Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell com dobradinha no Shakedown e E. Elias no top10 do treino livre
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Galid Osman liderou as atividades de Shakedown com Átila Abreu na segunda posição.

Enfim tivemos carros na pista para a abertura da temporada 2022 da Stock Car.

No primeiro dia de motores ligados em Interlagos, pilotos titulares e convidados tiveram a chance de acelerar no principal palco do automobilismo nacional e marcar os primeiros tempos da nova temporada.

Os regulares do grid viram o asfalto primeiro nas atividades de shakedown que aconteceram no período da manhã e a principal apoiadora dos esportes a motor no Brasil e no mundo mostrou que chegou para a nova temporada pronta para brigar na cabeceira do pelotão.

Galid Osman cravou o melhor tempo do shakedown, registrando sua volta em 01:40.894, 0.195s mais rápido que seu parceiro de equipe, Átila Abreu, na segunda posição. Ricardo Zonta cravou o 15º melhor tempo da atividade.

O bólido #28 continuou seu bom desempenho no segundo treino livre para os convidados e Enzo Elias fechou o dia com a oitava melhor marca do treino livre.

Os carros voltam a acelerar já no começo da manhã de sábado para mais dois treinos livres, os convidados fazem seu terceiro e último treino, depois os titulares assumem os assentos dos carros para o último treino livre. 13h45 está marcado o treino classificatório para a Corrida de Duplas, onde o piloto titular classifica o carro para a primeira largada.

No domingo as atividades de pista se iniciam às 13h55 com a largada da primeira corrida, de 30 minutos +1 volta, onde os titulares irão fazer a prova. A segunda bateria tem largada prevista para 14h50 e será a corrida dos convidados, no mesmo formato da anterior, com inversão das 10 primeiras posições do grid final. Ambas as corridas têm pit-stop obrigatório com abastecimento e troca de um pneu.

O que eles disseram:

“Estou muito satisfeito com nossa evolução hoje, conseguimos nos encaixar no top10, que era nosso objetivo para o primeiro dia. Claro que ainda queremos melhorar muito mais nas próximas sessões. Estou muito agradecido com o trabalho de toda a equipe e tudo que eles têm feito ao longo do dia. Estou aprendendo o carro, as paradas de box e alguns outros detalhes que ainda vamos acertar. Acredito que vamos brigar por essa corrida no domingo.”

Enzo Elias

“Hoje o dia foi muito bom, conseguimos manter o ritmo da última etapa em Interlagos no ano passado. Liderei o único treino com os titulares e é sempre bom andar na frente. Amanhã muitos pilotos vão passar pneu zero, então vamos ver como nosso real ritmo está. Feliz pelo resultado do Enzo, fechando o dia na oitava colocação, sem passar pneu zero, sempre frisei que ele era um piloto muito bom e que se adaptaria rápido ao carro.”

Galid Osman

“Estava bem ansioso, mexemos muito no carro nessa pré-temporada, trocamos todo o chassis entre a última etapa do ano passado e essa. O carro pareceu bem mais equilibrado hoje e isso me deixou bem animado. Fomos ao shakedown já pensando em desempenho, fizemos isso para aproveitar pois teremos apenas mais uma atividade de pista antes do classificatório. Me preocupa um pouco a velocidade de reta do meu carro, estou cerca de 3km/h mais lento que meu companheiro de equipe, estamos tentando entender como melhorar isso. Ponto positivo para o Renan Guerra que estreou muito bem e teve uma pequena infelicidade no segundo treino com problemas mecânicos. Mas, confio nele para andar bem no fim de semana.”

Átila Abreu

“Gostei muito do carro, achei que sofreria mais para me adaptar, mas não tive esse problema. Ainda estou me entendendo com a posição do banco, tive que buscar na onboard depois para saber se estava fazendo o traçado correto. É um carro que está com bom equilíbrio, pena não conseguir aproveitar o pneu melhor por conta dos problemas mecânicos, mas guardamos um pouco de desempenho para amanhã.”

Renan Guerra

“Estar de volta na pista e guiar o carro novamente é muito prazeroso. Hoje só andei no shakedown e senti pontos a evoluir no carro. Volto a andar no treino antes do quali para fazer os últimos ajustes para o classificatório. O Dirani que andaria hoje teve que enfrentar alguns problemas no carro e tirou tempo dele de pista, mas nos tranquiliza o fato dos problemas aparecerem hoje e termos tempo de arrumar tudo para amanhã.”

Ricardo Zonta

“Primeira vez a correr de carro em 2022, já havia andado de kart, mas no carro é a estreia no ano. Desde sexta passada estou envolvido com o pessoal da RCM em atividades extra-pista, como acerto do banco e algumas informações sobre o carro. Tem sido muito bom participar de tudo isso. No meu primeiro treino tivemos um problema de motor, ainda não descobrimos o que aconteceu, mas confio que eles vão entregar um carro perfeito para o sábado. Agora é aproveitar o tempo que vou ter na pista amanhã para me entender da melhor maneira possível com o carro.”

Danilo Dirani

Stock Car 1 – Corrida de Duplas – Interlagos

Sábado, 12 de fevereiro
08:00 – 09:10 – Treino livre 3
10:50 – 12:00 – Treino livre 4
13:45 – 14:30 - Classificação

Domingo, 13 de fevereiro
13:15 – 13:35 – Box aberto
13:52 – Volta de apresentação
13:55 – Prova 1 – 30 minutos +1 volta
14:50 – Prova 2 – 30 minutos +1 volta

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial