Motor On Line
Notícias-

Rally: 9 vezes campeã do Sertões a SFI CHIPS busca mais títulos em 2018
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Marcelo Maragni
Comunicação 4x4
Empresa conta com competidores em diversas categorias do Cross Country e Regularidade.

Na 26ª edição do Rally dos Sertões a SFI CHIPS espera computar mais títulos para a sua conta na história do segundo maior rally do mundo. Já foram nove conquistas comemoradas junto aos competidores apoiados pela marca e que venceram a competição com a ajuda das suas soluções automotivas. Em 2018 a empresa participa da prova com duas duplas no Cross Country formando a equipe SFI CHIPS Rally Team e também com um time de pilotos e navegadores na briga pelos títulos do Rally Regularidade e do Cross Country nas mais diversas categorias.

SFI CHIPS Rally Team

A equipe SFI CHIPS Rally Team é formada por duas duplas com muita experiência no Regularidade, mas ainda iniciantes no Cross Country. O piloto Paulo Roberto Goes compete ao lado do navegador Gustavo Schmidt, o Guga. A dupla participa neste ano do Campeonato Brasileiro e até o momento lidera a categoria Super Production.

Enquanto Guga estreia no Cross Country do Rally dos Sertões, Paulo já competiu no ano passado pela categoria Production T2, encerrando a competição em terceiro lugar. Guga foi campeão na categoria Graduados em 2016 pelo Rally Regularidade e no ano passado ficou em quarto lugar em uma disputa acirrada na Master. Em 2018 Paulo e Guga enfrentam o Rally dos o Sertões juntos com uma Triton ER na categoria Super Production.

A outra dupla da equipe estreia no Cross Country do Rally dos Sertões, mas já foi vice-campeã em 2017 pela categoria Master e conquistou um terceiro lugar na Graduados em 2016 pelo Rally Regularidade. O piloto Otávio Enz compete ao lado do filho, Allan Enz. “Há muito tempo eu já queria partir para o Velocidade, mas o pai tinha um certo receio, com medo de não se adaptar na nova categoria”, comenta Allan.

A dupla de Apucarana-PR vai competir com uma Pajero TR4 ER na Production T2. Apesar de novatos na categoria, a dupla fez um bom ensaio para a competição conquistando o primeiro lugar em uma etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country. Na ocasião, o piloto aproveitou para testar e aprovar as habilidades do seu navegador no Velocidade e também a preparação do carro. “O Allan esteve perfeito na navegação. Também considero como uma missão cumprida pela SFI CHIPS, equipe está de parabéns, pois deixou o carro confiável", analisou Otávio.

Segundo Allan, apesar da vitória logo na primeira prova pela categoria, a dupla sentiu bastante a diferença nesse início no Cross Country. “Foi amor à primeira vista, mas a gente sentiu bastante a diferença. A preparação do carro é diferente, o cuidado mecânico que a gente tem que ter com o carro é diferente. Estamos prontos para estrear, o Sertões é bem diferente das etapas do brasileiro, uma prova de sete dias e de 3.600 quilômetros. A falta de experiência pode até ajudar um pouco a gente, em ter uma tocada um pouco mais calma, preservando o equipamento e tentando chegar ao final”, conta o navegador da Production T2.

Time forte no Cross Country e no Regularidade

A SFI CHIPS também conta com um time de competidores na briga pelos pódios em diversas categorias do Cross Country e Rally Regularidade. São pilotos e navegadores de várias equipes que utilizam as soluções automotivas da marca para conquistar melhores resultados em suas competições. Entre os destaques está o piloto Edson Di Nole que preparou o seu Jimny na SFI CHIPS para enfrentar o Rally dos Sertões sem equipe de apoio. “Vamos fazer um teste para a categoria ‘Self’ de carros, onde os competidores ficam responsáveis pela manutenção do veículo”, aponta Di Nole.

Ainda no Cross Country, a marca fica na torcida pelo piloto Glauber Fontoura e pela navegadora Minae Miyauti que participam da Protótipos T1 com uma Triton Sport SR. No ano passado a dupla foi campeã da categoria Pró Brasil. O piloto Fernando Possetti e a navegadora Cristina Possetti estreiam no Velocidade pela categoria Super Production a bordo de uma Triton ER. Em 2017, os dois foram os campeões da categoria Master no Rally Regularidade. As duas duplas fazem parte da equipe FD Rally Team.

Destaques no Regularidade

No Rally Regularidade, a SFI CHIPS tem como destaque o piloto José Eduardo Guerra que no ano passado foi campeão pela categoria Graduados e em 2018 busca o título da Master. O piloto compete pela FD Rally Team ao lado do navegador Ronaldo Willian Rodrigues. Outra promessa de título na categoria é a piloto Sandra Dias e o navegador Igor Quirrenbach, também da FD Rally Team. Sandra é bicampeã do Rally dos Sertões na categoria Turismo e busca este ano o título pela Graduados.

A SFI CHIPS também conta com dois estreantes na Turismo cheios de expectativa. O piloto Alisson Baima e o navegador Rubens Torres ganharam a inscrição para a competição através de um concurso cultural promovido pela marca e também tiveram o Troller T4 da dupla totalmente preparado para a prova com as soluções da empresa. Alisson participa da competição com a equipe Trancos & Barrancos. “Se não fosse pela SFI CHIPS eu iria no Rally dos Sertões somente como convidado, acompanhando o presidente da empresa onde trabalho que vai correr na categoria principal”, aponta.

Outra estreia é a dupla formada pelo piloto Kleber Santana e pela navegadora Fernanda Tonani. O casal participa de rallys há menos de dois anos e decidiram participar do Rally dos Sertões após contar com apoio da FD Rally Team. “Começamos a preparação do carro colocando gaiola e bancos de competição com cinto de quatro pontas para maior segurança. Também fizemos revisão completa com a Street Motors e do pedal Euro Booster e do remap da SFI CHIPS para melhor desempenho em uma prova tão longa, trocamos amortecedores e pneus. Participamos do Transcatarina para nos prepararmos física e psicologicamente para provas mais longas, fizemos novamente o curso de navegação do Paulista Off-Road e mudamos o layout do carro colocando as cores do Rally dos Sertões, que coincidentemente são as mesmas do nosso time, o Ducks Off-Road Rally Team”, conta Fernanda.

O 26º Rally dos Sertões acontece entre os dias 18 e 25 de agosto, com largada em Goiânia-GO e chegada em Fortaleza-CE. Serão percorridos 3.607 quilômetros em sete dias de prova. Além das categorias de carros divididas no Cross Country e Rally Regularidade, a competição conta com a participação de motos, quadriciclos e UTVs.

Notícias

Página inicial