Motor On Line
Notícias-

Aguiar e Salles abrem etapa da Porsche XP Private Cup com vitórias em Goiânia
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Luca Bassani
Werner Neugebauer é o novo líder da Carrera Cup, enquanto na GT3 Cup a margem de Nelson Monteiro diminui para 2 pontos.

A temperatura subiu dentro e fora da pista de Goiânia na abertura da penúltima etapa de sprint da Porsche XP Private Cup neste sábado. Com duas provas muito movimentadas, os campeonatos da Carrera Cup e da GT3 Cup ficaram mais embolados.

A prova dos carros de motor 4.0 foi vencida por Pedro Aguiar. O hexacampeão Miguel Paludo abandonou e, como consequência, foi ultrapassado por Werner Neugebauer na liderança da tabela de pontos.

Na classe Sport também houve troca de líderes, com Renan Pizii assumindo o topo, catapultado pela vitória na divisão e pela ausência de Fran Lara na etapa. Cristiano Piquet também se beneficiou do forfeit do #3 e agora é o segundo colocado.

Já na Trophy o estreante Eduardo Menossi segue em primeiro, com oito pontos de margem. O novo vice-líder é Chico Horta, vencedor pela divisão neste sábado.

A corrida da GT3 Cup foi a mais movimentada do ano, com diversas trocas de liderança e batalhas em todos os pelotões. No fim do dia, o primeiro a ver a quadriculada foi o pole, Lucas Salles. Ele é o único competidor com mais de uma vitória no ano (agora chegou a três) e, como consequência, está em segundo na tabela de pontos agora a apenas dois tentos do líder Nelson Monteiro.

Pela divisão Sport Ricardo Fontanari ratificou a grande fase. O #17 chegou a disputar a liderança no geral, batalhou a prova toda dentro do top5 e fechou a corrida em quinto no geral por milésimos. Ganhou pela primeira vez na Sport, liderando o campeonato na divisão.

A batalha pela vitória da Trophy se estendeu até a volta final, com duelo entre SangHo Kim e Bruno Campos. Este prevaleceu no final e agora é segundo colocado, atrás de Edu Guedes na tabela de pontos.

No domingo acontecem mais duas tomadas de tempo e as duas corridas finais. Os qualis têm início às 9h30 começando pela Carrera Cup. A primeira largada da tarde, também com os carros de motor 4.0, está marcada para 12h37.

Na TV, as corridas são exibidas ao vivo pela Band e em VT pelos canais Sportv. Os classificatórios e as provas são transmitidos também pelos canais oficiais da Porsche XP Private no Facebook, Youtube e TikTok e pelos portais F1 Mania e Motorsport.com.

As corridas

Carrera Cup

A administração de espaço na largada não foi fácil. Rouman Ziemkiewicz tentou sair da traseira de Francisco Horta e foi para um espaço onde Georgios Frangulis já mergulhava por fora. O #88 foi para o gramado e o #80 atravessou a pista para dentro, coletando Eduardo Azevedo. Sobrou também para Paulo Borges e Franco Giaffone.

Já no topo do pelotão a movimentação também foi intensa. Pedro Boesel fez formidável salto, partindo de sexto para segundo. Pedro Aguiar assumiu a liderança depois de largar de terceiro e Enzo Elias avançou de quarto para terceiro.

O prejuízo ficou para os integrantes da primeira fila: o pole Marçal Müller caiu para o quarto lugar e o segundo no grid, Alceu Feldmann, despencou para nono.

A bandeira amarela imediatamente foi acionada para resgate dos carros batidos na largada.

A corrida relargou faltando 13 minutos para abertura da volta final. E o destaque na primeira volta de bandeira verde foi Feldmann, ultrapassando Chico Horta e Renan Pizii.

