Motor On Line
Notícias-

Kart: Capela chega ao Bahrein para representar Portugal no RMC Grand Finals
Reportagem: Kako Marques
KMCom
Português Bicampeão nacional desembarca para no oriente médio para a disputa do campeonato mundial Rotax, na Mini Max.

O automobilismo português marca presença no Circuito Internacional de Kart do Bahrein com Vicente Capela (Patrocinador: Interkrarn), piloto de Beja que conquistou o direito de representar o país no RMC Grand Finals 2025. O bicampeão do Campeonato Portugal Rotax está pronto para o desafio de competir contra os melhores pilotos do mundo na categoria Mini Max, numa semana que promete emoção e alta competitividade.

A conquista da vaga para o Mundial veio após o segundo título nacional de Capela no Campeonato de Portugal, confirmando a consistência e o talento do piloto português ao longo da temporada. O bicampeonato nacional foi o passaporte para esta experiência internacional, onde Vicente terá a oportunidade de medir forças com os melhores da sua categoria. A preparação ao longo do ano foi intensa, com dedicação total para estar no melhor nível possível quando chegasse o momento de representar as cores de Portugal no maior palco do karting Rotax.

"Estou muito feliz de estar no Bahrein. É uma competição muito importante, ainda mais a representar Portugal. Espero fazer uma boa competição", declarou Vicente Capela.

A motivação do piloto de Beja é evidente, e o foco está em aproveitar cada momento desta experiência. representar o país numa competição desta magnitude é motivo de orgulho e responsabilidade, sentimentos que Vicente leva consigo para a pista do Bahrein.

O grid da categoria Rotax Mini Max será composto por 72 pilotos vindos de quatro continentes, garantindo uma diversidade impressionante e um nível técnico elevadíssimo. Vicente Capela vai enfrentar os campeões nacionais de dezenas de países, todos com o mesmo objetivo de brilhar no Mundial. A categoria de Capela é conhecida por revelar grandes talentos do automobilismo, e esta edição não será diferente.

Esta edição do RMC Grand Finals reúne 802 pilotos de todo o planeta, todos classificados através de campeonatos nacionais em seus respectivos países. O evento consolida-se como a maior competição de karting Rotax do mundo, sendo o sonho de qualquer piloto que compete com estes motores. A magnitude do evento reflete a força global da categoria Rotax, que continua a crescer e a atrair cada vez mais talentos.

Esta será a segunda participação do piloto português num Campeonato Mundial Rotax, sendo que em 2024 esteve em Sarno, na Itália, competindo ainda na categoria Micro Max. A experiência italiana serviu de aprendizado importante para o bicampeão nacional, que agora regressa ao Mundial com mais maturidade e conhecimento. A mudança de categoria para a Mini Max representa também uma evolução natural na carreira de Vicente, que continua a progredir de forma consistente.

"Já tive uma experiência neste Mundial e agora estou melhor preparado. São muitos detalhes para conseguir um bom resultado, mas o primeiro objetivo é garantir um lugar na Final e depois trabalhar para garantir um bom resultado", explicou Vicente Capela.

O piloto português sabe que a competição será dura, mas a experiência anterior dá-lhe confiança para enfrentar os desafios. A estratégia está bem definida: avançar etapa por etapa, sempre com foco e determinação para alcançar o melhor resultado possível.

O programa da semana começa já na segunda-feira (1), com os primeiros treinos livres. Até quarta-feira, Vicente terá seis sessões de treinos, numa média de duas por dia, para conhecer todos os segredos da pista bareinita. Este período será fundamental para ajustar o kart às características do circuito e para ganhar ritmo e confiança que podem fazer a diferença quando começarem as sessões cronometradas.

A qualificação da categoria Mini Max está marcada para quarta-feira (3) às 8h11* (horário de Brasília*), e será o momento que definirá o grid de largada das provas classificatórias. Logo depois, às 11h15*, acontece a primeira prova classificatória, com seis voltas no traçado do Bahrein. Cada volta, cada ultrapassagem e cada décimo de segundo serão fundamentais na busca por uma posição de destaque.

Na quinta-feira (4) haverá mais duas provas classificatórias que determinarão o grid de largada da Pré-Final. Esta prova está agendada para sexta-feira (5), às 11h03*, com 10 voltas para a categoria Rotax Mini Max. Este será o penúltimo passo antes da grande decisão, e um bom resultado aqui será essencial para garantir a Capela uma posição favorável no grid da Final.

A grande Final da edição 2025 do RMC Grand Finals está marcada para sábado (6), com largada às 5h40*. Serão 14 voltas decisivas nas quais Vicente Capela espera estar presente, representando Portugal entre os melhores do mundo. O momento que é o objetivo do piloto português lutando por um resultado após todo o trabalho desenvolvido. As provas do RMC Grand Finals serão transmitidas ao vivo no YouTube, a partir deste dia 3 de dezembro, através do canal Rotax Karting, direto do Circuito Internacional de Kart do Bahrein.

Portugal está muito bem representado por Vicente Capela, um dos grandes talentos do karting nacional, que leva consigo a bandeira portuguesa e o apoio de todos os fãs do automobilismo. O bicampeão de Beja tem tudo para fazer uma excelente competição no Bahrein, mostrando a qualidade do karting português no palco mundial.

Ligação com o Brasil

Vicente Capela é bisneto de brasileiro. O "vô Sebastião" era carioca do Rio de Janeiro, serviu como mergulhador na marinha portuguesa durante o século passado. O elo entre Brasil e Portugal através destas gerações e no futebol, já que Capela foi visto no paddock vestindo uma camisa do Corinthians. Vicente deseja, no futuro, disputar competições no país natal de seu bisavô.

Notícias

Página inicial