Motor On Line
Notícias-

Kart: irmãos Busato disputam o Italiano e Guilherme chega à final
Reportagem: Kako Marques
Foto: Matteo Segato
KMCom
Pilotos paranaenses estiveram na pista de Cremona, com Rafael mostrando evolução na competição até Pré-final e Guilherme na corrida decisiva.

Os irmãos paranaenses Rafael e Guilherme Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum) deram sequência à temporada de desafios internacionais na Itália, participando da quinta etapa do Campeonato Italiano na pista de Cremona, disputando a categoria OKN Júnior.

A dupla brasileira enfrentou um grid competitivo de 93 pilotos, em uma das etapas mais concorridas da temporada. Guilherme Busato conseguiu chegar à final da competição, terminando em 22º lugar, enquanto Rafael foi até a pré-final, encerrando sua participação em 47º lugar no grid geral. O resultado demonstra a evolução constante dos irmãos no cenário internacional do kartismo.

Rafael Busato largou todas as baterias classificatórias em décimo sexto lugar, ocupando a oitava fila após a tomada de tempo. Na primeira prova, não conseguiu completar a corrida, ficando em vigésimo quinto lugar. Enredo que se repetiu na segunda classificatória, quando fechou em vigésimo quarto.

A terceira corrida do fim de semana marcou uma excelente evolução para Rafael, que conseguiu alcançar o Top 10. Porém, na quarta prova, novamente não conseguiu completar as voltas previstas da corrida e ficou em vigésimo quarto lugar.

Na quinta classificatória, disputada no domingo (13), Rafael completou a prova em décimo quarto, mas uma penalização de 3 segundos o fez fechar em décimo oitavo lugar. A pré-final 'A' foi, sem dúvida, a melhor corrida de Rafael, que largou em trigésimo primeiro, realizou 21 ultrapassagens impressionantes e terminou dentro do Top 10, na décima colocação. Infelizmente, os pontos somados não foram suficientes para classificá-lo para a prova Final.

"Tive muitos problemas com toques nessa prova em Cremona, acabei abandonando algumas classificatórias e não deu pra chegar à final. Mas consegui mostrar um bom trabalho na Pré-final com 21 ultrapassagens e estou feliz pelo Gui, que fez uma grande Final", declarou Rafael Busato.

Como citou Rafael, Guilherme Busato largou da décima quinta colocação nas baterias classificatórias e conseguiu completar a primeira delas em décimo terceiro, mas o desarme do painel frontal resultou em uma penalização de 5 segundos, deixando-o em vigésimo primeiro.

Na segunda corrida, cruzou a linha de chegada em décimo terceiro lugar, mas a terceira corrida trouxe seu melhor resultado, com o oitavo lugar dentro do Top 10, seguido por outro bom resultado na quarta corrida, novamente no Top 10, em nono lugar. A quinta corrida classificatória foi fechada na décima primeira colocação.

No total, Guilherme somou 62 pontos, classificando-se para a Pré-final B. Nas disputas de domingo (13), conseguiu receber a bandeira quadriculada em décimo lugar na Pré-final e garantiu vaga na Final da OKN Júnior, disputada entre 36 pilotos. Na prova decisiva, Guilherme Busato enfrentou grandes disputas e fechou na vigésima segunda colocação.

"Chegar à final já foi muito difícil e estou feliz de deixar 71 pilotos para trás. Foi uma experiência incrível e quero voltar mais vezes", comentou Guilherme Busato sobre sua participação na competição italiana.

Os irmãos Busato seguem agora para Mülsen, na Alemanha. Guilherme, desta vez vai ficar apenas na torcida pelo irmão, Rafael, que vai disputar a segunda etapa do FIA Academy Trophy Júnior no próximo fim de semana. O piloto paranaense representará o Brasil na competição no Motorsport Arena Mülsen, localizado a pouco mais de 1h20 de viagem de Leipzig, consolidando a presença brasileira no kartismo internacional.

Notícias

Página inicial