Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Mobil™ mantém os 2 carros no top10 apesar de sábado atribulado
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Carsten Horst
Dudu Barrichello foi coletado em batida de concorrente na primeira volta, e safety-car na abertura da janela tira chance de vitória de Rubinho

"Hoje é o dia de falar uma frase que nasceu de um piloto argentino: 'Carreras son carreras'."

Assim o piloto Mobil™ Rubens Barrichello resumiu a Corrida Sprint da Stock Car em Buenos Aires. Parafraseando o lendário piloto local Juan Manuel Fangio, o ex-fórmula 1 viu a chance de vencer pela primeira vez em 2024 escapar após o safety-car ser acionado na volta que abriu a janela de pit-stop na corrida de sábado da principal categoria do automobilismo nacional.Partindo da primeira fila após a inversão de grid prevista em regulamento, o bicampeão da Stock Car sustentou o segundo lugar até a volta que abriu a janela de procedimentos de box. O piloto do Toyota Corolla #111 havia passado a entrada dos boxes quando um concorrente ficou parado na reta principal e trouxe o carro de segurança para a pista. Com isso, Rubinho perdeu diversas posições e teve que escalar o pelotão para brigar pelo top10 no traçado de 3.353m e 10 curvas da variante 9 do Autódromo Oscar y Juan Gálvez.

Com o 11º lugar conquistado em Buenos Aires, Barrichello retornou ao grupo dos 10 primeiros e aparece em décimo com 493 pontos.

A corrida de Dudu Barrichello foi encerrada por um concorrente de forma precoce. Ainda na primeira volta, o então vice-líder da categoria foi atingido por outro competidor e viu os danos no Corolla #91 impedirem o piloto de seguir na bateria. Ainda sim, Dudu não viu a diferença de pontos para o líder aumentar em Buenos Aires. Apesar disso, o piloto de 22 anos aparece na quarta posição do campeonato, com 69 pontos de desvantagem para o topo da tabela.

A corrida principal da Stock Car Pro Series em Buenos Aires acontece neste domingo, com Rubinho largando de 11º e Dudu da 18ª posição.

O que eles disseram:

“A análise é para o lado da frustração. Perder por estratégia é um pouco chato, mas a verdade é que quando o Fraga passou pelo Baptista, ele não tinha como ver, eu passei por ele e ele ainda estava em movimento, então acreditei que não teria safety-car ali, então os que vieram atrás e viram o carro dele parado já entraram para os pits. O carro estava competitivo, seria difícil bater o Fraga que estava queimando os pushes, mas a minha estratégia era boa para terminar no pódio e estar bem posicionado para amanhã. A famosa frase que veio daqui ‘Carreras son carreras’ foi o que definiu o dia de hoje.”

Rubens Barrichello

“Hoje foi uma pena, fui cauteloso na largada e sabia que não tinha carro para brigar na frente, então sabia que minha corrida era de coletar corpos e um dos corpos que estava colhendo reviveu. O Cacá passou reto, abriu a porta para eu passar e na volta, a visibilidade do carro é complicada e ele me acertou de jeito, fiquei sem roda. O carro vinha muito danificado então resolvi parar na pista. Deu errado para nós, mas para o top3 do campeonato deu tudo errado e ninguém completou a prova. Tenho que focar no meu e vamos seguir tentando melhorar dia após dia.”

Dudu Barrichello

Cronograma – Stock Car – Etapa 9 – Buenos Aires, Argentina

Domingo, 6 de outubro:

12:20 – Corrida Principal (40 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial