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Pirelli F1 / Em Abu Dhabi para o primeiro passo rumo à F1 do futuro
Reportagem: Néctar Comunicação

Abu Dhabi recebe o último GP da temporada e também a última aparição em um fim de semana de corrida para a medida de pneu que a Fórmula 1 utiliza desde 2022.

A partir da próxima temporada, mantendo o diâmetro de aro de 18 polegadas, os pneus serão ligeiramente mais estreitos para se adequarem à nova geração de carros desenvolvidos como parte da revisão dos regulamentos técnicos.

Na terça-feira seguinte ao GP (9 de dezembro), o circuito de Yas Marina sediará um teste em grupo com os pilotos ao volante de carros-mula, adaptados para se adequarem à gama de pneus de 2026. (Veja o parágrafo “Palavra-chave”).

Mas antes disso, será hora de celebrar no último pódio do Campeonato Mundial de 2025, em que os pilotos vestirão uma edição especial do famoso boné da Pirelli. O Boné de Pódio de Abu Dhabi, produzido pela Pirelli Design em colaboração com o designer Denis Dekovic, é de cor bege, evocando as dunas do deserto, e pode ser adquirido no site de e-commerce dedicado, https://store.pirelli.com.

Os compostos

A Pirelli mantém a seleção habitual de compostos para a última corrida da temporada em Abu Dhabi: C3, C4 e C5. Historicamente, a pista de Yas Marina apresenta granulação nos pneus, mas desde o ano passado esse fenômeno parece estar relativamente limitado e a maior resistência dos pneus atuais poderia reduzi-lo a tal ponto que até mesmo o Macio, normalmente utilizado apenas na classificação, poderia ser um pneu em torno do qual seria montada uma estratégia de corrida. Nesta pista, a degradação é de natureza térmica e geralmente é observada nos pneus traseiros devido à necessidade de tração, especialmente no setor final.

Em 2024

No circuito de Yas Marina no ano passado, 19 pilotos montaram pneus Médios para a largada, com a única exceção de Hamilton, que optou pelo Duro. A estratégia mais rápida foi a de uma única parada, utilizando os Duros para a segunda parte da corrida. Dos dez primeiros colocados, apenas Alonso parou duas vezes. Apenas um piloto utilizou os pneus macios, com o único objetivo de estabelecer a volta mais rápida da corrida. A granulção e a degradação foram limitadas e, por isso, mesmo aqueles que fizeram pit stops antes da metade da corrida conseguiram completar dois stints sem dificuldades.

A pista

Yas Marina já sediou a corrida final da temporada de Fórmula 1 13 vezes. É uma instalação moderna e de ponta, com uma pista de 5,281 quilômetros de extensão e 16 curvas. Os pilotos conhecem bem o circuito, pois há muito tempo ele é o local escolhido para os testes pós-temporada. Projetada por Hermann Tilke, a pista passou por uma reforma há quatro anos, que reduziu ligeiramente seu comprimento, tornando-a mais rápida e fluida, produzindo mais oportunidades de ultrapassagem, especialmente na reta de 1,2 km entre as curvas lentas 5 e 6. Outra seção interessante é encontrada nas curvas 10, 11 e 12, onde os pilotos precisam frear com intensidade, gerando cargas laterais pesadas no carro. A superfície da pista é feita com agregado importado da Inglaterra e oferece níveis médios de abrasividade e aderência. Para corrigir algumas seções irregulares, a superfície foi refeita este ano da curva 1 à curva 4. Como em todas as corridas noturnas, haverá uma queda significativa na temperatura entre a primeira e a última sessão. As condições da pista podem mudar de acordo com o momento em que os carros estiverem na pista e serão afetadas pela quantidade de borracha depositada graças às corridas de apoio, incluindo a Fórmula 2.

Palavra-chave: teste pós-temporada

Na terça-feira, 9 de dezembro, todas as equipes participarão de um teste em grupo organizado pela Pirelli, que será das 9h às 18h. Cada equipe colocará um de seus pilotos de corrida ao volante de um carro-mula, especialmente adaptado para simular as características dos carros do próximo ano, a fim de testar a gama de pneus de 2026. Cada equipe receberá um conjunto de C2 e três de C3, C4 e C5, bem como um conjunto de pneus intermediários para o caso de chuva. Os pneus C1 e Full Wet 2026 não estarão disponíveis em Yas Marina.

No mesmo dia, cada equipe também colocará um “jovem piloto”, definido como um piloto que não tenha disputado mais de dois GPs, ao volante de seu carro de 2025. Esses pilotos receberão pneus de 2025 – dois conjuntos de C3 e C5, quatro conjuntos de C4 e um conjunto de intermediários e Full Wets, para uso em caso de chuva.

Para o teste, os pneus de 2026 apresentarão gráficos atualizados nas laterais que serão utilizados durante toda a temporada, mantendo também as cores habituais para indicar o nível de dureza do pneu, embora o C2 não tenha faixas em Abu Dhabi para distingui-lo na pista do C3.

Área de Estatísticas

Este será o 17º ano consecutivo em que o circuito Yas Marina sedia o GP de Abu Dhabi. A primeira edição, em 2009, foi vencida por Sebastian Vettel. O piloto de maior sucesso nos Emirados é Lewis Hamilton, com cinco vitórias e o mesmo número de pole positions em seu nome. Este ano, Max Verstappen pode igualar esse recorde, já que está com quatro. Sua equipe, a Red Bull Racing, tem o maior número de vitórias (7), enquanto a Mercedes está apenas uma atrás. Foi aqui em Abu Dhabi, em 2021, que a equipe alemã garantiu seu oitavo título mundial de Construtores, no mesmo dia em que Max Verstappen conquistou o título de Pilotos pela primeira vez.

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