Motor On Line
Notícias-

Mercedes domina treinos de sexta-feira na Copa Truck em Interlagos
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Wellington Cirino foi o mais rápido das duas sessões que abrem a 2ª etapa da Copa Truck no autódromo paulistano.

Com um caminhão rápido e constante, Wellington Cirino foi o mais rápido desta sexta-feira (25) de treinos livres para a segunda etapa da Copa Truck, que acontece neste domingo (27) no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O paranaense da AM Motorsport, com o truck da Mercedees-Benz, fez 2min06s305 como a volta mais rápida do dia, registrada no segundo treino, no meio da tarde.

Pouco antes, na primeira prática, Cirino havia sido também o mais rápido ao registrar 2min06s344, apenas 39 milésimos de segundo acima do tempo registrado mais tarde.

Companheiro de equipe de Cirino, André Marques foi o segundo mais rápido no primeiro treino livre a 0s249 do paranaense, marcando a dobradinha da AM Motorsport / Mercedes-Benz e Danilo Dirani fechando a trinca da marca alemã; Paulo Salustiano e o atual campeão Beto Monteiro (Volkswagen), Felipe Giaffone (Iveco), Roberval Andrade e José Augusto Dias (VW), e Luiz Lopes e Valmir Benavides (Iveco), fecharam os dez mais rápidos da sessão inaugural.

No segundo treino, Cirino ficou 0s234 à frente do VW de Beto Monteiro, com André Marques em terceiro e Danilo Dirani em quarto. Salustiano, Giaffone, Roberval, Giuliano Losacco, Evandro Camargo e Rodrigo Pimenta completaram o top-10.

Neste sábado (26) acontece mais um treino livre às 8h15 antes da classificação, que acontece às 11h30 com transmissão ao vivo dos canais oficiais da Copa Truck no Facebook e YouTube.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"Na verdade o desempenho de hoje é resultado do trabalho da equipe que vem desde os treinos coletivos que fizemos aqui em Interlagos na semana passada. Então estamos com os caminhões bem equilibrados, virando tempos de volta consistentes. O foco amanhã é para a classificação e também em encontrar um bom acerto para a corrida. Estamos confiantes".
(Wellington Cirino, AM Motorsport, Mercedes-Benz #6)
Piloto mais rápido do dia

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE

"Interlagos exige bastante do sistema de freios. É uma pista onde as velocidades são bem altas e o traçado é um dos mais severos da temporada. Sem sombra de dúvidas, a freada fortíssima da primeira curva vai exigir bastante atenção dos pilotos e o controle da temperatura usando tanto a refrigeração a água como a ventilação a ar serão essenciais para preservar mais o sistema como um todo. Em alguns trechos, a sequência de curvas traz pouca ventilação para os freios, então é um desafio enorme tanto para os pilotos como para nós da Fras-le garantir a máxima performance e durabilidade nessas condições extremas".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Resultado do 1º Treino Livre:

1° WELLINGTON CIRINO (Mercedes-Benz), 2:06.344
2° ANDRÉ MARQUES (Mercedes-Benz), 2:06.593 a 0.249
3° DANILO DIRANI (Mercedes-Benz), 2:06.643 a 0.299
4° PAULO SALUSTIANO (Volkswagen), 2:06.945 a 0.601
5° BETO MONTEIRO (Volkswagen), 2:07.068 a 0.724
6° FELIPE GIAFFONE (Iveco), 2:07.489 a 1.145
7° ROBERVAL ANDRADE (Volkswagen), 2:08.237 a 1.893
8° JOSÉ AUGUSTO DIAS (Volkswagen), 2:09.626 a 3.282
9° LUIZ LOPES (Iveco), 2:11.349 a 5.005
10° VALMIR BENAVIDES (Iveco), 2:11.395 a 5.051
11° DANIEL KELEMEN (Mercedes-Benz), 2:11.878 a 5.534
12° DJALMA PIVETTA (Iveco), 2:12.337 a 5.993
13° DEBORA RODRIGUES (Volkswagen), 2:12.704 a 6.360
14° FABIO FOGAÇA (Protótipo), 2:12.710 a 6.366
15° GIULIANO LOSACCO (Mercedes-Benz), 2:12.834 a 6.490
16° GLAUCO BARROS (Mercedes-Benz), 2:13.021 a 6.677
17° EVANDRO CAMARGO (Mercedes-Benz), 2:13.325 a 6.981
18° FELIPE TOZZO (Iveco), 2:13.480 a 7.136
19° MAICON RONCEN (Volvo), 2:13.483 a 7.139
20° RODRIGO PIMENTA (Protótipo), 2:15.227 a 8.883
21° DANILO ALAMINI (MAN), 2:26.907 a 20.563
22° PEDRO PAULO FERNANDES (Mercedes-Benz), Sem Tempo
23° ADALBERTO JARDIM (Protótipo), Sem Tempo
24° JAIDSON ZINI (Mercedes-Benz), Sem Tempo
25° RICARDO ALVAREZ (Scania), Sem Tempo