Na volta 8 Paludo e Werner Neugebauer trocaram tinta duas vezes. Alceu chegou para a briga pelo quinto lugar e acabou passando os dois. O Porsche #7 perdeu rendimento logo depois, sendo superado pelos concorrentes que vinham atrás. E logo Paludo foi forçado a recolher para box com o radiador danificado.

Na frente, Pedro Aguiar conseguia 1.4s de margem sobre Boesel, uma respeitável vantagem numa prova tão disputada. Enzo era todo pressão para cima do carro #11 e, com isso, Marçal e Feldmann logo alcançaram a disputa.

Em sétimo, Pizzi sustentava a liderança na Sport desde a largada. Assim como Marcondes na Trophy, ocupando o oitavo posto a cinco minutos da abertura da volta final.

Na volta 12 Feldmann mergulhou com autoridade por dentro do carro de Elias no fim da reta, para conquistar o terceiro lugar depois de os carros resvalarem.

Feldmann então passou Boesel na volta seguinte. Elias se aproveitou para grudar no carro #1 e não permitir ao #11 retomar a linha interna, o que o fez perder duas posições na manobra.

Chico Horta surpreendeu Nelson Marcondes na volta 15, para assumir o nono lugar no geral e liderança na Trophy a um minuto da volta final. Em sétimo, Pizii liderava na Sport, mas parecia mais interessando em passar Werner por mais uma posição no geral que defender a vitória em sua classe.

Na volta 16 Boesel se aproveitou de espalhada de Elias na entrada da reta e retomou o quarto lugar. Por pouco o #73 não foi superado também por Müller.

Aguiar venceu com tranquilidade, Feldmann passou em segundo, Boesel em terceiro e Elias em quarto. Müller completou o pódio. Em sétimo, Pizii levantou a vitória na Sport. Em nono, Horta na Trophy

GT3 Cup

Marcio Mauro saltou bonito por fora para emparelhar com o pole Lucas Salles e assumir a liderança. Cristian Mohr vinha em terceiro, Ricardo Fontanari em quarto e Raijan Mascarello em quinto.

A largada vitimou Daniel Correa, após toque lateral com Guilherme Bottura. Vina Neves também escapou da pista para evitar acidente na largada. E, na curva 3, Gaidzinski foi forçado a se retirar após contato com Paulo Sousa.

Após intervenção do carro de segurança, a corrida relargou na volta 3, com destaque para ultrapassagem de Nelson Monteiro sobre Leo Sanchez pelo sexto lugar.

Lucas Salles contornou a curva da Vitória lado a lado com Marcio Mauro e os dois percorreram a reta toda separados por milímetros. Fontanari leu bem o movimento e grudou seu carro no de Mauro. No fim da reta Salles ficou por fora e acabou perdendo o segundo lugar para o líder na classe Sport.

A disputa favoreceu a chegada de Raijan Mascarello, Cristian Mohr e Nelson Monteiro.

Pela classe Trophy, a liderança era de Edson dos Reis, com 12º lugar no geral. Mas o #12 acabou rodando e, para evitar o concorrente atravessado na pista, Edu Guedes também perdeu o controle do Porsche #9. Melhor para SangHo Kim, que passou limpo e assumiu a liderança na categoria com o 13º lugar no geral.

No fim da volta 8, Salles retomou a posição de Fontanari, após o #17 sair de traseira.

Duas passagens mais tarde, Mohr ganhou posição para cima de Mascarello e mergulhou por dentro de Fontanari na curva 1, avançando de quinto para terceiro em questão de duas curvas.

Na volta 11 Marcio Mauro foi ultrapassado por Lucas Salles e Cristian Mohr. Mas o retorno do #7 à dianteira durou pouco. Mohr emparelhou por dentro na reta e foi para a dianteira.

Ocorre que o #3 escapou na curva 2, perdendo a liderança para Salles novamente e superado também por Fontanari. Mas ao menos a posição sobre o #17, Mohr conseguiu recuperar.

