Motor On Line
Notícias-

TCS firma parceria com a Jaguar Land Rover para entrar na Fórmula E Racing
Reportagem: Clarissa Avelar / Pedro Ramos
Hill + Knowlton Strategies
Tata Consultancy Services será nova patrocinadora de título da British Racing Team Equipe britânica de Fórmula E é rebatizada como Jaguar TCS Racing com efeito imediato.

A Tata Consultancy Services (TCS) (BSE: 532540, NSE: TCS), organização global líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, juntou-se à icônica equipe britânica de corridas Jaguar Racing como parceira de título antes do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA 2021 / 22. A equipe será conhecida como Jaguar TCS Racing.

Durante a parceria, a TCS e a Jaguar criarão uma plataforma dinâmica que impulsionará a pesquisa e a inovação, seguindo para conceitos avançados e tecnologias de veículos elétricos (EV). A TCS aproveitará sua liderança em transformação tecnológica e sua experiência trabalhando com os principais players da cadeia de valor EV, para ajudar a Jaguar TCS Racing a se tornar um catalisador para a eletrificação, impulsionando as baixas emissões de carbono e a mobilidade sustentável. A parceria verá o uso criativo de dados e insights da pista de corridas para moldar o crescimento, desenvolvimento e transformação mais amplos de todo o ecossistema de veículos elétricos.

Rajesh Gopinathan, CEO & MD, TCS:

"Temos o prazer de expandir nossa parceria com a Jaguar Land Rover e unir forças como Jaguar TCS Racing para aproveitar o conhecimento coletivo e inovar visando um futuro sustentável para todos. À medida que o mundo corre para a eletrificação, essa colaboração abrirá caminho para a adoção de tecnologias avançadas, utilização de energia mais limpa e a evolução de novos modelos de negócios. Nossos esforços irão além dos negócios para causar um impacto duradouro nas pessoas, nas comunidades e no planeta".

Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover, presidente da JLR Motorsport:

"Gostaria de estender minhas boas-vindas à Tata Consultancy Services. Essa parceria é um exemplo perfeito das sinergias existentes dentro do grupo Tata.  O automobilismo é o maior desafio e para ter sucesso nesta arena altamente competitiva você deve se destacar em todas as áreas. Tecnologia, inovação, agilidade, unidade e trabalho em equipe são aprendizados importantes que podemos implementar em toda a empresa e em grupo mais amplo. Reconheço esses benefícios e quero garantir que nossa futura estrutura de atividades automobilísticas esteja configurada para o máximo sucesso".

James Barclay, Diretor da Equipe, Jaguar TCS Racing:

"O dia do lançamento é sempre emocionante, pois estamos ansiosos pelas possibilidades da próxima temporada após meses de trabalho árduo nos bastidores. Receber um novo parceiro de título - TCS - é uma verdadeira honra e estamos ansiosos por uma parceria altamente inovadora e bem-sucedida em conjunto. É um anúncio que estávamos ansiosos para revelar e este é um momento emocionante para ver uma líder global como a TCS se juntar a outras marcas blue-chip na Fórmula E FIA. Depois de nossa temporada mais bem sucedida até agora, temos trabalhado duro para melhorar ainda mais nosso desempenho com o objetivo de correr por mais pontos, vitórias e, finalmente, o campeonato mundial".

Rajashree R, CMO, TCS:

"Essa parceria entre a Jaguar Land Rover e a TCS é a união de duas marcas orientadas por propósitos para criar um futuro sustentável, aproveitando a inovação e o conhecimento coletivo. Está enraizada em uma crença compartilhada de que a inovação tecnológica pode arquitetar um mundo melhor. Juntos, inovaremos e construiremos novas tecnologias que acelerarão a adoção de transporte conectado, autônomo, elétrico, impulsionando a sustentabilidade e criando melhores futuros para as pessoas em todos os lugares. Estamos entusiasmados com as possibilidades que essa parceria anunciará ao nosso ecossistema conjunto".

A incursão da TCS nas corridas de Fórmula E adiciona ao seu portfólio global de patrocínios esportivos que incluem grandes corridas de rua, como a Maratona da Cidade de Nova York, a Maratona de Londres TCS, a Maratona de Amsterdã da TCS, entre outras. A empresa tem um histórico estelar em alavancar dados e tecnologia digital para personalizar e enriquecer a experiência das corridas.

Faltando apenas 87 dias para o início da nova temporada, a Jaguar TCS Racing está focada em refinar o carro de corrida mais bem sucedido da história da equipe na Fórmula E, incluindo revisões em várias áreas de software para melhorar o gerenciamento de energia, tornando o carro de corrida mais rápido e mais eficiente. A equipe também investiu tempo na compreensão e simulação do novo sistema de qualificação e treino de pitstops na garagem, que se tornará uma característica significativa dos primeiros 10 minutos do novo formato.

