Motor On Line
Notícias-

F-1: a maior tragédia da categoria é relatada em livro
Reportagem: Gulliver Editora
Há exatos 60 anos, o acidente no GP da Itália de 1961, no circuito de Monza, matou o piloto Wolfgang von Trips e 16 torcedores.

No dia 10 de setembro de 1961, o Autódromo de Monza estava lotado para o Grande Prêmio da Itália. A apaixonada torcida italiana vibrava com a iminente dupla conquista da Ferrari, no Mundial de Pilotos e no de Construtores. De fato, os títulos foram assegurados, mas totalmente ofuscados pela maior tragédia jamais vivida pela Fórmula 1, desde sua criação, em 13 de maio de 1950. Esse é o tema central do livro MONZA 61 – A MAIOR DA TRAGÉDIA DA FÓRMULA 1, do jornalista Américo Teixeira Junior, que a Gulliver Editora está lançando hoje (10), exatamente quando o violentíssimo acidente completa 60 anos.

Naquela tarde de domingo, Monza recebeu algo em torno de 150 mil pessoas e Wolfgang von Trips era justamente o favorito para conquistar o título por antecipação. Mas ainda na segunda volta, após um choque entre ele e o escocês Jim Clark, o Ferrari 156 do alemão voou sobre o público e matou 16 pessoas. Era torcedores que deixaram suas residências, naquele domingo de sol, levadas pela paixão ao automobilismo. Encontraram a morte de maneira violenta e cruel.

Neste quarto livro de sua autoria e primeiro pela Gulliver Editora, o jornalista não apenas relata o terrível acontecimento, mas também os acontecimentos que o antecederam, o perfil de cada uma das vítimas fatais e os caminhos da investigação por autoridades italianas.

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pelo então Instituto Metodista de Ensino Superior (hoje, Universidade Metodista), turma 1983/1986, Américo Teixeira Junior tem 59 anos de idade e 40 de carreira. Exerceu as funções de redator, repórter, colunista, editor-executivo e editor chefe em diversos veículos de comunicação, dentre os quais Folha de S. Paulo, Auto Esporte, Racing e Motorsport Brasil. Como assessor de imprensa, atuou na Confederação Brasileira de Automobilismo (Gestão Paulo Scaglione), nas categorias Stock Car, Fórmula Chevrolet e Brasileiro de Marcas e Pilotos, na equipe Alfredo Guaraná Menezes Competições e para pilotos como Rubens Barrichello, Helio Castroneves, Tony Kanaan, Oswaldo Negri Junior, Gualter Salles, Nilton Rossoni, entre outros. Atualmente, é editor dos site Diário Motorsport, assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Automobilismo (Gestão Giovanni Guerra) e Helio Castroneves, além de parceiro editorial do Grande Prêmio. É autor também de "Os Campeões e Eu", "M2B – O Primeiro McLaren de Fórmula 1" e "Frank Williams - A Primeira Geração dos FW na Fórmula 1".

Serviço:

Livro: Monza'61: a maior tragédia da Fórmula 1
Editora: Gulliver
Valor: R$ 39,90
Onde comprar: www.gullivereditora.com.br

Notícias

Página inicial