Em meio ao tiroteio no pelotão da frente, Ayman Darwich ficou atolado na caixa de brita no fim da reta depois de duelo com Nelson Monteiro.

O carro de segurança novamente foi acionado, com Salles na liderança, seguido, nesta ordem, por Mohr, Mauro, Fontanari (liderando na Sport) e Mascarello. Em 11º, Kim era o líder na Trophy.

A corrida então relargou para duas voltas. Na frente os carros sustentaram as mesmas posições e o pega final era pela vitória na classe Trophy, com Kim se defendendo do assédio de Bruno Campos.

Salles venceu a terceira no ano, com Mauro e Mohr a seguir. Na reta final, Mascarello ainda achou uma linha para superar Fontanari por 0.011 na bandeirada -além do quinto e último lugar no pódio, o #17 levantou sua primeira vitória na classe Sport. E Bruno Campos ainda superou Kim para prevalecer na Trophy.

O que eles disseram:

“Estou conseguindo ótimas vitórias em Goiânia, agora foco para deixar os outros autódromos como aqui também. Tive que focar muito na temperatura dos pneus para não ficar sem no final. Consegui manter um bom ritmo e conservar a máquina até o final.”

Pedro Aguiar

“A reta final da temporada é importante dar sempre o máximo de nós. O ritmo dos pilotos está muito forte e o calor castigou muito. Foi muito desgastante, mas deu certo e consegui vencer.”

Lucas Salles

“Mais uma vitória na temporada, mais do que nunca torci muito para acabar a corrida, pois com umas seis voltas para o final, o alarme de óleo começou a apitar e tive que abrir mão da briga com o Werner para chegar com o carro inteiro até o fim.”

Renan Pizii

“Muito feliz com a vitória, principalmente por vir de um acidente forte do qual ainda estou me recuperando. Fica minha homenagem e conscientização sobre o outubro rosa para todas as mulheres. Foi uma vitória pela vida.”

Francisco Horta

“Foi uma corrida difícil, larguei mal, o carro desalinhou depois de um toque, então dificultou muito. Fiz bons pontos, principalmente depois que soube que o Paludo abandonou a prova.”

Marçal Muller

“Foi uma corrida movimentada, me confundi na largada com a bandeira e cai para nono lugar, fui agressivo e consegui um bom resultado aqui.”

Alceu Feldmann

“Bons pontos para o campeonato e uma esperança de que boas coisas podem acontecer. Tive um leve erro na curva zero que custou algumas posições, mas vi que o carro está bom e eu tenho bom pace para brigar pela vitória amanhã.”

Enzo Elias

“Foi uma boa corrida, a pista é difícil de ultrapassar então a largada era importante. Consegui largar bem e subi de sexto para segundo colocado, quase primeiro. O carro estava muito difícil de guiar, mas consegui um bom resultado, principalmente por conta do ritmo que não estava o ideal, mesmo assim rendeu um terceiro lugar importante para afastar a maré de azar.”

Pedro Boesel

“Em relação ao quali que eu tive, o resultado foi muito bom, sou líder sem os descartes, mas é importante estar próximo e na briga. Uma classificação melhor na corrida de amanhã pode render uma vitória e a liderança de fato do campeonato.”

Werner Neugebauer

“Foi o dia que Deus reservou para mim. Agradeço muito ao Matheus que me ajudou muito e fez isso ser possível. Dia de curtir muito essa vitória.”

Ricardo Fontanari

“Muito calor e 50kg de lastro deixaram minha missão muito difícil. Tive muita dificuldade de desenvolver o ritmo. Foi uma boa corrida, muito limpa com mais de cinco carros disputando de forma limpa e honesta. Pontuei bem pelo meu objetivo que é o campeonato e me aproximei da liderança.”

Raijan Mascarello

“Foi uma corrida maluca e com a pista muito quente. O desgaste de equipamento e do físico foi cruel. Fiz uma corrida de cabeça para conseguir chegar até o final brigando pela vitória e consegui, o conservadorismo compensou e consegui vencer. Animo novo para a corrida de amanhã.”

