Motor On Line
Notícias-

Carro #73 Jeff e Enzo sai na pole na final da Porsche XP Private Cup em Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Fernanda Feixosa
Lucas Salles e Rafael Suzuki largam na pole na classe GT3 Cup com o carro #19 na corrida de 500 km que encerra a Endurance Series.

Em uma tomada de tempo decidida por 0.005, a dupla do Porsche #73, Enzo Elias e Jeff Giassi, cravou a pole para a corrida de 500 km que encerra a temporada da Porsche XP Private Cup. Na classe GT3, a posição de honra ficou para o #19, da dupla Lucas Salles e Rafael Suzuki.

A julgar pelo desfecho do quali, a jornada final da Porsche Endurance Series promete muitas disputas em todos os pelotões.

Na Carrera Cup, por exemplo, a dupla líder do campeonato, Fran Lara e Guilherme Salas, ficou a 0.005 da pole. A dupla do carro #7, Miguel Paludo e Dennis Dirani, larga em terceiro graças a 0.010 sobre o #20, de Pedro Aguiar e Ricardo Zonta.

A terceira fila será preenchida por protagonistas de uma das mais acirradas rivalidades das pistas no Brasil e na Fórmula E. A dupla do #29, Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr, parte em quinto. Ao lado larga o #5, de Sylvio de Barros e Lucas di Grassi.

O sétimo no grid é o carro #8, de Werner Neugebauer e Fabio Carbone, que bateu pela margem mínima de 0.001 o #199, de Nelson Marcondes e Rubens Barrichello.

Com tantos protagonistas próximos e 500 km de prova, são múltiplos os carros candidatos – no combinado dos tempos foram nada menos que 17 dos 19 carros da Carrera Cup dentro do mesmo segundo.

Na GT3 Cup foram 12 carros no mesmo segundo. Além da grande volta estabelecida por Lucas Salles para praticamente assegurar a pole no grupo A, outro formidável destaque da sessão classificatória foi Caio Collet. O piloto da F3 Internacional faz em Interlagos a primeira corrida da vida em um carro de GT e a estreia no Autódromo de São Paulo. E fechou o dia como o mais veloz entre todos que aceleraram os carros de motor 3.8.

Além dos títulos de Endurance, a corrida deste sábado vai definir os campeões “Overall” nas classes Carrera Cup e GT3 Cup. Neste caso o ranking é apurado pela soma da pontuação final do certame de corridas longas com os tentos acumulados na Sprint Series após a aplicação dos descartes previstos em regulamento.

O evento será aberto ao público geral (ingressos de R$ 50 podem ser adquiridos pelo site da Porsche XP Private Cup com antecedência ou na bilheteria do autódromo no sábado) e terá a presença de convidados dos pilotos e patrocinadores.

A corrida pode ser acompanhada ao vivo e na íntegra pelo Sportv 3, portais motorsport.com e F1 Mania e canais da categoria em mídia social. A Band mostrará a largada e a fase final da prova ao vivo, além de flashes direto de Interlagos durante a prova.

Os qualis

Carrera Cup

O grupo A, dos pilotos titulares da Porsche XP Private Cup, abriu o quali sob garoa fina. Mas diante da perspectiva de apertar a chuva, todos logo trataram de acelerar forte. Lara abriu o treino na liderança, mas depois teve seu tempo superado por Neugebauer, Mello, Giassi, Paludo e Aguiar.

A um minuto do término da sessão, Paludo cravou os dois primeiros trechos “roxos” na tela de tempos e baixou da marca de 1:37s, para liderar a sessão. Mas na hora da bandeirada Giassi melhorou mais ainda e Aguiar também superou o heptacampeão. Neugebauer e Lara completaram o top5.

Depois da primeira volta rápida de cada carro do grupo B, Fraga era o mais veloz, com Casagrande e Di Mauro completando o top3. Mas a seguir Salas, Dirani, Piquet Di Grassi e Ramos foram mais rápidos. A 2min da bandeirada, Barrichello e Di Grassi eram os dois mais rápidos do grupo.

Quando a quadriculada foi exibida no PSDP, Salas era o líder, à frente de Barrichello, Di Grassi, Ramos e Casagrande. Elias cravou o oitavo tempo, suficiente para colocar o carro #73 na pole.

GT3 Cup

Lucas Salles deu o tom do Grupo A, sempre entre os ponteiros. Ele primeiro abriu meio segundo sobre Nelson Monteiro, então Bruno Xavier subiu para segundo lugar, depois Lineu Pires e, por último, Sebastian Moreno.

Com 0.427 de margem sobre o colombiano, Salles deixou a situação confortável para Suzuki a seguir disputar a pole.

No fim da sessão o top5 mostrava: Salles, Moreno, Fontanari, Pires e Bottura.

O grupo B entrou na fase decisiva do treino com Caio Collet na liderança a 2 minutos da bandeirada. Hellmeister era segundo, com Renan Guerra, Vitor Baptista e Jimenez preenchendo o top5.

O brasileiro da F3 fechou a sessão na liderança, no fim Jimenez subiu para segundo e deixou Hellmeister em terceiro. Suzuki cravou o 12º tempo no grupo, confirmando a pole na categoria.

