Motor On Line
Notícias-

Pilotos da Copa Truck encaram pista desafiadora no circuito de Potenza
Reportagem: Marcelo Laguna / Rodrigo Freitas
Foto: Divulgação
Race Comunicação
Com curvas estreitas e muito técnicas, o Autódromo Internacional de Potenza (MG) recebe a categoria pela quarta vez neste domingo (24).

O município de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, será palco, pela quarta vez, da Copa Truck. Neste domingo (24), o Autódromo Internacional de Potenza receberá a 6ª etapa da temporada 2025, a partir das 12h, com a largada da Corrida 1, enquanto a Corrida 2 começará às 12h40min. A expectativa é de uma prova muito acirrada, em razão de um traçado desafiador e que exigirá muito dos pneus. A Copa Truck conta com o patrocínio da Prometeon Tyre Group, única fabricante de pneus que atua exclusivamente no setor comercial, com produtos para o transporte de mercadorias e pessoas, Agro e OTR. Os mesmos pneus que rodam diariamente nas estradas equipam os caminhões nas pistas.

Para a piloto Bia Figueiredo, embaixadora oficial da Prometeon, os 3.200 m do circuito de Potenza tem como característica principal as curvas de baixa velocidade e que aumentam a necessidade de frenagem em curta distância. "É uma pista mais curta e bem técnica. O asfalto é muito bom, mas tem algumas freadas difíceis. Isso aumenta a importância de pneus de última tecnologia", explica Bia.

Entre os pontos de atenção que o circuito exige, a piloto cita como exemplo a Curva Zero, a última antes da linha de chegada. "É uma curva em descida, com muito 'bump'. Então, o caminhão treme, balança, e você precisa tomar cuidado para não travar os pneus dianteiros", comentou. A Curva 1 também merece uma atenção extra. "Nessa curva, de quase 90°, é preciso tomar cuidado para evitar algum tipo de trava nos pneus internos", afirma Bia.

A característica do traçado da pista mineira é mais um desafio aos pilotos, que precisam administrar muito bem a condição dos pneus. Afinal, as equipes recebem um total de 22 pneus para utilização em toda a temporada, daí a necessidade de buscarem as melhores estratégias no uso. Segundo os engenheiros da Prometeon, que acompanham todas as etapas do campeonato, a pista de Potenza ainda traz como desafios a possibilidade de variação de temperatura na região, pois o autódromo está localizado em um vale. Isso costuma fazer com que a amplitude térmica seja grande. Com isso, há a necessidade de mais ajustes na calibração.

Todos os cerca de 40 caminhões que participarão da etapa, incluindo as categorias Super Truck Pro e Super Truck Elite, estarão com os pneus Prometeon/Pirelli Serie 02 Proway Steer na medida 295/80R22.5 TL.

Após cinco etapas realizadas, a classificação da Copa Truck, categoria Pro, é a seguinte (cinco primeiros colocados):

1º Raphael Abbate - 137 pontos
2º Beto Monteiro - 126 pontos
3º Leandro Totti - 124 pontos
4º Felipe Giaffone -120 pontos
5º Wellington Cirino - 119 pontos

Obs: Bia Figueiredo ocupa a 11ª posição, com 74 pontos

Sobre o grupo de pneus Prometeon

O Prometeon Tyre Group é o único fabricante de pneus que atua exclusivamente no setor comercial, com produtos para o transporte de mercadorias e pessoas, Agro e OTR. A Prometeon possui um portfólio multimarca e multitier, que inclui PROMETEON, PIRELLI, AEOLUS, SESTANTE e ANTEO entre suas principais marcas. O Grupo possui quatro fábricas (duas no Brasil, uma no Egito e uma na Turquia), três unidades de Pesquisa e Desenvolvimento (Itália, Brasil e Turquia), além de um Centro de Desenvolvimento (Egito). Presente nos cinco continentes, emprega aproximadamente oito mil pessoas de mais de 40 nacionalidades.

Notícias

Página inicial