Bruno Campos

“Foi uma corrida muito disputada, desde a tomada de tempo já mostrou que qualquer um poderia vencer. O calor acaba com os pneus e deixa tudo ainda mais difícil. Foi uma prova onde um erro podia custar caro, eu errei, o Lucas errou. Mas, ele está em um ótimo ritmo e conseguiu se recuperar.”

Marcio Mauro

Resultados

Porsche XP Private Cup – Goiânia – Corrida 1

Carrera Cup
1. #20 Pedro Aguiar 27:29.418
2. #1 Alceu Feldmann +3.124
3. #11 Pedro Boesel +4.676
4. #73 Enzo Elias +5.073
5. #544 Marçal Müller +5.471
6. #8 Werner Neugebauer +8.349
7. #16 Renan Pizii* +9.749
8. #19 Cristiano Piquet* +11.051
9. #77 Francisco Horta** +16.989
10. #199 Nelson Marcondes** +17.740
11. #85 Eduardo Menossi** +21.448
12. #84 Fernando Croce* +21.812
13. #12 João Barbosa** +30.644
DNF
#100 Urubatan Jr.** 16 voltas
#7 Miguel Paludo -9 voltas
#90 Eduardo Azevedo* -16 voltas
#10 Paulo Borges** -16 voltas
#9 Franco Giaffone** -16 voltas
#88 Georgios Frangulis** -16 voltas
#80 Rouman Ziekmiewicz* -16 voltas

*Classe Sport
**Classe Trophy

GT3 Cup
1. #7 Lucas Salles 27:02.451
2. #11 Marcio Mauro +0.361
3. #3 Cristian Mohr +1.467
4. #80 Raijan Mascarello +2.428
5. #17 Ricardo Fontanari* +2.439
6. #87 Nelson Monteiro +3.187
7. #79 Marcus Peres* +3.965
8. #69 Daniel Correa +4.385
9. #8 Lineu Pires* +6.713
10. #22 Caio Castro* +7.046
11. #32 Paulo Sousa* +7.307
12. #33 Bruno Campos** +8.856
13. #20 Vina Neves* +9.989
14. #71 SangHo Kim** +10.616
15. #9 Edu Guedes** +10.888
16. #45 Paulo Totaro* +11.459
17. #88 Gustavo Farah** +12.629
18. #44 Carol Aranha** +13.223
19. #12 Edson dos Reis** +14.754
20. #555 Ayman Darwich* -5 voltas
DNF
#15 Leonardo Sanchez* -8 voltas
#14 André Gaidzinski* -17 voltas
#29 Guilherme Bottura* -17 voltas

*Classe Sport
**Classe Trophy

Classificações:

Carrera Cup
1. #8 Werner Neugebauer 140 pontos
2. #7 Miguel Paludo 137
3. #544 Marçal Müller 136
4. #1 Alceu Feldmann 131
5. #73 Enzo Elias 112
6. #16 Renan Pizii 81
7. #20 Pedro Aguiar 78
8. #11 Pedro Boesel 70
9. #3 Fran Lara 68
10. #19 Cristiano Piquet 58
11. #21 Eloi Khouri 55
12. #29 Rodrigo Mello 43
13. #20 Matheus Iorio 32
14. #80 Rouman Ziekmiewicz 27
15. #85 Eduardo Menossi 26
16. #77 Francisco Horta 25
17. #90 Eduardo Azevedo 19
18. #100 Urubatan Jr. 17
19. #199 Nelson Marcondes 15
20. #9 Franco Giaffone 14
21. #5 Sylvio de Barros 10
#84 Fernando Croce 10
23. #12 João Barbosa 6
24. #88 Georgios Frangulis 5

