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Stock Car: FRAS-LE & FREMAX / R. Maurício sai na frente para decisão
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Interlagos está pronta para mais uma final para entrar na história: oito dos dez pilotos que disputarão o título largam entre os dez primeiros do grid.

A definição do grid de largada, no início da tarde deste sábado (12) no Autódromo Internacional José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, zona sul de São Paulo (SP), foi recheada de emoção. Os pilotos que estão na briga matemática pelo título já começaram, no momento da classificação, a disputa para ver quem sai na frente e aumenta as suas chances.

E quem conseguiu se sair melhor foi Ricardo Maurício, terceiro na tabela de pontuação e que tenta o tricampeonato da Stock Car após levar os títulos em 2008 e 2013. O piloto da Eurofarma-RC sai da pole position com o Chevrolet Cruze #90 ao marcar o tempo de 1min40s916, apenas 51 milésimos de segundo mais rápido que o segundo colocado Gaetano di Mauro, que não está na disputa pelo título.

Entre os postulantes, Cesar Ramos, que liderou o treino da sexta-feira, sai na terceira posição, com outros adversários em seu encalço: Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet, Daniel Serra e Guilherme Salas saem em quarto, quinto, sexto e sétimo; Allam Khodair e Rubens Barrichello fecham os dez primeiros, logo atrás de Galid Osman, o oitavo.

Diego Nunes sai da 12ª posição com o carro da Blau Motorsport. A ausência confirmada na etapa final da Stock Car é Gabriel Casagrande, quinto colocado na tabela do campeonato e que não terá a chance de disputar o título. O paranaense, piloto da equipe R.Mattheis, foi diagnosticado com Covid-19 e está fora da etapa final.

Thiago Camilo, líder do campeonato apenas um ponto à frente de Daniel Serra, teve uma classificação longe da ideal. O piloto da Ipiranga Racing sequer ficou entre os 15 mais rápidos que passaram ao Q2, e vai largar apenas da 17ª posição. "O carro vinha muito bem (Camilo foi o segundo mais rápido no treino livre da manhã), as condições da pista mudaram do treino para a classificação com outras categorias andando na pista e deixando borracha, mas o que determinou eu não ficar entre os 15 que passam para o Q2 foi não ter entrado uma marcha na subida da Junção, na minha volta rápida", disse.

No entanto, apesar da distância para o título ter ganhado alguns obstáculos, Camilo não desiste. "Vamos brigar até a bandeirada final", garantiu Thiago, que em 2012 largou em 21º nesse mesmo autódromo de Interlagos e venceu a Corrida do Milhão, que encerrava aquela temporada.

A Grande Final

A decisão acontece em corrida única, no domingo (13) às 12h30 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo canal oficial da Stock Car no YouTube. Será apenas uma corrida, de 40 minutos mais uma volta, e obrigatoriedade de um pit stop para a troca de, no mínimo, um pneu. O lastro de sucesso, que incomodou os líderes durante a temporada, não estará nos carros na etapa final. O reabastecimento durante a corrida está proibido.

A pista de Interlagos traz níveis médios a altos de abrasividade do asfalto, força lateral e exigência de frenagem. Os pontos de maior redução de velocidade estão no S do Senna, quando os pilotos reduzem de 251 para 77 km/h, de sexta para segunda marcha, aplicando 70 quilos de pressão no pedal do freio; na Curva do Lago, de 240 para 11 km/h (95 kg de pressão, de 6ª para 2ª marcha); no Laranjinha, reduzindo de 210 para 124 km/h (de 5ª para 3ª, 67 kg de pressão) e na Curva da Junção, com 80 kg de pressão sobre o pedal de freio, onde os pilotos reduzem da quarta para a segunda marcha, baixando a velocidade de 182 para 91 km/h.

Uma temporada em que a nova geração dos carros da Stock Car entrou na pista e representou grandes desafios para pilotos, equipes e freios: os carros, com maior peso e menor pressão aerodinâmica, fizeram os pilotos se readaptarem a um novo estilo de frenagem, o que também trouxe mais exigência ao conjunto formado pelas pastilhas Fras-le e os discos de freio Fremax, capazes de suportar temperaturas de 850 e 720 graus, respectivamente, e que se mostraram mais uma vez confiáveis, eficientes e seguros.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90
(Pole Position da Grande Final da Stock Car em Interlagos)
"Primeiro, agradecer toda a equipe pelo trabalho que vem fazendo a temporada toda. Nunca tive o carro mais rápido, mas, sempre foi confiável e constante durante as provas. Essa é primeira pole do ano e veio na hora certa porque viemos lastreado, carregando peso a temporada toda e isso faz grande diferença. No Q1 o carro não estava tão bom, mas, mexemos e no Q2 deu certo. Nos treinos, com pneu usado o nosso carro já era bem competitivo e então, espero que amanhã continue. Mas, confesso que tive medo ali no momento do Q1 de não entrar entre os 15, mas, agora é pensar na corrida e me preparar para amanhã".

