Motor On Line
Notícias-

Kart: na Suécia Guilherme Figueiredo participa de etapa preparatória para Mundial
Reportagem: Mariana Viegas
Eversports
Após seu primeiro pódio na Europa, sergipano disputa etapa do Campeonato Sueco de Kart.

O Kartódromo de Kristianstad, localizado no extremo sul da Suécia, recebe entre os dias 19 a 23 o Campeonato Mundial de Kart da CIK-FIA, principal competição internacional da modalidade. Antes disso, os pilotos têm a chance de se prepararem em alto nível, durante a disputa de uma das etapas do Campeonato Sueco, que acontece neste fim de semana (16 a 18 de agosto). Entre os brasileiros inscritos, está o sergipano Guilherme Figueiredo, que no mês passado conquistou seu primeiro pódio na Europa, correndo pelo Troféu Academy, e espera manter a boa fase em sua primeira temporada completa no exterior.

A pista de 1.231 metros de extensão é bem técnica, com um misto de curvas travadas e muitas mudanças de direção, com outro trecho de forte aceleração. Por isso, essa preparação será tão importante para chegar competitivo no Mundial. Já são mais de 90 inscritos na categoria OK-Junior para a etapa, e, no Mundial, esse número deve passar de 100 competidores.

Neste ano, Guilherme tem se dedicado quase que exclusivamente à competições internacionais. Além de algumas provas pontuais, como o Troféu Margutti e etapa do WSK, ele disputou três etapas do Campeonato Europeu (na Itália, Inglaterra e Alemanha), e também representa o Brasil no Troféu Academy, onde já correu na França e Itália. O piloto de 13 anos tem mostrado rápida evolução, andando constantemente no top-10, e conquistou sua primeira vitória e pódio na Europa recentemente. Ainda em julho, Figueiredo também participou do Campeonato Brasileiro de Kart, e brigava no top-5, quando foi tocado e teve de abandonar mais cedo.

Correndo pela equipe de fábrica da Kart Republic, que tem como chefe o mestre Dino Chiesa - que orientou nomes como Lewis Hamilton e Nico Rosberg em suas carreiras no kart -, Gui ainda tem um “trunfo” para os próximos desafios, já que seu mecânico é sueco, e conhece bem o circuito.

As atividades de pista em Kristianstad começam nesta quinta-feira, com os treinos livres, enquanto na sexta-feira acontece a tomada de tempos e as baterias classificatórias, nas quais os pilotos são divididos em seis grupos e se enfrentam entre si em corridas de 10 voltas cada. No sábado, as disputas continuam, e ainda há uma corrida pré-final, antes da grande final, em que apenas os 34 melhores participam, e define o resultado final.

Guilherme Figueiredo tem o apoio de Banese Card, Maratá e Banese Corretora de Seguros.

Gui Figueiredo:

“Esse será um treino muito importante, onde terei a oportunidade de conhecer bem a pista, testar diferentes configurações do equipamento, coisa que não pudemos fazer em quase nenhuma pista aqui nas competições neste ano. Então, a expectativa é muito boa. Sinto que estou evoluindo bastante, aprendendo cada vez mais, e meu primeiro pódio na Europa me deu ainda mais confiança. Além disso, meu mecânico é sueco e conhece bem o circuito, vamos trabalhar bastante para buscar um bom resultado nesta semana, mas principalmente visando chegarmos fortes no Mundial de Kart no mês que vem”.

Notícias

Página inicial