Motor On Line
Notícias-

Melhor nas freadas Giaffone é o pole da Copa Truck em Minas Gerais
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
O Autódromo Potenza em Lima Duarte (MG) é o palco da oitava e penúltima etapa da temporada 2021 da categoria.

Os caminhões da Copa Truck aceleram pela primeira vez no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG). A prova deste domingo (3) é válida pela oitava e penúltima etapa da temporada 2021. Neste sábado (2) foi realizada a tomada de tempos classificatória para formação do grid de largada, e a pole position ficou com Felipe Giaffone com o Iveco da Usual Racing.

Giaffone, que é o terceiro colocado no campeonato, foi o mais veloz na primeira fase do classificatório e no Top Qualifying, que redefine a ordem entre os oito mais velozes da fase inicial, repetiu o desempenho e melhorou o tempo de sua volta mais rápida completando os 3.200 metros da pista em 1min51s093. Ele ainda ressaltou o bom acerto de freios do seu truck, provando que para ser rápido na pista não basta só potência, mas também frenagens seguras e eficientes. Beto Monteiro, da Volkswagen, é o segundo no grid com tempo 0s422 pior que o da pole position.

O líder do campeonato André Marques larga em terceiro de Mercedes-Benz tendo outro Volkswagen, o de Paulo Salustiano, fechando a segunda fila. Wellington Cirino, Roberval Andrade, Jaidson Zini, Adalberto Jardim, Daniel Kelemen e Fábio Fogaça fecham os dez primeiros do grid.

A largada para as provas deste domingo acontece às 13h30 no horário de Brasília, e a transmissão ao vivo será realizada por Band, SporTV2 e pelos canais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"Realmente nosso caminhão está muito bom de freada e contornos. Sabemos que a pole certamente contará bastante para a primeira corrida, pois é uma pista sem muitos pontos de ultrapassagem, e espero vencer pela primeira vez na pista, pois ganhamos na primeira etapa do ano por conta de desclassificações. A pista é bem complicada, mas é muito legal. Estou contente com o trabalho que fizemos. O traçado exige muito dos freios, então eu queria agradecer a Fras-le pelo material que está fornecendo à Copa Truck, e aqui faz toda a diferença ter um freio bem acertado. Amanhã vamos para cima"
(Felipe Giaffone, Usual Racing, Iveco #4) – POLE POSITION

A pista do Autódromo Potenza na ótica da FRAS-LE

"Potenza é uma pista nova para todos e tanto as equipes, pilotos e o time da Fras-le terão o grande desafio de entender e se adaptar a esse novo traçado. O trecho mais 'travado' da pista não dá folga para o sistema e não permite um resfriamento dos freios, similar ao que vemos no miolo de Interlagos. Ao observar as retas existentes, pode-se ver que não são tão longas a ponto de permitir uma redução significativa da temperatura. Além disso, a reta oposta irá proporcionar um forte ponto de frenagem e picos de temperatura que certamente irão ultrapassar os 600°C. Essa pista trará uma severidade para o sistema maior que as três etapas anteriores, mas não tão agressiva quanto Interlagos. O contato e discussões com as equipes, antes, durante e após as etapas é o ponto chave para a Fras-le estar um passo à frente e garantir máxima performance das pastilhas de freio".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Grid de largada

1. Felipe Giaffone (Iveco)
2. Beto Monteiro (VW)
3. André Marques (MB)
4. Paulo Salustiano (VW)
5. Wellington Cirino (MB)
6. Roberval Andrade (VW)
7. Jaidson Zini (MB)
8. Adalberto Jardim (Pro)
9. Daniel Kelemen (MB/S)
10. Fabio Fogaça (Pro/S)
11. Debora Rodrigues (VW)
12. Raphael Abbate (IVE/S)
13. Danilo Alamini (VW/S)
14. Glauco Barros (MB/S)
15. Luiz Lopes (MB)
16. Djalma Pivetta (IVE/S)
17. Rodrigo Pimenta (Pro/S)
18. José Augusto Dias (VW/S)
19. Danilo Dirani (MB)
20. Giuliano Losacco (MB/S)
21. Felipe Tozzo (IVE/S)
22. Evandro Camargo (MB/S)
23. Ricardo Alvarez (SCA/P)

8ª Etapa – Copa Truck 2021
LIMA DUARTE (MG)
Autódromo Potenza
Extensão: 3.200 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 14 (7 à direita e 7 à esquerda)

Inauguração: 2020
Previsão climática: Sol entre nuvens com chuvas à noite. Mínima de 19ºC e máxima prevista de 35ºC.
Circuito recebe a Copa Truck pela primeira vez

Programação da etapa:

Domingo, 3 de outubro
08h40: Warm Up
13h28: Corrida 1
14h00: Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Tarumã: André Marques (Mercedes) e Regis Boessio (Volvo)
Curitiba: Beto Monteiro (Volkswagen) em ambas
Curitiba: André Marques (Mercedes) em ambas

Classificação do campeonato (Top-10 COPA TRUCK):

2. André Marques, 213 pontos
1. Wellington Cirino, 209
3. Felipe Giaffone, 196
4. Beto Monteiro, 155
5. Paulo Salustiano, 150
6. Luiz Lopes, 126
7. Adalberto Jardim, 123
8. Roberval Andrade, 109
9. Jaidson Zini, 107
10. Valmir Benavides, 105

Classificação do campeonato (Top-10 SUPER TRUCK)*:

1. Felipe Tozzo, 201 pontos
2. José Augusto Dias, 186
3. Giuliano Losacco, 182
4. Danilo Alamini, 173
5. Glauco Barros, 170
6. Evandro Camargo, 141
7. Djalma Piveta, 138
8. Fábio Fogaça, 134
9. Daniel Kelemen, 126
10. Ricardo Alvarez, 90

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial