Motor On Line
Notícias-

Stock Car: definição do grid tem dobradinha e surpresa em Cascavel
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Thiago Camilo repetiu o desempenho do ano passado na pista mais rápida do calendário e liderou a dobradinha da Ipiranga Racing com Cesar Ramos em segundo.

A Stock Car Pro Series definiu neste sábado (10) o grid de largada para a quinta etapa da temporada, que acontece neste domingo (11) em Cascavel (PR). Thiago Camilo foi o autor da pole position depois de superar seu companheiro de equipe Cesar Ramos por apenas 43 milésimos. Uma sessão de classificação extremamente competitiva, em que 28 pilotos estiveram dentro do mesmo segundo ao final do Q1, a primeira fase de eliminação, quando todos os pilotos vão à pista.

Com a primeira fila em amarelo e azul com os Toyota Corolla da Ipiranga Racing, na segunda fila é Júlio Campos quem larga em terceiro com o carro da Lubrax Podium tendo o tricampeão Daniel Serra, da Eurofarma-RC, ao se lado em quarto.

Na quinta posição do grid, a grata surpresa Felipe Lapenna. Pela primeira vez na temporada, o paulistano passou ao Q2 – com o terceiro melhor tempo – e depois ao Q3. Lapenna é piloto da Hot Car New Generation, equipe comandada por Babi Rodrigues – a única mulher a ocupar tal posto na Stock Car.

"Foi um começo de fim de semana difícil, mas depois nós viramos o setup de ponta cabeça e conseguimos encaixar a volta. Foi muito bom. Amanhã vamos dar o máximo para fazer boas corridas", disse o piloto do Chevrolet Cruze #110.

Destaque também para a estreia de Dudu Barrichello. O filho de Rubens Barrichello substitui Matías Rossi na Full Time depois que o argentino foi impedido de viajar ao Brasil por causa da pandemia. O piloto de apenas 19 anos larga da 21ª posição – Rubinho sai em nono -, e se classificou à frente de pilotos como Felipe Massa, Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet, entre outros.

"Foi um momento muito especial para mim, estava muito nervoso com a situação toda. Consegui um bom tempo, andando na frente de gente que está acostumada com o carro e com o traçado. Consegui melhorar em dois décimos o meu tempo e por menos de um décimo eu não avancei entre os 15 melhores do dia. A cada volta me sinto mais confortável no carro e isso é muito importante na adaptação, seguimos no progresso para a corrida."

A programação do domingo (11) prevê a disputa das duas provas a partir das 12h10, ambas com transmissão ao vivo por Band, SporTV, Motorsport.TV, YouTube oficial da Stock Car e no canal AutoVídeos no YouTube e Twich.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"É sempre muito importante estar em uma equipe onde o chefe e os engenheiros têm a experiência e a calma para analisar tudo. Nossos treinos livres foram muito aquém das expectativas, mas mantivemos a cabeça fria e a cautela para preparar o carro e dar o grande salto para a classificação. No Q2 consegui uma bela volta e ainda assim o Cesar tinha sido mais rápido. Então eu sabia que no Q3 teria de ser perfeito. Para mim é uma honra poder disputar isso com o Cesar e mostrar que aqui na equipe nós prezamos pelo conjunto. Essa primeira fila é o resultado do trabalho que temos desenvolvido em conjunto desde o ano passado".
(Thiago Camilo, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #21)
Pole Position da etapa de Cascavel (PR)

A pista de Cascavel na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"É uma pista de alta velocidade com curvas desafiadoras e rápidas, na qual o freio tem o papel de manter o controle dos carros nas curvas de alta. É um traçado que não exige altas solicitações dos freios e, consequentemente, não temos altas temperaturas nestes componentes. Destaque para trechos como a curva do Bacião, a primeira do circuito, onde os carros entram nela próximos dos 200 km/h".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

O grid de largada para a 5ª etapa da temporada:

1 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:03.741
2 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:03.784 a 0.043
3 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:03.843 a 0.102
4 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:03.868 a 0.127
5 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:04.015 a 0.274
6 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:04.029 a 0.288
Q2
7 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:03.963 a 0.187
8 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:04.026 a 0.250
9 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:04.095 a 0.319
10 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:04.101 a 0.325
11 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:04.161 a 0.385
12 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:04.229 a 0.453
13 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:04.373 a 0.597
14 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:04.412 a 0.636
15 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:04.618 a 0.842
Q1
16 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla), 1:04.268 a 0.486
17 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:04.271 a 0.489
18 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:04.289 a 0.507
19 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:04.297 a 0.515
20 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:04.316 a 0.534
21 Dudu Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:04.349 a 0.567
22 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:04.363 a 0.581
23 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:04.365 a 0.583
24 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:04.385 a 0.603
25 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:04.431 a 0.649
26 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:04.431 a 0.649
27 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla), 1:04.498 a 0.716
28 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:04.536 a 0.754
29 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:04.887 a 1.105
30 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:05.051 a 1.269
31 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:05.169 a 1.387
32 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:05.499 a 1.717

Programação do evento

Domingo, 11 de julho
11h00 – 11h10: Warmup
12h10: Corrida 1
12h50: Corrida 2

5ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021

CASCAVEL (PR)
Autódromo Internacional Zilmar Beux
Extensão: 3.058 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 8 (2 à direita e 6 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 5
Nível de exigência dos freios: 2

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 10ºC e máxima de 24ºC
Pole position em 2021: Thiago Camilo (1min03s741)
Vencedores em 2020: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Rubens Barrichello
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta

Classificação do campeonato (Top-10)

1. Daniel Serra, 131 pontos
2. Gabriel Casagrande, 116
3. Ricardo Zonta, 113
4. Cesar Ramos, 112
5. Diego Nunes, 106
6. Rubens Barrichello, 97
7. Denis Navarro, 96
8. Átila Abreu, 89
9. Guilherme Salas, 87
10. Bruno Baptista, 86

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial