Motor On Line
Notícias-

Stock Car: sábado no Velocitta tem a nova geração fazendo frente aos veteranos
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Apesar da pole position de Zonta, os mais experientes da Stock Car fizeram escada no pódio: Zonta e Camilo foram segundo e terceiro na prova vencida por Casagrande.

A terceira etapa da Stock Car, disputada no começo da tarde deste sábado (19) no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), mostrou que a nova geração da Stock Car começa a se igualar e a superar os pilotos mais experientes da categoria. As vitórias nas corridas de hoje ficaram com Gabriel Casagrande e Lucas Foresti, pilotos que são também experientes na principal categoria do automobilismo brasileiro, mas são de uma geração mais jovem que a dos medalhões como Ricardo Zonta, Daniel Serra, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Rubens Barrichello, Allam Khodair, entre outros.

Zonta, inclusive, foi o autor da pole position para a etapa, mas não conseguiu segurar o ímpeto de Gabriel Casagrande, que largou da terceira posição e superou Serra e Zonta para vencer pela segunda vez na temporada – a primeira havia sido também na corrida 1, mas em Interlagos. Ricardo Zonta ficou com o segundo lugar e Thiago Camilo fechou o pódio em terceiro.

Rubens Barrichello também teve um bom sábado ao terminar a primeira prova na quarta posição, seguido por Cesar Ramos, Rafael Suzuki, Daniel Serra, Bruno Baptista, Diego Nunes e Guilherme Salas completando o top-10 que inverteu as posições no grid para a segunda largada.

Barrichello e Zonta apareciam bem na disputa pela vitória, mas não contavam com a excelente estratégia da KTF Sports para Lucas Foresti, que largou da 17ª posição na segunda corrida (e de 24º na primeira). Logo após os pit stops, o piloto brasiliense seguiu na liderança impondo um ritmo forte e sequer deu chance aos dois ex-pilotos de Fórmula 1.

Foi a segunda vitória de Foresti na Stock Car. A primeira havia sido em Curitiba há quase seis anos. Rubens Barrichello subiu ao pódio pela primeira vez na temporada e Ricardo Zonta, em terceiro, marcou seu segundo pódio no dia, tendo sido o maior pontuador da etapa ao somar 46 pontos e subir da 15ª posição no campeonato para o quarto posto na tabela.

Líder do campeonato, Daniel Serra foi sétimo na primeira e 11º na segunda, e permanece na ponta da tabela com 95 pontos, dez a mais que Bruno Baptista e Cesar Ramos.

A quarta etapa da Stock Car acontece neste domingo (20) no Velocitta com transmissão ao vivo dos canais Band, SporTV, YouTube oficial da Stock Car, Motorsport TV e AutoVídeos (YouTube e Twitch). A classificação que define o grid de largada ocorre às 9h10 e as largadas às 13h10 e 13h50.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Muito positivo. Poderia ser mais, mas precisamos aprender a enxergar as coisas boas que a vida traz. Foi um sábado muito bom. Larguei em terceiro, fiz duas ultrapassagens sem usar o push, o que foi muito legal, e no final meu carro estava acabando, e o do Zonta não, mas consegui segurar. Na segunda corrida foi uma pena ter levado um toque logo na largada, não deu para continuar, mas foram 30 pontos somados hoje e um saldo muito positivo".
(Gabriel Casagrande, Vogel-A.Mattheis, Chevrolet Cruze #83)
Vencedor da Corrida 1

Fala, piloto!

"Eu estava muito focado e o carro estava perfeito desde sexta-feira. Na classificação a gente teve um probleminha, e por isso largamos atrás. Conseguimos resolver e o carro estava muito bom, o que me permitiu fazer muitas ultrapassagens. Minha segunda vitória na Stock Car, e eu não poderia estar mais contente".
(Lucas Foresti, KTF Sports, Chevrolet Cruze #12)
Vencedor da Corrida 2

Resultado extra-oficial da Corrida 1

1 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze)- 20 voltas
2 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 0.442
3 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 2.218
4 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla) a 3.601
5 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 12.187
6 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 14.983
7 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 16.269
8 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 16.816
9 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 17.440
10 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 18.211
11 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 19.262
12 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla) a 26.897
13 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze) a 37.263
14 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 37.960
15 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze) a 49.618
16 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 1:12.337
17 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze) a 1:28.386
18 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 1:28.746
19 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze) a 1:33.745
20 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 1:38.802
21 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 1 Volta
22 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla) a 1 Volta
23 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze) a 2 Voltas
24 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze) a 3 Voltas
25 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze) a 3 Voltas
26 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze) a 4 Voltas
Não completaram:
27 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 10 Voltas
28 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla) a 11 Voltas
29 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 11 Voltas
30 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 14 Voltas
31 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 16 Voltas
32 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 18 Voltas
Volta mais rápida: 1min32s637 por Gabriel Casagrande

Resultado extra-oficial da Corrida 2:

1 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze) – 19 voltas
2 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla) a 5.007
3 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 6.613
4 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 7.397
5 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 7.964
6 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 13.714
7 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 16.700
8 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 18.383
9 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 19.055
10 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze) a 19.197
11 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze) a 19.782
12 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla) a 20.109
13 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 20.956
14 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze) a 21.744
15 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze) a 23.355
16 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 25.193
17 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze) a 27.413
18 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 30.893
19 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 43.229
20 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze) a 44.990
21 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 2 Voltas
22 Nelson Piquet Jr (MX Piquet Sports/Corolla) a 2 Voltas
Não completaram:
23 Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla) a 13 Voltas
24 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 16 Voltas
25 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 18 Voltas
26 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 18 Voltas
27 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze)
28 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla)
29 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze)
30 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze)
31 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze)
32 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze)
Volta mais rápida: 1min32s794 por Lucas Foresti

Classificação extra-oficial do campeonato (Top-10)

1. Daniel Serra, 95 pontos

2. Cesar Ramos, 85
3. Bruno Baptista, 85
4. Ricardo Zonta, 84
5. Gabriel Casagrande, 82
6. Denis Navarro, 74
7. Átila Abreu, 73
8. Guilherme Salas, 73
9. Thiago Camilo, 71
10. Diego Nunes, 65

3ª e 4ª Etapas – Stock Car Pro Series 2021

MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (4 à direita e 8 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Majoritariamente ensolarado, com algumas nuvens e baixa possibilidade de chuva. Temperaturas variando entre 10 e 24ºC.
Pole positions em 2020: Julio Campos, 1min31s887
Vencedores em 2020: Julio Campos e Diego Nunes

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti

Programação da Stock Car no Velocitta:

Domingo, 20 de junho (4ª etapa)
Warmup: 8h30 – 8h40
Classificatório: 9h10 – 9h55
Corrida 1: 13h10
Corrida 2: 13h50

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial