Motor On Line
Notícias-

Marques e Dirani vencem e novo e fazem repeteco na Copa Truck em Cascavel
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Caminhões da Mercedes-Benz dominaram o final de semana da 3ª e 4ª etapa da Copa Truck em corridas bastante movimentadas.

Um domingo gelado em Cascavel (PR) para a disputa da quarta etapa da Copa Truck, apesar do dia ensolarado e não mais que 11 graus de temperatura no momento das corridas, no meio da tarde no Autódromo Zilmar Beux. Com duas provas bem movimentadas, os vencedores do dia foram exatamente os mesmos de sábado: André Marques na primeira corrida e Danilo Dirani na segunda, em um final de semana dominado pelos caminhões Mercedes apesar da combatividade demonstrada por Volkswagen e Volvo.

Enquanto a pole no sábado havia ficado com o líder do campeonato, Wellington Cirino, na manhã de domingo a posição de honra do grid ficou com seu companheiro de equipe na AM Motorsport, André Marques, vice-líder na disputa pelo título.

A disputa entre os dois Mercedes-Benz não chegou a uma via de fato, já que os companheiros de equipe andaram juntos o tempo todo, mas Marques não chegou a proporcionar nenhuma oportunidade a Cirino. O atual campeão Beto Monteiro fechou o pódio com a terceira colocação, seguido de Roberval Andrade e Danilo Dirani, que protagonizaram disputa intensa pela quarta posição.

A inversão dos oito primeiros colocados para o grid da segunda corrida teve novamente Felipe Giaffone largando da primeira posição, mas o experiente piloto da Iveco não tinha o mesmo ritmo de seus adversários e foi logo superado por Leandro Totti e Danilo Dirani. Estes dois passaram a dominar as atenções da corrida com a briga pela liderança.

Totti se defendia brilhantemente, mas cometeu um erro na saída da curva 8, a última do traçado, e permitiu que Dirani tracionasse melhor na entrada da reta e superasse o Volvo #73 na primeira curva da pista, o Bacião. Roberval Andrade fechou em terceiro lugar, seguido de Paulo Salustiano e Felipe Giaffone. Marques, que largou em oitavo, terminou ainda em sexto, com Cirino em oitavo, o que diminuiu a diferença entre os líderes para apenas três pontos.

A próxima etapa da Copa Truck, a quinta da temporada 2021, acontece nos dia 15 de agosto no tradicional circuito de Tarumã, na cidade de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"Vencer é sempre ótimo, ainda mais duas vezes no fim de semana. Hoje fizemos a pole e repetir a vitória de ontem. Foi sofrido, mas deu tudo certo no final e conquistamos excelentes pontos na briga pelo título.".
(André Marques, AM Motorsport, Mercedes-Benz #77)
Vencedor da Corrida 1

Fala, piloto!

"Aqui em Cascavel foi realmente para começar o campeonato. E nas duas corridas, largando da quarta posição, a primeira foi mais complicada; na segunda fiz uma boa largada, fui para segundo e fiquei ali na briga com o (Leandro) Totti. Acho que faltando umas três voltas ele deu uma erradinha ali na curva 8, consegui tracionar melhor e passei na primeira curva. Foi minha única oportunidade de ultrapassar. Feliz e agradecido pelas duas vitórias do final de semana".
(Danilo Dirani, PP Motorsport, Mercedes-Benz #28)
Vencedor da Corrida 2

Copa Truck 4ª etapa - Resultado extra-oficial da Corrida 1 (Top-10):

1. 77 André Marques (Mercedes-Benz)
2. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
3. 88 Beto Monteiro (Volkswagen)
4. 15. Roberval Andrade (Volkswagen)
5. 28 Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
6. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen)
7. 73 Leandro Totti (Volvo)
8. 4 Felipe Giaffone (Iveco)
9. 57 Felipe Tozzo (Iveco)
10. 25 Jaidson Zini (Mercedes-Benz)

Resultado extra-oficial da Corrida 2 (Top-10):

1. 28 Danilo Dirani (Mercedes-Benz)
2. 73 Leandro Totti (Volvo)
3. 15 Roberval Andrade (Volkswagen)
4. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen)
5. 4 Felipe Giaffone (Iveco)
6. 77 André Marques (Mercedes-Benz)
7. 88 Beto Monteiro (Volkswagen)
8. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
9. 25 Jaidson Zini (Mercedes-Benz)
10. 57 Felipe Tozzo (Iveco)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial COPA TRUCK):

1. Wellington Cirino, 127 pontos
2. André Marques, 124
3. Felipe Giaffone, 103
4. Paulo Salustiano, 90
5. Roberval Andrade, 87
6. Beto Monteiro, 86
7. Valmir Benavides, 76
8. Jaidson Zini, 76
9. Luiz Lopes, 74
10. Danilo Dirani, 69

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial SUPER TRUCK)*:

1. Felipe Tozzo, 139 pontos
2. Glauco Barros, 106
3. Giuliano Losacco, 94
4. Evandro Camargo, 88
5. Danilo Alamini, 86
6. José Augusto dias, 78
7. Daniel Kelemen, 74
8. Djalma Piveta, 67
10. Ricardo Alvarez, 66
10. Fábio Fogaça, 44

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG) / ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial