Motor On Line
Notícias-

Kart: João Matos conquista o vice-campeonato Brasileiro
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Bruno Gorski
Quick Comunicação
Piloto de Belo Horizonte ganhou ainda um treino na F-Academy Sudamericana.

Terminou neste sábado (14) a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. Dedicada às categorias com pilotos mais novos esta rodada inaugural da principal competição de kart do país reuniu 213 pilotos de 17 estados brasileiros.

Representando Minas Gerais o jovem João Matos (Verde Campo | Sicoob | MGM | Grupo Banminas | Academia Turner Prime), de 15 anos, competiu pela categoria Júnior e, diante de quase 30 concorrentes, se destacou bastante terminando a competição em um comemorado vice-Campeonato.

A programação do Campeonato Brasileiro de Kart é bastante extensa e contou com cinco dias de intensas atividades. A terça e quarta-feira foram completamente dedicadas aos treinos livres, a quinta teve a tomada de tempos e a primeira classificatória, na sexta foi disputada a segunda classificatória e a Pré-Final e, no sábado, os pilotos entraram na pista para as Finais.

João teve uma participação que pode ser definida como de crescimento. Aproveitando-se ao máximo do tempo em pista para encontrar um acerto ideal para o seu equipamento o garoto de Belo Horizonte não fez grandes marcas nos treinos. A melhor colocação foi o sétimo lugar, na terceira sessão, porém, tanto ele como a equipe sabiam exatamente de sua estratégia.

Na tomada de tempos, com a marca de 43s602, ele ficou somente com o 13º tempo. “Infelizmente fizemos uma aposta num momento errado e isso acabou me tirando uma posição de largada melhor. Isto não vai me abalar. Temos um bom conjunto e vamos com tudo para as corridas”, comentou o piloto ao encerrar a sessão.

Nas corridas classificatórias Matos mostrou que, realmente, tinha razão. Na primeira corrida, com muita garra, ele ganhou sete posições e cruzou a linha de chegada no sexto lugar. Na prova seguinte, ele escalou mais três postos e encerrou no terceiro lugar. Com nove pontos perdidos João se garantiu na terceira posição do grid para a Pré-Final, acendendo definitivamente a sua condição de postulante ao título.

Na Pré-Final, em uma corrida irretocável, o piloto da equipe MZ Racing soube se defender nos momentos certos e, quando teve a chance, atacou para conseguir o segundo posto, posição em que ele recebeu a bandeirada.

No sábado, após uma bonita solenidade, a pista foi liberada para as corridas finais. Largando por fora da primeira fila Matos acabou perdendo algumas posições. Com muita garra, porém, ele pouco a pouco foi recuperando seu espaço e, ao final das 20 voltas, concluiu a prova com o vice-campeonato. Além do título a conquista deu a ele, como prêmio, a chance de fazer um dia de testes na F-Academy Sudamericana – uma das categorias de acesso para os monopostos.

“Estou feliz com a conquista deste vice-campeonato. Trabalhamos bastante aqui na Granja Viana desde o começo do ano e, este troféu, representa sobretudo a confirmação de um longo trabalho. Agradeço muito aos meus patrocinadores, minha família, à MZ Racing e a DTR Motorsport”, concluiu o piloto.

Matos segue na cidade de Cotia para, nesta semana, disputar a segunda fase do Brasileiro de Kart. Pela novíssima categoria Codasur Júnior, que utiliza motores de 175cc, ele pretende buscar o título nacional e, de quebra, ganhar o direito de disputar gratuitamente o Campeonato Mundial de Kart, que será disputado em setembro, na Suécia.

Notícias

Página inicial