O que eles disseram:

“Na hora que eu fiz a volta, o radio falou ‘secou, acredita’ e eu ignorei as gotas no painel e fiz sem pensar que poderia molhar. Então a volta veio. Estou muito feliz”

Jeff Giassi

“Estou feliz demais com a pole. Estamos pensando no campeonato. Confesso que não fiquei tão contente assim com a minha volta, mas o Jeff antes tinha feito um grande trabalho e agora vamos pensar na melhor estratégia para disputar o título também na geral”

Enzo Elias

“Foi boa a classificação. Estava caindo uma garoinha ainda no meu grupo, mas a pista não estava molhada e consegui encaixar as voltas logo no início do treino. Foi preciso ganhar a temperatura dos pneus no início, pois o dia está mais frio e deu certo, deu um grip legal quando eu mais precisei e a volta foi muito boa”

Lucas Salles

“É claro que é um mix de sentimentos. Obviamente a pole é o lugar onde a gente gostaria de estar, mas devo muito ao Lucas que criou uma margem importante na volta dele, aproveitando bem a circunstância da garoa. Mas é natural sermos sempre competitivos, a gente sempre quer um pouco mais e hoje não consegui. Fiz três voltas muito iguais e, por algum motivo, desde Goiânia não estou conseguindo virar entre os mais velozes do meu grupo. Mas, claro, aqui é uma corrida em dupla”

Rafael Suzuki

“Foi uma diferença bem difícil de a gente ver. Mas amanhã a corrida tem horas e horas, hoje a margem foi pouca e aqui com 500 km pode não fazer diferença. Vamos para cima na largada, que tem muita corrida para disputar”

Guilherme Salas

“Se tudo der certo vamos repetir a vitória do ano passado e eu e Gui buscar esse campeonato. Ele já mostrou várias vezes muita velocidade e meu papel será cuidar bem do carro e entregar para ele em condições de lutarmos na frente”

Fran Lara

“Foi uma tomada muito boa, acho que consegui me adaptar muito bem com o carro desde ontem. Hoje no quali consegui encaixar tudo junto numa volta bem boa e fico feliz em ser o mais rápido hoje. Foi bem gratificante e quero agradecer à equipe e à categoria pela oportunidade”

Caio Collet

Grid de largada (médias das melhores voltas):

01. #73. Enzo Elias e Jeff Giassi** 1:36.331
02. #3. Francisco Lara e Guilherme Salas* +0.005
03. #7. Miguel Paludo e Dennis Dirani +0.140
04. #20. Pedro Aguiar e Ricardo Zonta +0.150
05. #29. Rodrigo Mello e Nelson Piquet Jr* +0.242
06. #5. Sylvio de Barros e Lucas di Grassi** +0.318
07. #8. Werner Neugebauer e Fabio Carbone +0.329
08. #199. Nelson Marcondes e Rubens Barrichello** +0.330
09. #9. Franco Giaffone e Cesar Ramos** +0.375
10. #80. Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* +0.431
11. #85. Eduardo Menossi, Diego Nunes e Renan Pizii** +0.466
12. #88. Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro** +0.551
13. #1. Alceu Feldmann e Thiago Camilo +0.559
14. #27. JP e Felipe Fraga +0.597
15. #11. Pedro Boesel e Sergio Sette Câmara +0.689
16. #77. Francisco Horta e William Freire** +0.709
17. #90. Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* +0.737
18. #0. Cristian Mohr e Cacá Bueno** +1.089
19. #121. João Barbosa e João Gonçalves** +1.309
20. #19. Lucas Salles e Rafael Suzuki +2.581
21. #117. Guilherme Bottura e Gabriel Robe* +2.835
22. #888. Lineu Pires, Beto Gresse e Vitor Meira* +2.853
23. #17. Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Marçal Müller +2.867
24. #87. Nelson Monteiro, Alan Hellmeister e Antonio Pizzonia +2.922
25. #99. Edu Guedes, Caio Collet e Carlos Ambrósio** +2.977
26. #22. Caio Castro, Betinho Valério e Tony Kanaan* +3.009
27. #15. Leonardo Sanchez e Átila Abreu* +3.077
28. #145. Carlos Renaux, Vitor Baptista e Marcus Peres +3.113
29. #555. Ayman Darwich e Nicolas Costa* +3.128
30. #32. Paulo Sousa e Galid Osman* +3.385
31. #23. Marco Pisani, Renan Guerra e Vinicius Valle** +3.551
32. #12. Edson dos Reis, Sergio Jimenez e Khayam Ghazzaoui** +3.577
33. #880. Gustavo Farah e Sebastian Moreno** +3.600
34. #45. Paulo Totaro, Marcio Mauro e Ramon Alcaraz** +4.068
35. #190. Tom Filho e Bruno Xavier* +4.452
36. #440. Carol Aranha, Bia Figueiredo e Bruna Tomaselli** +4.834
37. #18. Marcos Baumgart e Fernando Rosset**+6.378

*Classe Sport
**Classe Trophy
Em itálico, GT3 Cup

Porsche XP Private Cup - Endurance Series

Sábado, 4 de dezembro
13:15 – 17:45 – Largada (500 km ou 4h30)
18:00 – 20:00 – Show de encerramento da temporada Jota Quest

Notícias

Página inicial