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Stock Car: Átila troca volante e mesmo assim faz top10 para Shell em Cascavel
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Ricardo Zonta e Galid Osman enfrentam dificuldades na tomada de tempo e partem para prova de recuperação.

O quali da quinta etapa da Stock Car em Cascavel foi de fortes emoções para a Shell. Mal saiu do box para o Q1, o Chevrolet Cruze #51 retornou lento para o box da equipe Shell V-Power. Depois de trocar o volante em pleno treino, Átila Abreu conseguiu avançar ao Q2 e a seguir registrar o décimo tempo para o grid de largada em Cascavel.

A posição na quinta fila permite ao piloto sorocabano lutar por pódios nas duas baterias do domingo. Seu carro apresentou bom rendimento com pneus usados nos treinos livres e o competidor sorocabano tem respeitável histórico na pista do oeste paranaense, com quatro pódio sendo dois deles como vencedor.

Vice-campeão da Stock Car em 2014, Átila aparece em oitavo lugar no campeonato após quatro etapas do campeonato 2021.

Já Ricardo Zonta e Galid Osman tiveram problemas com aos ajustes seus carros e não conseguiram avançar para a segunda fase do treino classificatório.

Terceiro colocado na tabela de pontos, o vice-campeão de 2020 parte em 25º com o Toyota Corolla #10. Galid sai ao seu lado na 13ª fila.

O ex-F1 também tem pódios na pista de seu estado natal e nesta etapa corre com lastro de performance no carro da equipe Shell-RCM por sua posição no campeonato.

Com 3.069 m de extensão o circuito do Autódromo Zilmar Beux é um dos mais desafiadores do calendário da Stock Car. Cheia de personalidade, a pista tem o menor top speed e a maior velocidade média da temporada. Seu destaque é a curva 1, o mítico “Bacião”, uma longa tomada em descida à esquerda com velocidade mínima na casa de 165 km/h.

O trio da Shell está elegível para o Fan Push, enquete oficial da Stock Car que premia os seis competidores mais votados com um acionamento extra do botão de ultrapassagem no domingo.

A largada da primeira bateria está marcada para as 12h10 de domingo, com transmissão ao vivo de Band e Sportv.

O que eles disseram:

“Foi um quali complicado, apesar do bom resultado. Estamos bem durante o fim de semana. Tive um problema com o volante no quali, precisei trocar durante o treino pois não conseguia engatar as marchas. Esse contratempo me tirou um tempo de quali e depois da troca fui para a pista sem rádio nem informações do painel. Já tinha uma volta boa no Q1 e acabei fazendo uma a mais para garantir, terminando com o quarto tempo na primeira fase do quali. Consegui avançar ao Q2. Mesmo assim, sem conseguir ver as informações no painel, mas aí com o rádio funcionando, tentei fazer uma boa volta na segunda parte da tomada. O carro estava empurrando muito de frente quando passava o pneu novo e depois das mudanças que fizemos ficou um pouco traseiro. Agora é buscar o meio termo para fazer boas corridas no domingo. Estamos no lucro entre os 10 depois do problema com o volante. Parabenizo a equipe pelo trabalho, pois evoluímos desde o primeiro treino livre. Vamos bolar uma boa estratégia para as corridas de domingo.”

Átila Abreu

“No último treino antes do quali vimos o potencial do carro, mas tentamos mudar para ajustar a frente do carro. Porém, acabamos indo para o caminho inverso. Arriscamos muito com o acerto e isso nos prejudicou. Fomos para o inverso do que precisávamos e resultou na minha pior classificação nas últimas etapas. Sabemos o que fazer para melhorar e vamos trabalhar para coletar o maior número de pontos para o campeonato.”

Ricardo Zonta

“Esse tem sido nosso pior fim de semana de corrida no ano. Muita dificuldade de equilíbrio dianteiro no carro, estamos sofrendo desde a primeira saída para a pista. Vamos bolar uma boa estratégia priorizando a segunda corrida do domingo e ver o que conseguimos.”

Galid Osman

Stock Car – Cascavel – Programação:

Domingo, 11 de julho
11h00 – 11h10 – Warm up
12h10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12h48 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Stock Car – Campeonato (top10):

Daniel Serra 131 pontos
Gabriel Casagrande 116
Ricardo Zonta 113
Cesar Ramos 112
Diego Nunes 106
Rubens Barrichello 97
Denis Navarro 96
Átila Abreu 89
Guilherme Salas 87
Bruno Baptista 86
Galid Osman 45

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen - uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes - temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações - por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19'20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Projeto Time KGV

Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

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