Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Bardahl Hot Car tem bom começo nos treinos livres em Goiânia
Reportagem: Fernanda Gonçalves
Foto: Vanderley Soares
Comunicação Promax Bardahl
Guilherme Salas foi o 4º mais veloz no último treino do dia. Rafael Suzuki ficou em 6º na primeira sessão. Renato Braga estreia na equipe.

A programação desta sexta-feira (dia 3) atrasou e só depois das 14h30 os pilotos finalmente puderam realizar o primeiro treino livre para a Corrida do Milhão, a sexta etapa da temporada 2018 da Stock Car, que acontece no autódromo internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O motivo: os reparos no guard-rail localizado na emenda do traçado misto com o anel externo, palco da disputa milionária neste domingo (5).

Na equipe Bardahl Hot Car Competições, o trio Rafael Suzuki, Guilherme Salas e Renato Braga trabalharam muito em busca de um bom acerto para o classificatório deste sábado (4), que definirá o grid de largada a partir do meio-dia (ao vivo no SporTV).

Na primeira sessão, Suzuki registrou o sexto melhor tempo. Salas foi o 22º e Braga, que disputa sua primeira corrida no time de Amadeu Rodrigues, terminou em 32º. No segundo treino do dia, Salas completou em quarto, Suzuki em 17º e Braga foi novamente o 32º.

Com voltas na casa de 47, 48 segundos, no traçado de apenas 2.696 metros, a etapa já marcou um novo recorde para a Stock Car, com a média da volta superando 203 km/h no melhor tempo do dia, registrado por Lucas di Grassi (47s756). Até então, o recorde era de Xandy Negrão (em 2000 no oval de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com média de 196,061 km/h).

Salas ficou feliz com a performance do Stock #117 e agora espera repetir o desempenho no classificatório deste sábado. “A expectativa era brigar entre os 10 primeiros. O primeiro treino foi de adaptação à nova pastilha, que é muito diferente da anterior, e para ver o equilíbrio do carro”, contou o piloto de Jundiaí, interior de São Paulo.

“No último treino, conseguimos fazer voltas rápidas tanto com pneus velhos, como com dois pneus novos. Terminamos em quarto lugar e o resultado foi melhor do que a expectativa. Agora é focar para amanhã”, ressaltou Salas, que gostou do anel externo goiano, mas mostrou preocupação com um ponto específico do traçado.

“Achei o anel externo legal, ‘divertido’ e vai ser uma corrida emocionante, mas me preocupa um pouco a parte da reta oposta, que já é meio ‘virando’. Ali, quem estiver defendendo posição, terá de respeitar alguma linha, porque se isso não acontecer, podemos ter acidentes, e andamos naquele ponto a 250 km/h”, frisou.

Apesar do sexto melhor tempo na primeira sessão, Suzuki não deixou a pista tão satisfeito quanto o companheiro. “Foi aquém do esperado. O carro parecia bom no shakedown, mas nos treinos não conseguimos achar o acerto ideal. Tivemos um problema com a telemetria e foi difícil adquirir informações”, contou o paulista do Stock #8.

“Está um pouco distante do real potencial. O importante é que, mesmo não tendo a telemetria, vamos trabalhar com alguma base para melhorar bem e tentar largar entre os 15”, continuou Suzuki.

“Amanhã, a condição de pista, a temperatura será outra. Hoje, em virtude dos atrasos, andamos bem tarde, com a pista fria. E amanhã classificamos com a pista bem quente e isso pode dar uma bagunçada também”, lembrou.

Correndo em casa, o goiano Renato Braga teve um dia de adaptação no Stock #555, mas também segue confiante para a etapa. O piloto já fez duas corridas pela Stock Car, uma delas justamente em Goiânia, na penúltima etapa de 2017, onde ficou em 18º e 20º nas provas.

A Corrida do Milhão terá 40 minutos de disputas, com sua largada às 11h30 no domingo e transmissão ao vivo no Esporte Espetacular (TV Globo).

Confira a programação para a Corrida do Milhão:

Sábado, 4 de agosto
07h50 – 08h20: Treino Extra para Rookies – Stock Car
09h15 – 09h50: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 1)
09h55 – 10h30: 3º Treino Livre – Stock Car (Grupo 2)
12h00 – 13h00: Classificação – Stock Car

Domingo, 5 de agosto
09h45 – 10h45: VISITAÇÃO AOS BOXES
11h30: Largada Corrida do Milhão – Stock Car

Classificação do campeonato até o momento (Top-10):

1. Daniel Serra - 152 pontos
2. Marcos Gomes - 109
3. Felipe Fraga - 92
4. Max Wilson - 90
5. Julio Campos - 89
6. Cacá Bueno - 80
7. Rubens Barrichello - 80
8. Lucas di Grassi - 68
9. Átila Abreu - 65
10. Ricardo Zonta - 53
17. Rafael Suzuki - 25
26. Guilherme Salas – 3

Notícias

Página inicial