Jaguar Land Rover e TCS são parceiros de longa data, colaborando em várias frentes desde 2012. A parceria se fortaleceu e evoluiu ao longo do tempo com iniciativas conjuntas e esforços realizados em áreas como engenharia de produtos conectados e transformação digital. As duas empresas estão em uma jornada compartilhada para reimaginar o luxo moderno construído no pilar da sustentabilidade e da experiência única do cliente - estabelecendo benchmarks em termos de impacto ambiental, social e comunitário.

Sobre Jaguar TCS Racing

Jaguar voltou a competir em outubro de 2016, tornando-se o primeiro fabricante premium a participar da série de corridas de rua ABB FIA Formula E Championship. Na sétima temporada, a Jaguar TCS Racing terminou em segundo lugar na classificação das equipes do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA - o mais bem sucedido até agora na história da Fórmula E da Jaguar TCS Racing.

A Fórmula E é um teste no mundo real para a Jaguar em sua jornada para se tornar uma marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025. A Jaguar TCS Racing oferecerá novas tecnologias sustentáveis e estabelecerá novos benchmarks em qualidade em apoio à estratégia Reimagine da Jaguar Land Rover.

O objetivo da Jaguar TCS Racing é 'Reimagine Racing' e, juntos, a equipe testará, desenvolverá, aprenderá e colaborará, compartilhando insights sobre a Jaguar Land Rover, que beneficiarão o desenvolvimento futuro de carros de rua. Especificamente, aprendizados e transferência de tecnologia da Fórmula E ajudarão a "reimaginar" a marca Jaguar coincidindo com o compromisso da empresa com a era Gen 3 da Fórmula E.

Como uma equipe oficial de fabricantes na Fórmula E, a Jaguar TCS Racing projeta seu próprio powertrain, que inclui o motor, transmissão, inversor e suspensão traseira.

Para controlar os custos, o chassi e a bateria de fibra de carbono são componentes comuns e os mesmos para todas as onze equipes. Isso permite que o foco esteja no desenvolvimento de powertrains de veículos elétricos eficientes e leves, o que melhorará o desempenho e a gama de futuros veículos elétricos da Jaguar Land Rover.

A temporada 2021/22 da Fórmula E é a segunda temporada do Campeonato Mundial, conforme concedido pela FIA - órgão regulador do esporte. Será o quarto e último ano para as equipes correrem com os carros de corrida futuristas da Gen 2.

As equipes têm dois carros de corrida, um por piloto, que serão usados para a distância completa da corrida de 45 minutos mais 1 volta.

Além de seu conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é única no mundo do automobilismo por sua escolha de locais. O campeonato acontece em circuitos temporários de rua no centro das principais cidades do mundo, incluindo Diriyah, Cidade do México, Roma, Mônaco, Nova York, Londres e terminando em um fim de semana de corrida dupla em Seul.

Neozelandês, Mitch Evans terminou a sétima temporada em quarto lugar no campeonato de pilotos e a Jaguar TCS Racing terminou em segundo na classificação das equipes - a mais bem sucedida até agora na história da Fórmula E da Jaguar TCS Racing - com oito pódios, duas vitórias, uma pole position e 177 pontos conquistados. Após sua primeira temporada com a equipe, o britânico Sam Bird terminou em sexto lugar no campeonato com duas vitórias, três pódios e uma pole position.

Corrida para Inovar

A Fórmula E continua sendo uma prioridade fundamental para a Jaguar Land Rover e para a estratégia Reimagine da empresa. Como o único campeonato mundial totalmente elétrico, a Fórmula E nos permite testar e desenvolver novas tecnologias de veículos elétricos em um ambiente de alto desempenho. Continua sendo o test-bed para nossa missão Race to Innovate que verá aprendizados de Corrida para Estrada e Estrada para Corrida que ajudarão a moldar nosso futuro elétrico - um futuro pelo qual a Jaguar é apaixonada e dedicada em benefício de nossa sociedade, a mudança da paisagem da mobilidade, sustentabilidade e nossos clientes.

Sobre a Tata Consultancy Services (TCS)

A Tata Consultancy Services é uma organização de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios que tem feito parceria com muitas das maiores empresas do mundo em suas jornadas de transformação por mais de 50 anos. A TCS oferece um portfólio integrado liderado por consultoria, impulsionado pela cognição, de serviços e soluções de negócios, tecnologia e engenharia. Isto é fornecido por meio de seu modelo de entrega Localização Independente Ágil™, reconhecido como uma referência de excelência em desenvolvimento de software.

Como parte do grupo Tata, o maior grupo multinacional de negócios da Índia, a TCS tem mais de 488 mil dos consultores mais bem treinados do mundo em 46 países. A empresa gerou receitas consolidadas de US$ 22,2 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2021 e está listada na BSE (antiga Bolsa de Valores de Bombaim) e na NSE (Bolsa de Valores Nacional) na Índia. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas e o trabalho premiado com comunidades em todo o mundo garantiram a companhia um lugar nos principais índices de sustentabilidade, como o MSCI Global Sustainability Index e o FTSE4Good Emerging Index.

Notícias

Página inicial