Carrera Sport
1. #16 Renan Pizii 66 pontos
2. #19 Cristiano Piquet 63
3. #3 Fran Lara 59
4. #29 Rodrigo Mello 49
5. #80 Rouman Ziemkiewicz 31
6. #85 Eduardo Menossi 28
7. #77 Francisco Horta 26
8. #90 Eduardo Azevedo 20
9. #100 Urubatan Jr 19
#199 Nelson Marcondes 19
11. #9 Franco Giaffone 16
12. #5 Sylvio de Barros 13
13. #12 João Barbosa 8
14. #84 Fernando Croce 6
15. #88 Georgios Frangulis 5

Carrera Trophy
1. #85 Eduardo Menossi 65 pontos
2. #77 Francisco Horta 57
3. #199 Nelson Marcondes 53
4. #100 Urubatan Jr 49
5. #9 Franco Giaffone 39
6. #12 João Barbosa 34
7. #88 Georgios Frangulis 31
8. #5 Sylvio de Barros 28
9. #10 Paulo Borges 12
10. #15 Leonardo Sanchez 7

GT3 Cup
1. #87 Nelson Monteiro 127 pontos
2. #7 Lucas Salles 125
3. #80 Raijan Mascarello 122
4. #3 Crisitan Mohr 110
5. #69 Daniel Correa 87
6. #17 Ricardo Fontanari 86
7. #555 Ayman Darwich 82
8. #22 Caio Castro 77
9. #20 Vina Neves 63
10. #11 Marcio Mauro 56
11. #15 Leonardo Sanchez 54
12. #14 André Gaidzinski 44
13. #8 Lineu Pires 37
14. #32 Paulo Sousa 34
15. #85 Eduardo Menossi 28
16. #9 Edu Guedes 27
17. #33 Bruno Campos 24
19. #79 Lucas Peres 22
19. #12 Edson dos Reis 19
#29 Guilherme Bottura 19
21. #50 Ramon Alcaraz 14
22. #99 Nasser Aboultaif 13
23. #45 Paulo Totaro 12
24. #71 SangHo Kim 11
25. #79 Marcus Peres 10
26. #88 Gustavo Farah 9
27. #888 Khayam Ghazzaoui 4
#44 Carol Aranha 4

GT3 Sport
1. #17 Ricardo Fontanari 66 pontos
2. #22 Caio Castro 53
3. #555 Ayman Darwich 51
4. #20 Vina Neves 45
5. #15 Leonardo Sanchez 34
6. #14 André Gaidzinksi 29
7. #8 Lineu Pires 26
8. #32 Paulo Sousa 22
9. #33 Bruno Campos 16
10. #85 Eduardo Menossi 15
11. #12 Edson dos Reis 13
#9 Edu Guedes 13
13. #29 Guilherme Bottura 11
14. #79 Lucas Peres 10
15. #50 Ramon Alcaraz 7
16. #99 Nasser Aboultaif 6
#71 SangHo Kim 6
18. #45 Paulo Totaro 4
19. #88 Gustavo Farah 3
20. #888 Khayam Gazzaoui 1

GT3 Trophy
1. #34 Edu Guedes 58
2. #33 Bruno Campos 52
3. #99 Nasser Aboultaif 50
4. #88 Gustavo Farah 48
5. #12 Edson dos Reis 46
6. #71 Sang Ho Kim 40
7. #44 Carol Aranha 38
8. #45 Paulo Totaro 12
9. #888 Khayam Ghazzaoui 11

Porsche XP Private Cup – Goiânia

Domingo, 10 de outubro
09:30 – 09:45 – Quali – Carrera Cup
09:55 – 10:10 – Quali – GT3 Cup
12:20 – 13:05 – Formação de grid para corrida 2 (25 min +1 volta) – Carrera Cup
13:00 – 13:44 – Formação de grid para corrida 2 (25 min +1 volta) – GT3 Cup

Notícias

Página inicial