Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: GP Catalunha a Pirelli busca confirmação pneu macio traseiro
Reportagem: Néctar Comunicação
Tal como na Hungria, os pilotos da Moto2™ terão dois pneus traseiros macios, o padrão e o E0125 de desenvolvimento, que tem sido muito popular nas últimas corridas, enquanto na Moto3™ a alocação padrã

· Após sediar dois GPs em 2024 (em maio e em meados de novembro, substituindo Valência como última etapa da temporada), este ano o circuito de Barcelona-Catalunha recebe o GP da Catalunha no início de setembro. Para este evento, a 15ª etapa do Campeonato Mundial, a Pirelli decidiu disponibilizar aos pilotos da Moto2 e da Moto3 a mesma especificação de pneus escolhida para o GP da Hungria.

· Na Moto2, os pilotos terão à disposição duas soluções traseiras em composto macio: o SC0 padrão e a especificação de desenvolvimento E0125. Esta segunda opção já esteve na alocação cinco vezes desde sua estreia em Silverstone, neste ano. Até agora, esse pneu sempre superou o SC0 padrão na comparação direta, tornando-se a escolha predileta de todos os pilotos em cada corrida, como também ocorreu no último GP, realizado em Balaton Park. Como de costume, as opções traseiras podem ser combinadas com duas alternativas para a dianteira, a SC1 macia e a SC2 média, ambas padrão.

· O SC1 macio e o SC2 médio também são as soluções para ambos os eixos da classe Moto3, na quantidade de oito pneus de cada composto para cada piloto. Nos dois GPs realizados no circuito de Barcelona-Catalunha em 2024, o SC2 médio foi o composto mais utilizado pelos pilotos na corrida.

Em Barcelona, continuamos a comparação entre os pneus traseiros macios

"O ano passado foi a nossa temporada de estreia na Moto2 e na Moto3. Em Barcelona, competimos em duas ocasiões: primeiro no final de maio e em meados de novembro. Em ambos os casos, apesar da diferença de quase 30 graus na temperatura da pista, os pilotos da Moto2 utilizaram pneus traseiros de composto macio: o SC0 padrão em maio e, em novembro, a especificação D0640, que mais tarde viraria o novo SC0 padrão. Neste ano, será possível comparar o SC0 padrão, que era o D0640, com a nova especificação E0125, que, em todos os GPs em que foi utilizada até agora, sempre foi a preferida. As temperaturas devem se aproximar das registradas em maio da temporada passada, e será interessante acompanhar o desempenho da nova especificação neste circuito à luz dos dados coletados em outras pistas. Quanto à Moto3, vimos que nesta pista a opção em composto médio SC2 tem sido a mais utilizada para ambos os eixos até agora, mas este ano os pilotos têm um maior conhecimento dos nossos pneus, portanto é possível que alguém opte pelo SC1 macio traseiro, que nos últimos GPs tem sido escolhido por vários pilotos para a corrida."

Notícias

Página inicial