Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Eurofarma-RC conquista título antecipado de campeã por equipe
Reportagem: Patricia Alves de Oliveira
Foto: Ricardo Saibro
Rede Aif
Maior vencedora da história da categoria alcança o décimo terceiro título.

A equipe Eurofarma-RC conquistou neste domingo, 30 de novembro, o título antecipado de Campeã por Equipe da temporada 2025 da Stock Car. Esta é a décima terceira taça da maior vencedora da história da categoria, liderada por Rosinei Campos.

Ao final de cada temporada, a Stock Car premia a equipe com o maior número de pontos, somados os resultados de seus dois pilotos. Neste final de semana decisivo, Felipe Fraga subiu duas vezes ao pódio: com o primeiro lugar na corrida Sprint, no sábado, e um segundo lugar na corrida principal, no domingo. Gaetano di Mauro, por sua vez, garantiu um décimo lugar. Com os 169 pontos somados na etapa e os resultados anteriores, a Eurofarma-RC atingiu a marca de 1451 pontos, 351 a mais que a segunda colocada, Crown Racing. A diferença tornou o placar inatingível na última etapa, sagrando-se a Eurofarma-RC campeã absoluta e antecipada.

“Para nós, é uma alegria conquistar mais esse título, principalmente porque estou aqui desde a primeira corrida, em 1979, e isso mostra que temos conseguido nos manter atualizados e competitivos ao longo desses anos todos. Mas o mérito é de toda a equipe: mecânicos, engenheiros, o pessoal da oficina, a Eurofarma, todos eles têm participação neste feito. Mas ainda não acabou; temos a etapa de São Paulo e vamos disputar a final de pilotos", afirma Rosinei Campos.

Embora tenha iniciado na Stock Car em 1979, ano de fundação da categoria, com o piloto Raul Boesel, foi em 2000 que Rosinei Campos criou sua própria equipe, a RC Competições. Em 2005, recebeu pela primeira vez o patrocínio integral da Eurofarma, nascendo, assim, a Eurofarma-RC.

O primeiro título por equipe da RC Competições foi em 2004, com o então piloto Giuliano Losacco. Já como Eurofarma-RC, o bicampeonato veio no ano seguinte, em 2006, com Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto, e seguiu em 2007, 2008, 2010, 2013, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2023 e agora em 2025.

Além do título por equipes, a grande final também será disputada exclusivamente entre os pilotos da Eurofarma-RC. Gaetano di Mauro, segundo colocado com 742 pontos, é o único piloto no grid com chances de brigar pelo título do campeonato, que por enquanto está nas mãos de Felipe Fraga, com 856 pontos.

Em 2025, a equipe Eurofarma-RC voltou a disputar as provas com a carroceria do Mitsubishi Eclipse Cross. Para Mauro Luis Correia, CEO da Mitsubishi Motors do Brasil, "voltar à principal categoria do automobilismo brasileiro já com nosso Eclipse Cross no lugar mais alto entre os carros na temporada é uma felicidade imensa".

Das 21 corridas finalizadas na temporada, os pilotos da Eurofarma-RC subiram 15 vezes ao pódio, sendo sete para Gaetano di Mauro e oito para Felipe Fraga. Gaetano di Mauro é quem tem o maior número de vitórias, três, contra duas do companheiro de equipe. "Foram campanhas muito equilibradas, porque um aprendeu com o outro durante o caminho, trocando dados e acertos. É isso que torna a equipe tão forte", diz Luiz Campos, engenheiro da equipe.

Em um ano desafiador, com a chegada do novo carro SUV, nova tecnologia e novas pistas, a Eurofarma-RC segue fazendo história. “Todo piloto sonha em fazer parte dessa equipe. Eu estou onde sempre quis estar", diz Felipe Fraga. “Essa é a primeira vez que estou disputando um título; é tudo muito incrível. Essa equipe é incrível e só agradeço a Deus, à minha família, que sempre acreditou em mim, e à Eurofarma-RC pela oportunidade. Vamos para a final", completa Gaetano di Mauro.

A grande final está marcada para os dias 13 e 14 de dezembro, em Interlagos. Para as últimas provas, não haverá lastro de sucesso, peso adicional concedido aos primeiros colocados, o que garante uma disputa justa e em igualdade para os competidores.

Notícias

Página inicial