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Com 4,309 metros de extensão e seu trajeto anti-horário, Interlagos possui alguns dos mais famosos e desafiantes traçados do automobilismo mundial, com 15 curvas e um desnível de 56 metros no ponto mais alto (curva do S do Senna) e o mais baixo na Curva do Lago ao final da Reta Oposta. Além de uma frenagem bastante forte no final da reta dos boxes entrando na curva do S do Senna.".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Grid de largada – Stock Car – Interlagos*

1º 90 Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – 1min40s916
2º 11 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – 1min40s967
3º 30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – 1min41s059
4º 10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – 1min41s108
5º 33 Nelsinho Piquet (Texaco Full Time/Toyota Corolla) – 1min41s129
6º 29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – 1min41s216
7º 85 Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – 1min41s240
8º 28 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – 1min41s267
9º 18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – 1min41s315
10º 111 Rubens Barrichello (Mobil Full Time/Toyota Corolla) – 1min41s363
11º 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – 1min41s544
12º 70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – 1min41s562
13º 80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – 1min41s601
14º 110 Felipe Lapenna (Vogel Motorsport/Chevrolet Cruze) – 1min41s662
15º 44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – 1min41s722
16º 117 Matías Rossi (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – 1min41s776
17º 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – 1min41s846
18º 8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – 1min41s853
19º 51 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – 1min41s858
20º 43 Pedro Cardoso (R.Mattheis/Chevrolet Cruze) – 1min41s923
21º 0 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) – 1min42s124
22º 12 Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze) – 1min42s393
23º 4 Julio Campos (Crown Racing/Chevrolet Cruze) – 1min42s530
24º 54 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) – 1min44s217

*Em negrito estão destacados aqueles que possuem chances matemáticas de título

12ª Etapa – Stock Car 2020

São Paulo (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
Interlagos
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 15 (6 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 27ºC e Máxima de 34ºC, podendo ocorrer pancadas de chuva no decorrer da tarde
Pole position em 2020*: Cesar Ramos, 1min38s800
Vencedores em 2020: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
*O Autódromo de Interlagos recebeu a segunda e terceira etapa da temporada 2020 da Stock Car

Números, números...
Pilotos com mais vitórias em Interlagos em todos os tempos

1. Ingo Hoffmann, 26
2. Chico Serra, 14
3. Paulo Gomes, 13
4. Fábio Sotto Mayor, 10
5. Adalberto Jardim e Cacá Bueno, 7
7. Thiago Camilo, 6
8. Alencar Junior, Marcos Gracia, Marcos Gomes e Ricardo Maurício, 4

Vitórias dos pilotos em atividade em 2020

1. Cacá Bueno, 7
2. Thiago Camilo, 6
3. Marcos Gomes, 4
4. Ricardo Maurício, 4
5. Ricardo Zonta, 3
6. Daniel Serra, 2
7. Atila Abreu, 1
8. Nelsinho Piquet, 1

Interlagos na Stock Car

Provas realizadas: 135
Corrida mais recente: 3ª etapa, 23/08/2020
Vencedor: Ricardo Zonta (Toyota Corolla)
Pole position: Cesar Ramos (Toyota Corolla)
Melhor volta: Marcos Gomes (Chevrolet Cruze)
Líderes: Zonta (16 voltas), Ramos (8) e Gomes (1)
Distância da prova: 25 voltas no circuito de 4.309m, ou 107,725km

Programação da 12ª etapa

Domingo, 13 de dezembro
11h10 - Stock Light - corrida 2
(transmissão ao vivo YouTube stock Car a partir de 10h55)
12h30 - Stock Car – Corrida Final
(transmissão ao vivo: Band, SporTV2 e YouTube Stock Car a partir de 12h15)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes
Curitiba: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande
Goiânia: Ricardo Maurício, Guilherme Salas e Allam Khodair

Classificação do campeonato, após 11 etapas (os 11 com chances):

1º - Thiago Camilo - 238 pontos
2º - Daniel Serra - 237
3º - Ricardo Maurício - 231
4º - Ricardo Zonta - 226
5º - Gabriel Casagrande - 224
6º - Rubens Barrichello - 224
7º - Cesar Ramos - 203
8º - Allam Khodair - 195
9º - Guilherme Salas - 190
10º - Diego Nunes – 185
11º - Nelsinho Piquet - 180

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

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