Motor On Line
Notícias-

Kart: em São Luís mais 3 finalistas serão definidos durante Petrobras Norte Brasileiro
Reportagem: F. Gonçalves / B. Paula / C. Scafuro
Foto: Nicola Pizarro
FGCom
Seletiva de Kart Petrobras realiza segunda etapa classificatória nos dias 31 de agosto e 1º de setembro e a capital maranhense será palco da disputa.

A Seletiva de Kart Petrobras desembarca em São Luís, no Maranhão para a realização da segunda etapa classificatória de 2018. Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no kartódromo João Sallen serão definidos mais três finalistas durante a Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart. Os pilotos das regiões norte e nordeste poderão concorrer às disputadíssimas vagas para a grande final do evento que comemora 20 anos de apoio e incentivo ao kartismo nacional.

O Maranhão é o segundo estado do país que mais vezes recebeu as etapas classificatórias da Seletiva. Ficando atrás somente de São Paulo, que foi palco das disputas em todas as edições. Em 2018 será a 17ª vez que a Seletiva de Kart Petrobras vai definir três finalistas em solo maranhense. Em 16 anos, sempre houve um rodízio das sedes, entre Imperatriz e São Luís. Vale lembrar que neste ano, com a alteração das idades limites, os kartistas entre 15 e 20 anos, inscritos na categoria Graduados poderão concorrer às vagas.

O estado localizado no nordeste brasileiro sempre recebe a Seletiva de com animação. E, para Binho Carcasci, idealizador e organizador da Seletiva de Kart Petrobras, a edição 2018 tem tudo para repetir o sucesso dos anos anteriores.

“É sempre muito bom realizar a etapa no Maranhão. A FAEM, em especial o presidente Giovanni Guerra, aproveita bem a chance de ter um evento nacional em suas pistas, dando oportunidade aos pilotos de sua região, e consegue fazer uma grande festa, com enorme repercussão. Tenho certeza de que desta vez não será diferente e teremos um lindo evento”, observou Carcasci.

Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) e delegado do Brasil do CIK-FIA está animado para a realização de mais uma prova em seu estado e espera por um grid cheio.

“A Seletiva de Kart Petrobras é muito importante para a nossa região. Com certeza é o maior evento do kartismo por aqui. Para nós é sempre uma alegria a chegada da Seletiva. Estamos muito animados e com expectativa de um bom grid em todas as categorias. E na Graduados, onde competem os postulantes às vagas da Seletiva, esperamos atingir o número de 30 inscritos. Acredito que será o maior grid das etapas classificatórias no ano”, ressaltou Giovanni Ramos Guerra, presidente da FAEM e delegado do Brasil do CIK-FIA.

O líder da federação destacou mais uma novidade para a disputa da Copa Petrobras Norte Brasileiro de 2018. “Entre as iniciativas da FAEM, em promover ainda mais nosso evento, e por consequência a própria Seletiva, com o apoio da Petrobras, demos um grande passo neste ano e vamos oferecer ao campeão uma vaga no Campeonato Mundial de Kart, na equipe Parolim | A-M Engines. Todos os inscritos na competição poderão concorrer, e inclusive os kartistas da categoria Graduados. Estamos muito orgulhosos e satisfeitos desta realização”, contou Giovanni Guerra.

Até o momento, três kartistas garantiram suas vagas para a grande final. O gaúcho Pedro Goulart, de 17 anos, e os paulistas Allan Martins Croce (19 anos) e Guilherme Peixoto (15 anos), que se classificaram na primeira etapa, realizada em julho na Granja Viana, durante o 53º Campeonato Brasileiro de Kart.

O campeão da Seletiva 2018 levará o prêmio de 100 mil reais e o vice 10 mil reais. Além disso, os vencedores participarão de um programa de orientação que inclui testes em equipe de Fórmula 4 na Europa, experiência em simulador de Fórmula 1, teste na Stock Light, avaliação física e psicológica, media training e palestra sobre marketing esportivo.

Quem já garantiu a vaga para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
22 e 23 de outubro – Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

Notícias

Página inicial