Motor On Line
Notícias-

Rally: Preview de Panambi / o meio da temporada do Campeonato Gaúcho
Reportagem: Edson Castro
PrimeCom
Cidade recebe competidores para um sábado de muita velocidade.

A cidade de Panambi, região noroeste do Rio Grande do Sul, recebe neste sábado, dia 7, a quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Será a primeira do ano com prova única, mas a primeira com pontuação dupla.

Nas duas primeiras etapas, rodada dupla. Agora, a etapa terá apenas um dia de competição, mas ao final, a pontuação será dobrada em relação às primeiras provas do ano. No grid, a expectativa dos organizadores é contar com ao menos 15 carros.

Entre os competidores garantidos, estão Paulo Nobre/Gabriel Morales (Mitsubishi Lancer), que lideram a categoria mais forte, a RC2 (4x4). Na outra categoria para carros de tração 4x4, estão Fábio Dall Agnol e Marcelo Dalmut, que venceram as quatro primeiras etapas do ano e chegam a Panambi com campanha invicta.

Entre as categorias de tração 4x2, os líderes da RC3, Cristiano Beus/Francli Fusinato também confirmaram presença a bordo do Fiat Palio. Na RC5, Elton Palkewich/Vitor Favareto lideram após as primeiras provas do ano e estarão em Panambi.

Fico Barros/Natasha Pedot que chegam a Panambi como líderes, encaram a categoria RCR, com o Fiat Palio.

“Panambi conheço apenas de ter andado uma única prova. É um rali rápido e nosso objetivo lá será tentar vencer mais uma etapa, manter a liderança do Campeonato e se possível novamente ser a dupla mais rápida no geral da corrida”, destaca Fábio Dall Agnol.

“Vai ser uma etapa diferente para nós, justamente por chegarmos na condição de líderes, certamente terá um gostinho especial, mas a meta principal é completar o rali e se possível seguir na ponta da tabela de classificação”, explica Cristiano Beus.

“Nosso principal objetivo para Panambi é somar pontos e manter a liderança do Campeonato Gaúcho. Vai ser uma prova complicada, será preciso nos adaptar novamente ao Mitsubishi Lancer Evo, já que não andamos no carro desde o rali de Estação, em abril. Apesar de muito parecida com a prova do ano passado, andamos poucos mais de 5 km naquela oportunidade e por isso, será um rali praticamente novo para nós”, pontua o navegador Gabriel Morales.

A organização, a cargo do Automóvel Clube de Panambi (Aclupa), trabalhou para que o público possa estar presente na corrida. Jeferson Hardt, um dos organizadores, salienta que a prova foi desenhada para que o acesso do público aos trechos fique facilitado.

“As especiais (trechos) serão disputadas em estradas de terra, muito próximas da cidade, fazendo com que todos tenham condições de assistir à corrida, que será toda realizada no sábado, a partir das 12h”, destaca ele.

Jeferson lembra porém, que o público deve acessar os trechos e se posicionar fora da pista, ao menos 1h30 antes da previsão da primeira largada. “Queremos garantir que seja um rali seguro a todos, público e competidores”, enfatiza.

A prova de Panambi se desenvolverá nas comunidades de Linha Ocearu e Morengaba. “Estamos trabalhando na preparação do evento há três meses. Fizemos um trabalho em todas as especiais para proporcionar o melhor piso para todos competidores e estes poderem fazer um espetáculo ao público”, explica Jeferson.

“Entre as novidades estão pontos que são extremamente próximos da cidade para o público em geral não ter tanto transtorno para se deslocar e poder apreciar o magnífico esporte que é o rali. Tem pontos para acompanhar a prova que não dá três quilômetros do centro da cidade, mostrando como o evento será de fácil acesso para todos. Temos como foco o público e queremos fazer a população de Panambi respirar o rali”, completa Jeferson.

A corrida

A prova em Panambi, será a quinta da temporada 2018 do Campeonato Gaúcho. Terá o parque de apoio localizado na antiga Compact. Tanto o acesso ao parque de apoio quanto às especiais, será gratuito.

A cidade já possui tradição de organização de provas do Campeonato Gaúcho e até mesmo Brasileiro, o que já aconteceu em edições anteriores. Na pista receberá alguns dos principais competidores do certame estadual. Este ano, o Campeonato Gaúcho é composto por sete etapas, sendo que as quatro primeiras foram realizadas em Estação e Erechim, duas em cada cidade em rodada dupla.

Depois de Panambi, a competição passará ainda por Santa Maria e Severiano de Almeida.

Serviço do Rally de Panambi

O que: quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade
Onde: Pananbi – RS
Quando: sexta e sábado, dias 6 e 7 de julho de 2018
Parque de apoio: Antiga Compact
Acesso: ao parque de apoio e às especiais - gratuito

Programação

Sexta-feira, dia 6
14h – Início do reconhecimento das especiais
18h – Largada Promocional – Praça Central


Sábado – dia 7
12h – Largada na Especial Linha Ocearú 1
12h31 – Largada na Especial Linha Morengaba 1
14h06 – Largada na Especial Linha Ocearú 1
14h31 – Largada na Especial Linha Morengaba 1
16h06 – Largada na Especial Linha Ocearú 1
16h31 – Largada na Especial Linha Morengaba 1

Dicas de segurança

- Entre na especial ao menos 1h30min antes da primeira largada;
- Não acesse a especial com veículo ou a pé enquanto a competição estiver acontecendo;
- Respeite as fitas de sinalização, elas indicam onde é possível (amarela e branca), e onde é proibido (vermelha e branca) ficar;
- Não consuma bebidas alcoólicas;
- Use protetor solar; preferencialmente tênis e roupas mais leves.

Notícias

Página inicial