento hoje em Portland deixa a equipe AJ Foyt mais otimista para a disputa da próxima etapa da Indy, em Sonoma, que encerrará a temporada deste ano.

“Nós conseguimos uma importante melhora no set up e isso pode funcionar bem em Sonoma. Cada vez que a gente entrou na pista acabou conseguindo se aproximar mais dos outros times, então acho que estaremos até mais competitivos na próxima etapa do que fomos aqui em Portland, onde andamos entre os cinco primeiros na corrida e estivemos muito próximos de um top-10”, completa o brasileiro.

A Indy encerra sua temporada 2018 em Sonoma no dia 16 de setembro.

Notícias

Página inicial