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Stock Car: Zonta coloca a Shell entre os protagonistas na estreia no Velopark
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM fecha o dia com quinto tempo.

Pole e vencedor da última etapa da Stock Car, no Velocitta, o ex-F1 Ricardo Zonta mais uma vez foi protagonista com o Toyota Corolla #10 da equipe Shell-RCM. Ele passou o dia todo entre os mais velozes nos treinos livres da categoria na pista gaúcha do Velopark, finalizando a sessão da manhã em sétimo e a da tarde em quinto.

Esta é a primeira vez que os carros da maior categoria do Brasil competem com a atual configuração no travado circuito de 2.278m situado em Nova Santa Rita. A jornada no Velopark é intensa, com uma etapa no sábado e outra no domingo –o que exige muito dos pilotos, mecânicos e engenheiros, uma vez que o intervalo entre as corridas é mínimo.

São ao todo 112 pontos em jogo no fim de semana, o que pode ser decisivo para as pretensões do trio da maior patrocinadora do esporte a motor no mundo no campeonato. Zonta é oitavo na tabela de pontuação, que tem Átila Abreu em 14º e Galid Osman em 20º.

Vice-campeão de 2014 e dono de vitória em Nova Santa Rita, o sorocabano do Chevrolet Cruze #51 foi 11º pela manhã e 22º na sessão da tarde, quando não conseguiu aproveitar ao máximo seu jogo novo de pneus em virtude de uma bandeira vermelha quando vinha rápido na pista.

Já Galid Osman, outro que também já levou troféu de vencedor no Velopark, enfrentou problemas nos dois treinos: pela manhã teve quebra no parafuso da cambagem e de tarde ficou com a asa traseira do Cruze #28 solta. Ele fechou o dia em 26º, mas disse estar otimista pois vinha entre os dois mais velozes de seu grupo no treino da manhã, antes da quebra abreviar sua sessão.

O cronograma no sábado determina um breve warmup de 10 minutos antes do quali, com início programado para as 9h15. No domingo, a dinâmica é a mesma. As corridas são exibidas ao vivo pela Band e canais Sportv, sendo que as tomadas de tempo passam também nos últimos.

O que eles disseram:

“Está sendo uma etapa de boa performance do carro. Evoluímos ele um pouco ao longo do dia e a pista muito curta dificulta por conta do trânsito. Consegui me manter entre os primeiros em todos os treinos, o que é muito bom. Sabemos que amanhã é classificação e corrida, e domingo igual, então é importante ter um carro equilibrado para o fim de semana todo.

Outro ponto importante é o cuidado com os pneus, cuidar bem deles é fundamental pois o desgaste tem sido alto, o carro tem que aguentar bem as duas corridas.

O modelo antigo tinha mais downforce, então as curvas 4,5 e 6, curvas em quarta marcha, você sente muito a falta de aerodinâmica e o carro escorrega bastante. Estamos trabalhando para acertar isso.”

Ricardo Zonta

“Nosso carro com pneu velho tem se comportado bem e sido competitivo, fizemos alguns testes de ajustes e evoluímos o carro. Quando passa o pneu novo, o carro não desempenha tão bem e não estamos conseguindo aproveitar a volta 100% com o jogo zero. Mas, não consegui tirar também, pois aqui demora para a temperatura chegar ao ideal e, quando estava perto, a bandeira vermelha veio.

A curva 1 está ruim, a chicane foi feita para estragar o carro, a curva deveria ser bem mais travada um pouco na minha leitura. Se arriscar muito, você acerta a zebra ou os pneus e esse carro é mais pesado então você sente muito mais. Muitos quebraram nos treinos, então é um ponto de atenção para o fim de semana.

Agora é entender o que aconteceria com o pneu zero no warmup, já que com o pneu velho estamos competitivos, virei tempo para estar entre os primeiros se não fosse a vermelha. Precisamos melhorar no pneu novo que tem sido nosso problema ao longo do ano.”

Átila Abreu

“Começamos o fim de semana muito bem, mas terminamos mal na folha de tempos porque meu carro quebrou quando fui passar o pneu bom de manhã e vinha em segundo no grupo. E depois à tarde o equilíbrio estava ruim, até que descobrimos que a asa traseira estava solta. Amanhã é um novo dia e viremos mais fortes com certeza”

Galid Osman

Stock Car – Etapas 5 e 6 – Velopark:

Sábado, 2 de julho
08:30 – 08:40 – Warmup
09:15 – 10:00 – Quali – Etapa 5
14:10 – Corrida 1 – 30 minutos +1 volta
14:48 – Corrida 2 – 30 minutos +1 volta

Domingo, 3 de julho
09:00 – 09:10 – Warmup
09:45 – 10:30 – Quali – Etapa 6
14:10 – Corrida 1 – 30 minutos +1 volta
14:48 – Corrida 2 – 30 minutos +1 volta

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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