Resultado do 2º Treino Livre:

1° WELLINGTON CIRINO (Mercedes-Benz), 2:06.305
2° BETO MONTEIRO (Volkswagen), 2:06.539 a 0.234
3° ANDRÉ MARQUES (Mercedes-Benz), 2:06.658 a 0.353
4° DANILO DIRANI (Mercedes-Benz), 2:06.940 a 0.635
5° PAULO SALUSTIANO (Volkswagen), 2:06.990 a 0.685
6° FELIPE GIAFFONE (Iveco), 2:07.042 a 0.737
7° ROBERVAL ANDRADE (Volkswagen), 2:07.113 a 0.808
8° GIULIANO LOSACCO (Mercedes-Benz), 2:07.779 a 1.474
9° EVANDRO CAMARGO (Mercedes-Benz), 2:08.869 a 2.564
10° RODRIGO PIMENTA (Protótipo), 2:09.547 a 3.242
11° DANILO ALAMINI (MAN), 2:09.757 a 3.452
12° DEBORA RODRIGUES (Volkswagen), 2:10.213 a 3.908
13° VALMIR BENAVIDES (Iveco), 2:10.228 a 3.923
14° FABIO FOGAÇA (Protótipo), 2:10.302 a 3.997
15° JAIDSON ZINI (Mercedes-Benz), 2:10.715 a 4.410
16° GLAUCO BARROS (Mercedes-Benz), 2:11.983 a 5.678
17° LUIZ LOPES (Iveco), 2:12.145 a 5.840
18° ADALBERTO JARDIM (Protótipo), 2:12.339 a 6.034
19° MAICON RONCEN (Volkswagen), 2:12.916 a 6.611
20° DANIEL KELEMEN (Mercedes-Benz), 2:12.957 a 6.652
21° DJALMA PIVETTA (Iveco), 2:13.016 a 6.711
22° PEDRO PAULO FERNANDES (Mercedes-Benz), Sem Tempo

2ª Etapa – Copa Truck 2021

São Paulo (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
Interlagos
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 17ºC e Máxima de 26ºC no domingo (27), podendo ocorrer episódios de chuva no decorrer do dia. Céu nublado durante a maior parte do dia.

Programação da etapa:

Sábado, 26 de junho
08h50 – Treino Livre 3
11h30 – Classificação*
Transmissão ao vivo da sessão classificatória pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube

Domingo, 27 de junho**
13h00 – Corrida 1
13h35 – Corrida 2
**Transmissão ao vivo das duas corridas nos canais Band e SporTV2, bem como no YouTube oficial da categoria.

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)

Classificação do campeonato, após a primeira etapa (Top-10):

1. André Marques, 36
2. Giuliano Losacco, 34
3. Wellington Cirino, 32
4. Felipe Tozzo, 26
5. Valmir Benavides, 23
6. José Augusto, 23
7. Felipe Giaffone, 22
8. Evandro Camargo, 20
9. Djalma Pivetta, 16
10. Jaidson Zini, 15

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG) / ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial