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Stock Car: categoria visita a veloz Cascavel pela quinta etapa de 2021
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Stock Car sai da pista mais exigente com os freios no Velocitta para a menos exigente, em Cascavel (PR), neste final de semana.

A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, recebe neste domingo (11) a quinta etapa da temporada 2021 da Stock Car Pro Series. O palco das disputas é o Autódromo Zilmar Beux, com seu traçado de 3.058 metros muito apreciado por todos os pilotos do grid.

A razão para tal reside nas características da pista. Com curvas de alta velocidade e poucas reduções fortes, o traçado cascavelense é o que detém a maior média de velocidade do calendário da Stock Car. Para se ter uma ideia, na volta da pole position de Thiago Camilo em 2020, a média horária da volta foi de 171,3 km/h.

E por ser uma pista veloz, os freios não são muito exigidos – o que não quer dizer que não sejam importantes: com pouco uso, o aquecimento apropriado se faz primordial no circuito, especialmente em uma região de temperaturas mais baixas – na última semana, a cidade chegou a registrar 1ºC, mas a previsão do tempo aponta, para a ocasião da etapa, mínima de 10ºC e máxima de 24ºC com clima ensolarado.

Ao contrário da pista do Velocitta, que recebeu as etapas de número 3 e 4 há três semanas, e que é extremamente exigente com os discos Fremax e as pastilhas Fras-le, que suportam temperaturas de até 720ºC e 840ºC, respectivamente, em Cascavel não há nenhuma frenagem durante toda a volta em que a redução de velocidade supere os 100 km/h.

A maior redução é de 75 km/h e acontece na curva 6, com uma frenagem de apenas dois segundos e 110 metros. A curva 8, a última do circuito, tem redução de 70 km/h em 120 metros e 2,5 segundos, gerando uma desaceleração de até 1,3G – este, inclusive, é um dos principais pontos de ultrapassagem do traçado, junto da lendária curva do Bacião, a primeira do circuito, contornada em quarta marcha a cerca de 160 km/h.

A classificação do campeonato tem Daniel Serra na liderança com 131 pontos, seguido de perto por Gabriel Casagrande, o novo vice-líder da temporada, com 116. Ricardo Zonta aparece logo atrás em terceiro com 113, um ponto a mais que Cesar Ramos, o quarto colocado. Diego Nunes, Rubens Barrichello – que na última etapa saltou de 19º na tabela para sétimo -, Denis Navarro, Átila Abreu, Guilherme Salas e Bruno Baptista fecham os dez maiores pontuadores do ano até aqui.

A programação do fim de semana prevê as principais atividades de pista para o sábado (10) com os treinos livres e a classificação às 15h10, e no domingo (11) com a disputa das duas provas a partir das 12h10, ambas com transmissão ao vivo por Band, SporTV, Motorsport.TV, YouTube oficial da Stock Car e no canal AutoVídeos no YouTube e Twich.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"É a pista com a maior média de velocidade na temporada. O irônico é que é um traçado no qual não chegamos a usar a sexta marcha. Todas as curvas são contornadas em terceira e quarta marcha, e isso a torna rápida. Consequentemente o desgaste dos freios é muito baixo porque não há grandes reduções de velocidade nas frenagens. É importante o aquecimento correto de discos e pastilhas, especialmente para a tomada de tempo da classificação, porque sem a temperatura ideal para a volta rápida o piloto perde um pouco de eficiência, então o trabalho de aquecimento do conjunto é essencial em Cascavel, especialmente em acertar o carro para o bom uso dos pneus, inclusive".
(Átila Abreu, Shell V-Power, Chevrolet Cruze #51)

A pista de Cascavel na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"É uma pista de alta velocidade com curvas desafiadoras e rápidas, na qual o freio tem o papel de manter o controle dos carros nas curvas de alta. É um traçado que não exige altas solicitações dos freios e, consequentemente, não temos altas temperaturas nestes componentes. Destaque para trechos como a curva do Bacião, a primeira do circuito, onde os carros entram nela próximos dos 200 km/h".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Programação do evento

Sexta-feira, 9 de julho
15h55 – 16h05: Shakedown
16h10 – 16h40: Treino de Estreantes

Sábado, 10 de julho
09h00 – 09h30: 1º Treino Livre (Grupo 1)
09h40 – 10h10: 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h05 – 12h35: 2º Treino Livre (Grupo 1)
12h45 – 13h15: 2º Treino Livre (Grupo 2)
15h10 – 15h55: Classificação

Domingo, 11 de julho
11h00 – 11h10: Warmup
12h10: Corrida 1
12h50: Corrida 2

5ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021

Cascavel (PR)
Autódromo Internacional Zilmar Beux
Extensão: 3.058 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 8 (3 à direita e 5 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 5
Nível de exigência dos freios: 2

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 10ºC e máxima de 24ºC
Pole position em 2020: Thiago Camilo (1min04s124) e Bruno Baptista (1min04s267)
Vencedores em 2020: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Rubens Barrichello
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta

Classificação do campeonato (Top-10)

1. Daniel Serra, 131 pontos
2. Gabriel Casagrande, 116
3. Ricardo Zonta, 113
4. Cesar Ramos, 112
5. Diego Nunes, 106
6. Rubens Barrichello, 97
7. Denis Navarro, 96
8. Átila Abreu, 89
9. Guilherme Salas, 87
10. Bruno Baptista, 86

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

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